Nos acompanhe

Negócios

Paraíba já registrou mais de 1.650 acidentes de Trabalho e 14 mortes só este ano

Publicado

em

Somente este ano, 1.655 acidentes de trabalho já foram registrados na Paraíba, uma média de oito por dia.

Os dados (atualizados até 2 de agosto, às 16h) são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e revelam, ainda, que 14 trabalhadores perderam a vida, este ano, no Estado, vítimas de acidentes durante suas atividades laborais (média de duas mortes por mês), informa reportagem do MPT.

A ferramenta online (que pode ser acessada no endereçohttps://observatoriosst.mpt.mp.br) apresenta dados georreferenciados de todos os Estados do País de incidência e de número de notificações de acidentes de trabalho, gastos previdenciários acumulados e dias de trabalho perdidos. Mostra, ainda, as áreas onde mais ocorrem, os tipos de lesões mais comuns.

O Observatório traz também o “Acidentômetro”, que atualiza, praticamente em tempo real, o número de acidentes de trabalho ocorridos o Estado, com base em CAT’s (Comunicação de Acidente de Trabalho) informadas pelas empresas e pelos órgãos oficiais.

Números preocupam

Para o procurador-chefe do MPT-PB, Carlos Eduardo de Azevedo Lima, os dados revelam uma realidade extremamente preocupante, demonstrando a necessidade de se avançar, cada vez mais, para a implementação de uma verdadeira ‘cultura da prevenção’. Ele lembrou que, a última sexta-feira (27 de julho), foi o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, mas destacou que é preciso ter uma ação permanente voltada a essa cultura todos os dias.

“Não há como sucumbir ao discurso fácil de que se estaria tratando de fatalidades. Os acidentes de trabalho podem – e, acima de tudo, devem – ser evitados, enfaticamente”, destacou Carlos Eduardo Lima.

“O trabalho é reconhecido, até mesmo em máximas populares, como um ‘meio de se ganhar a vida’, não se podendo conceber que continue a ser, em um número assustadoramente grande de casos, num meio de adoecimentos, de acidentes causadores de graves sequelas e até mesmo de morte para os trabalhadores”, ressaltou.

Carlos Eduardo lembrou que o Ministério Público do Trabalho atua de forma permanente na defesa de um meio ambiente do trabalho seguro e saudável e na redução dos riscos relacionados ao exercício das atividades laborais. Pois o acidente de trabalho gera graves prejuízos ao trabalhador, à família dele e a toda sociedade.

 

“Perdi meu braço em um acidente”

“Perdi meu braço direito em um acidente de moto, em junho de 2016. Na época, estava esperando ser chamado para um emprego, só trabalhava fazendo bico, como autônomo. Voltei pra casa da minha mãe porque não tenho condições de me manter, sem salário e sem benefício do INSS. A mulher mora com a mãe, anda mancando e vive da reciclagem”. O relato é do pedreiro Josinaldo Virgínio Rocha, 44 anos, que mora em Campina Grande.

Ele contou que a mulher quebrou o fêmur no acidente e passou por três cirurgias. “Mesmo mancando, ela ainda consegue trabalhar na reciclagem. Mas não tem um dinheiro certo. Faço fisioterapia no Cerast e estou aguardando uma prótese. E graças a Deus estou vivo pra contar a história”, revelou Josinaldo.

A história do pedreiro e da mulher se repete todos os dias pelo Brasil afora. São milhares de acidentes, que deixam consequências para as vítimas e suas famílias. Seu Josinaldo é um dos trabalhadores atendidos pelo Cerast (Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador), construído pelo MPT-PB em parceria com a Prefeitura de Campina Grande.

Centro faz 3 mil atendimentos por mês

Segundo o diretor do Cerast, o fisioterapeuta Eduardo Antônio Costa, o Centro realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês em todas as áreas a aproximadamente 400 trabalhadores de Campina Grande e municípios da região. “São atendimentos não só de reabilitação na fisioterapia, mas também consultas com ortopedista, acompanhamentos com psicólogos, fonoaudiólogos”, informou, ressaltando que o serviço é gratuito e pioneiro no País.

Vítima de acidente não consegue mais trabalhar

Josefa de Freitas Soares, 47 anos, também entrou para as estatísticas de acidente de trabalho. Ela perdeu um dedo e quase perdia o outro enquanto manuseava uma máquina de triturar carne, na cozinha de um restaurante, em Campina Grande, um momento que ela jamais vai esquecer. “Na hora pedi a Deus pra aguentar a dor. Isso foi em 2014 e ainda hoje, dói demais! A fisioterapia melhora muito, mas tem faltado até o dinheiro da passagem”, lamentou.

A reportagem do MPT-PB entrevistou Josefa há dois anos, no Cerast, onde ela iniciava a sua fisioterapia. Essa semana, voltou a conversar com ela. “Continuo sem poder trabalhar, pois minha mão perdeu a sensibilidade”, revelou.

“Por falta de dinheiro para a passagem, estou sem poder ir para a fisioterapia. Recebo só 470,00 de auxílio pra tudo. Sustento uma neta que crio e um filho. Mas se Deus quiser, meu filho vai começar a trabalhar”, concluiu, Josefa, esperançosa.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo

Negócios

‘Sem Contraindicação’ desta quinta fala sobre doenças autoimunes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na edição desta quinta-feira (19/09), o “Sem Contraindicação” irá promover debates acerca das doenças autoimunes.

Com a apresentação de Linda Carvalho e a presença de especialistas convidados, o vídeocast irá abordar métodos de tratamentos que portadores de doenças autoimunes podem adotar para ter uma vida com mais conforto e qualidade.

VÍDEOCAST

O videocast “Sem Contraindicação” vai ao ar toda quinta-feira, ao meio-dia, no canal da Unimed João Pessoa no YouTube e no Spotify. Cada episódio, traz sempre dois convidados, que abordam temas relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

As informações completas sobre o programa estão no Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao. Na página, ficam disponíveis os links para acesso ao canal da Unimed JP no YouTube e no Spotify, além de espaço para as pessoas enviarem sugestões para o programa.

Continue Lendo