As inscrições para a ‘Maratona por mudanças’ do ‘IV HackFest: Por uma sociedade politicamente participativa’ foram estendidas para até o próximo domingo (5). O formulário eletrônico está disponível no site hackfest.com.br. Os maratonistas poderão participar em duas trilhas: de ‘tecnologia’ e de ‘leis e mobilizações’. O evento, que acontece de 16 a 19 de agosto, na Estação Cabo Branco, ainda terá palestras, oficinas e painéis para incentivar o controle social no combate à corrupção.
A organização do HackFest decidiu ampliar o prazo, que se encerraria nesta quinta-feira (2), porque apoiadores pediram mais tempo para divulgação para seus públicos. Estão sendo oferecidas 250 vagas para maratonistas com experiência em Tecnologia da Informação (TI) e outras áreas que possam contribuir para a concepção e desenvolvimentos dos aplicativos.
Os selecionados participarão da palestra de nivelamento e do ‘toró de ideias’ (brainstorm)’, a partir das 18h30 da quinta-feira (16). Os maratonistas da trilha de ‘tecnologia’ contarão com o apoio de coaches em TI, finanças, direito e gestão pública para criar aplicativos. Na trilha de ‘leis’, haverá tutores especialistas para apoiar no desenvolvimento de propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização.
Os produtos desenvolvidos pelas equipes serão apresentados no último dia do evento e 10 equipes serão definidas finalistas (três da produção de leis e sete de desenvolvimento de softwares), que serão premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
O evento
O IV HackFest é organizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (NGCSI/MPPB), pela Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, Prefeitura de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa e Laboratório Analytics da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
O evento já conta com o apoio de mais de 30 instituições parceiras: Ministério da Justiça, Transparency International, Contas Abertas, MPDFT, Banco do Brasil, Cade, Atricon, MPF, Aspol, Adepdel, ANTC, AMPB, Funifier, PF, PM, IAI, AMPB, CGE, TCE, UFPB, Castanhola, Ajufe, Anid, Data Robot, Five ACTS, RF, SindContas, Fab Work, Esat, Unipê, Conductor, Ibis e Hotel Manaíra.