Nos acompanhe

Negócios

Empresas de telefonia não podem cobrar multa por desistência de contrato

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) está convocando as empresas de telefonia para que cumpram a legislação que prevê a proibição da cobrança de multa rescisória por desistência ou cancelamento do plano ou da linha, uma das reclamações que mais se repetem no Procon-JP e que, juntas, são responsáveis por mais de 21% do total das queixas neste primeiro semestre de 2018.

O secretário Helton Renê explica que, quando se trata de se cumprir a legislação, não pode haver o uso de subterfúgios. “Primeiramente, lei tem que ser cumprida. Se existem normas que regulam a relação de consumo, elas devem ser observadas, o que não está ocorrendo com as empresas de telefonia, daí a necessidade de nos reunirmos com esse segmento para cobrarmos isso. Nosso objetivo é a elaboração de um plano de ação baseado nas denúncias mais frequentes que chegam ao nosso SAC, com as empresas fazendo as devidas adequações para melhor atenderem o consumidor”.

Além do que prevê o Código de Defesa do Consumidor (CDC), a Lei Estadual 10.273/2014, de autoria do deputado Vituriano de Abreu e que está em vigor, proíbe que as empresas concessionárias ou permissionárias sediadas no Estado da Paraíba que explorem serviços de telefonia fixa ou móvel, de TV por assinatura ou internet, de estabelecerem, unilateralmente, prazo mínimo de vigência do contrato firmado com o consumidor, bem como inserir cláusula contratual que estabeleça cobrança de valores a título de multas, na hipótese do encerramento do contrato.

Sem opção – O titular do Procon-JP esclarece que as empresas de telefonia costumam usar a necessidade que o consumidor tem do serviço para ‘empurrarem’ o contrato de adesão ao seu bel prazer. “Quando o cidadão assina um contrato com uma empresa de telefonia, este já vem pronto, sem que o consumidor tenha a chance de se posicionar. É o chamado pegar ou largar, então, pode ser considerado um acordo unilateral. Se a pessoa não aceitar aqueles termos, via de regra não terá acesso ao serviço que tanto necessita ou deseja”.

47 do CDC – Helton Renê cita o artigo 47 do Código de Defesa do Consumidor: “O CDC prevê, em seu artigo 47, que as cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor, o que se aplica nesses contratos entre o consumidor e as telefônicas, porque a pessoa não tem acesso à sua feitura. Esse artigo existe justamente para ser aplicado em casos como esse, em que, comprovadamente, fica evidente a vulnerabilidade do consumidor nessa relação”.

Reclamações – Para secretário do Procon-JP,  as empresas de telefonia descumprem normas básicas: “Além de infringirem a lei 10.273/2014, elas também são demandadas em nosso SAC por má prestação do serviço e cobranças indevidas nas faturas por serviços não contratados pelo consumidor. Todas as empresas que atuam em João Pessoa são alvo de ações administrativas aqui na Secretaria”, informa Helton Renê.

Atendimento do Procon-JP: 

Sede: Segunda à sexta-feira das 8h às 12h, na Avenida Dom Pedro I, nº 473 – Tambiá
Telefones: 0800 083 2015; 3214-3040; 3214-3042; 3214-3046
MP-Procon – Segunda à sexta-feira: 8h às 17h ,na sede situada no Parque da Lagoa, nº 300, Centro

Continue Lendo

Negócios

Como Salvar Um Casamento: Nany People traz peça teatral a João Pessoa em outubro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A atriz e comediante Nany People estará em João Pessoa para apresentar o espetáculo “Como Salvar um Casamento”. O evento acontecerá no dia 04 de outubro de 2024, no Teatro Paulo Pontes.

No espetáculo, Nany People apresenta um monólogo que proporciona uma volta à suas raízes teatrais, numa comédia que fez história em sua carreira. Nany interpreta uma palestrante e outros diversos personagens, mostrando para a plateia que o humor pode estar presente até mesmo nas divergências dos casais.

O texto apresenta “sete temas” que tratam de assuntos de relacionamentos e, ao final, o público percebe um texto divertido, amoroso e abrangente, que o faz pensar sobre a instigante arte de amar.

O espetáculo começa às 20h, da sexta-feira (04/10) e os ingressos podem ser adquiridos através do site Outgooficial com meia entrada para todos até o dia 30 de julho.

Continue Lendo

Negócios

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo

Negócios

Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.

Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.

O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.

SOBRE O TIRULLIPA

Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).

FICHA TÉCNICA:

ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14

SERVIÇO:

Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879

Continue Lendo