Nos acompanhe

Negócios

João Pessoa Cidade Criativa: políticas e ações que projetaram a Capital no mundo

Publicado

em

Criatividade significa capacidade de criar, produzir ou inventar algo novo. Esse conceito também se aplica no mundo corporativo, onde empresas e gestões públicas mais eficientes – antenadas com uma sociedade mais colaborativa e sustentável – desenvolvem suas ações. João Pessoa é uma delas. Há um mês, a Capital paraibana tomou posse na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), grupo seleto de 180 cidades do mundo, em 72 países, notabilizados pelo incentivo à economia criativa.

Outras cinco cidades brasileiras já faziam parte da rede, mas João Pessoa é a única que se destaca no artesanato e cultura popular – uma série de ações colocadas em prática pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com foco na valorização do talento humano, impulsionou esse reconhecimento. Entre elas, o projeto Sereias da Penha, criado em parceria com o IFPB e o Sebrae, atuando em três frentes: linha de crédito, capacitação e orientação profissional.

“É um exemplo de gestão compartilhada”, explica Maísa Cartaxo, primeira-dama de João Pessoa, coordenadora do Programa João Pessoa Artesã (JPA) e madrinha do projeto Sereias da Penha. “A entrada na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco representa um ponto de convergência para melhorar ainda mais o projeto”, completa Maísa, que acompanhou todas as etapas das Sereias da Penha, desde as primeiras capacitações com as artesãs até a participação em eventos e feiras de moda e artesanato do Brasil.

Acreditar no potencial de mulheres donas de casa da Praia da Penha, de transformar escamas de peixe em artesanato, criatividade em geração de renda – esse foi o grande mote do projeto Sereias da Penha. Joseane Izidro é uma das beneficiadas. “Eu já trabalhei com muita coisa – fui professora, doméstica, atendente, mas eu nunca imaginei que me tornaria artesã. É uma atividade muito mais prazerosa, que envolve a criatividade e que só me proporcionou coisas maravilhosas”, disse Joseane.

O projeto teve início em 2013 e desde então não para de crescer. As peças produzidas se transformaram em coleções importantes, com a assinatura do renomado estilista Ronaldo Fraga, que participou de duas capacitações com as artesãs em João Pessoa. “Ele se apaixonou pelo projeto, inclusive foi ele que nos batizou de sereias”, lembra Joseane Izidro. “Depois, a gente teve a oportunidade de participar de eventos importantes como o São Paulo Fashion Week e receber o reconhecimento pelo nosso trabalho”, completa.

Reconhecimento em forma de premiações, bem vultosas por sinal, como em 2015 – um dos 15 projetos selecionados entre 1.000 concorrentes inscritos no Red Bull Amaphiko, que é realizado no Brasil e na África, que premia propostas inovadoras e positivas voltadas para a transformação da sociedade e do mundo. Já em 2016, a artesã Rosineide de Oliveira recebeu o prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, pela peça – um colar feito com escamas de peixe, que ficou entre as 100 melhores produções artesanais brasileiras, numa lista onde figuravam 1.200 peças.

Mas a conquista mais importante é, sem dúvidas, a autonomia financeira. As Sereias da Penha possuem loja própria, que é mantida através do capital que gira em torno da venda das peças. São colares, brincos, anéis e peças para decoração, que são procuradas tanto por pessoas da Capital, como por turistas. As peças também são exportadas para várias partes do Brasil, ressalta com orgulho a artesã Patrícia Soares. “A gente já enviou peças para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo – tudo pelos Correios. Nosso trabalho é muito requisitado”, se orgulha.

O projeto Sereias da Penha é um modelo bem-sucedido de economia criativa – uma alternativa de desenvolvimento sustentável social. Mas o artesanato de João Pessoa, com sua riqueza e diversidade, precisava de mais incentivo, que acabou vindo em forma de espaço. Assim nascia o Celeiro Espaço Criativo, inaugurado em janeiro deste ano pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com a perspectiva de ser um local que, de forma pioneira servisse como vitrine permanente da produção de artesanato, cultura popular, artes visuais e design, além de ponto de comercialização.

A estrutura localizada no bairro do Altiplano vem cumprindo bem com esse papel, pois comporta trabalhos de artistas e artesãos não só de João Pessoa, mas de diversas cidades da Paraíba. Selma Sanches, que trabalha com escultura e pintura, pós-graduada em história da arte, foi uma das primeiras artistas a expor no Celeiro. “O Celeiro foi um prêmio para os artistas populares e para os artistas em geral, porque a gente não tinha um espaço para expor o ano inteiro, eram só feiras e a entrada nesses eventos não é tão fácil”, explica a artista.

“Pela primeira vez eu me senti privilegiada, porque as nossas obras ficam expostas o ano inteiro, coisa que a gente percebe que não existe em muitos lugares do Nordeste”, completa. No momento, Selma Sanches possui diversas obras no Celeiro Espaço Criativo, entre elas esculturas de elementos da cultura paraibana. “Já consegui comercializar muitas peças através do Celeiro, é um lugar que impulsiona o nosso trabalho”, garante.

As exposições projetam o trabalho dos artistas e difundem a arte e o artesanato paraibano para o Brasil e vários lugares do mundo. O Celeiro Espaço Criativo está na rota do turismo. O lugar já é um dos pontos mais procurados por turistas que vêm à Capital paraibana, como destaca a curadora do Celeiro, Lúcia França. “Diariamente, recebemos muitos turistas, que ficam encantados com a diversidade do nosso artesanato. Aqui eles encontram trabalhos em cerâmica, madeira, crochê, bordado, além das pinturas e outras categorias, porque estamos sempre renovando as coleções”, explica.

A expectativa é que o Celeiro Espaço Criativo siga acolhendo os trabalhos dos artistas e artesãos paraibanos, ajudando a escoar a rica produção artesanal local. Outra característica é o de sediar eventos culturais, como lançamentos de livros e sarais poéticos. “O título de Cidade Criativa deu um impulso muito bom, porque as pessoas passaram a reparar João Pessoa como um lugar de arte, de artesanato, cultura, ou seja, a criatividade está pulsante na cidade”, arrematou Selma Sanches.

Continue Lendo

Negócios

Corrida da Unimed JP terá percurso para crianças a partir de dois anos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

corrida de rua que a Unimed João Pessoa vai realizar no dia primeiro de dezembro terá um percurso especial para crianças a partir de dois anos de idade. A finalidade é incentivar a prática de atividades físicas desde cedo.

O “Family Run” terá um quilômetro de percurso e é exclusivo para crianças de 2 a 13 anos de idade, que deverão estar acompanhadas de um responsável. As inscrições estão sendo feitas pela internet no endereço www.unimedjp.com.br/corridasunimed.

Para acompanhar a criança, o responsável precisa estar inscrito em um dos outros percursos disponíveis. Além do “Family Run”, a corrida terá 5 e 10 quilômetros para o público em geral, com idades mínimas de 14 e 16 anos, respectivamente; e 5 quilômetros para cadeirantes. A largada e chegada serão no Largo da Gameleira, na divisa entre as praias de Tambaú e Manaíra.

PREÇO PROMOCIONAL

O primeiro lote é exclusivo para clientes, médicos cooperados e funcionários da Unimed João Pessoa e custa apenas R$ 89,90. Além da taxa, o participante precisa doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que devem ser entregues no momento da retirada do kit, nos dias 29 e 30 de novembro, no Espaço Vida.

Para aproveitar o valor promocional do lote exclusivo, é preciso informar o número da carteira do plano de saúde, além dos demais dados de identificação.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes que completarem a prova dos 5 e 10 quilômetros receberão medalhas. Os cinco primeiros colocados (masculino e feminino) de cada um desses percursos ganharão um troféu.

No hotsite da corrida, estão disponíveis todos os detalhes. Na página, também é possível ter acesso ao regulamento completo.

Continue Lendo

Negócios

Roots Talent oferece curso de ferramentas de análise comportamental

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A crescente busca por autoconhecimento e desenvolvimento profissional motivou a Roots Talents, empresa especializada em treinamentos e recrutamentos, a lançar um novo curso focado em análise comportamental. Com o nome “Ferramentas de Análise Comportamental”, o curso será ministrado por Márcia Peixoto, especialista em recursos humanos e psicóloga, no dia 28 de setembro, no Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na Paraíba.
O treinamento irá proporcionar uma imersão nos conceitos de DISC, sabotadores e dominância cerebral, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de aprimorar a compreensão dos perfis comportamentais e superar desafios. “O objetivo é capacitar líderes, gestores e  profissionais de RH para que possam aplicar essa ferramenta e obter resultados mais assertivos em suas análises de comportamento, seja em seleção ou no desenvolvimento da equipe”, explica a psicóloga.
Márcia Peixoto ressalta a aplicabilidade do método. “Essas ferramentas comportamentais não são exclusivas de psicólogos. Elas são extremamente assertivas e podem ser aplicadas por profissionais de diferentes áreas para analisar o comportamento no ambiente de trabalho”, detalha.
O curso será realizado no Instituto Euvaldo Lodi- IEL PB, na avenida Epitácio Pessoa-1010, os ingressos  podem ser adquiridos facilmente pelo Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/curso-de-ferramentas-de-analise-comportamental/2604813  , que também fornece todas as informações do evento de forma prática.  O credenciamento terá início às 08h, com programação até às 16h.
Sobre a Roots Talent – Especializada em gestão de pessoas, a Roots Talent tem o propósito de conectar pessoas às organizações por meio de serviços de consultoria, treinamentos organizacionais, diagnóstico de perfis e outros, de forma que se sintam pertencentes. Sob direção de Márcia Peixoto, psicóloga especialista em RH com aproximadamente 30 anos de atuação na área de Gestão de Pessoas, a Roots atende organizações de diversos segmentos no Brasil. Para saber mais sobre a empresa,  siga @rootstalent no Instagram. O e-mail [email protected] . Para saber mais sobre a empresa,  o Instagram é @rootstalent.

Continue Lendo

Negócios

Lavagem profissional é aliada no combate a ácaros: dermatologista alerta sobre riscos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presença de ácaros em roupas e tecidos pode trazer sérios riscos à saúde, especialmente para pessoas alérgicas e com sensibilidade na pele. De acordo com a dermatologista Marla Rocha, professora da pós graduação de Dermatologia na Afya Educação Médica, os ácaros são artrópodes que se alimentam de materiais com alto teor de proteínas, como a pele humana. Entre os mais conhecidos, o Sarcoptes scabiei se destaca por causar a escabiose, popularmente conhecida como sarna humana. “Esse ácaro se alimenta da camada mais externa da pele, onde abre túneis, se reproduz e deposita ovos”, explica a especialista.

Além de ser altamente transmissível, a escabiose pode se disseminar por meio de roupas não higienizadas corretamente e superfícies como travesseiros e camas compartilhadas. Marla destaca que a falta de bons hábitos de higiene, como não trocar roupas de cama com frequência, é um fator que contribui para o aumento das infestações.

Para prevenir a proliferação de ácaros, a dermatologista recomenda medidas simples, como manter ambientes limpos e trocar a roupa de cama semanalmente. “Pessoas alérgicas devem evitar o acúmulo de poeira em itens como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. A limpeza da casa com pano úmido também é essencial para remover os ácaros presentes na poeira”, orienta.

Além dos problemas dermatológicos, como coceira e irritações, a presença de ácaros pode agravar quadros respiratórios, como rinites. “Pacientes alérgicos apresentam sintomas como espirros frequentes, prurido no nariz e ouvidos, coriza e até lacrimejamento dos olhos”, alerta Marla.

Higiene correta e completa – Quando se trata de higienização de roupas e tecidos a lavagem caseira nem sempre é eficaz. Além do risco de desbotar as roupas ou perder acessórios, peças mal lavadas ou mal secas podem contribuir para a proliferação de ácaros na parte interna das fibras.

Nesse contexto, a Minha Lavanderia João Pessoa, franquia nacional com mais de uma década de know how na área, se destaca como uma solução segura e eficaz. Todas as peças são lavadas conforme as instruções das etiquetas, garantindo a preservação das características dos tecidos e a eliminação completa de ácaros e outros micro-organismos. Uma lavagem profissional não apenas remove sujeiras visíveis, mas também garante que os tecidos fiquem livres de ácaros, contribuindo para a saúde e o bem-estar das
pessoas.

Bama e banho – Quando se fala em roupas de banho e cama, os cuidados devem ser redobrados. As roupas de cama e banho desempenham um papel crucial na manutenção da higiene e saúde pessoal e podem ser pontos de proliferação de ácaros, bactérias e fungos, especialmente em ambientes úmidos ou mal ventilados. Para garantir a eliminação desses microrganismos, a Minha Lavanderia recomenda a lavagem semanal das roupas de cama, como lençóis e fronhas, enquanto as toalhas de banho devem ser lavadas a cada três usos e as de rosto a cada dois dias. O uso de água quente e secagem completa são essenciais.

Ao optar por uma lavagem profissional como a oferecida pela Minha Lavanderia, os clientes não apenas preservam a qualidade e a durabilidade dos tecidos, mas também garantem um ambiente mais saudável, livre de microrganismos nocivos.

Além dos serviços básicos, é também uma lavanderia ecológica e utiliza o sistema de lavagem Wet Clean, processo computadorizado que limpa as fibras das roupas com profundidade, sem danificá-las. A Minha Lavanderia trabalha com produtos biodegradáveis, que não agridem o meio ambiente.

Em João Pessoa, a Minha Lavanderia está localizada na Av. Esperança, 1126, em Manaíra. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados das 9h às 13h. Para mais informações, entre em contato no (83) 99161-9340 ou no site https://minhalavanderia.com.br . O instagram é @minhalavanderia.jpmanaira.

Continue Lendo