Nos acompanhe

Paraíba

Artigo: Roberto Cavalcanti destaca capacidade de superação de CG ante adversidade

Publicado

em

O empresário e ex-senador Roberto Cavalcanti, diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação, expressa em artigo sua comoção por um incêndio que destruiu ou atingiu mais de duas dezenas de barracas no Parque do Povo.

Mas, o mais importante, destaca a capacidade de superação e de união da cidade para, rapidamente, vencer os obstáculos, atender os pequenos comerciantes e assegurar a continuidade da programação do Maior São João do Mundo já no dia seguinte.

Veja o artigo:

Minhas referências foram sempre firmadas em exemplos de resistência. Está no meu DNA. Não tem outra justificativa. Filho de um casal valente, exemplo de superação e luta, não poderia ser de outra forma.

Aprendi com eles, e gostei do modelo. Superar obstáculos por toda a minha vida é uma saga.

Para vencer me espelho em exemplos, me referencio em atitudes. É por isso que admiro tanto os que perseveram.

Convivo e respeito, desde que cheguei à Paraíba, com o que é denominado de “campinismo”. Por sorte minha, foi quando declarar isso não me excluiu do aconchego e carinho com que sou tratado à beira-mar.

Aprendi que “campinismo” significa um jeito de ser que engloba valorização de suas raízes e de seus talentos, uma capacidade de trabalho ímpar, assim como de reação ao imprevisível.

A mentalidade empresarial de Campina Grande me enriquece. Lá, tenho a cada dia concentrado negócios e orientado a família a investir.

Há quase 40 anos, e com frequência, convivo com esse segmento da economia paraibana nas reuniões da Federação das Indústrias. E sempre me surpreendo positivamente.

De onde vem a garra campinense? Da sua origem. Entreposto comercial no topo do Compartimento da Borborema, suas dificuldades nasceram com a geografia. Nada prospera espontaneamente ou facilmente lá. Tudo tem que ser conquistado palmo a palmo.

Vai faltar água? As previsões podem ser as mais pessimistas para todos, mas não para os campinenses. “Fé em Deus! Haverá sempre uma saída, nem que seja na undécima hora”. É assim que pensam. Mas, agem, fazem a parte que depende do homem.

Fato recente é exemplo inquestionável dessa atitude. Considero e atesto que o Maior São João do Mundo é mesmo lá. Já rodei meio mundo para conferir e não encontrei nada tão grande. Lógico! Em Campina tudo tem que ser grande.

A capacidade de resistência para mim foi devidamente comprovada neste último final de semana. Recebia, perplexo, no início da noite do sábado, 30, imagens inacreditáveis. O fogo destruía barracas no Parque do Povo.

Eram imagens comoventes para mim que torço por tudo que é ligado aos festejos juninos, e sou sabedor da importância do evento para a economia da região. Fiquei muito triste.

Não bastaram os incidentes que poderiam ter comprometido o sucesso da festa, como impedimentos para sua abertura na data planejada, boicotes e críticas infundadas? O novo “inimigo” era o poderoso fogo.

Pensei que a festa seria encerrada antes do programado. Esqueci que era em Campina Grande.

No domingo, 24 horas após aquelas tristes cenas, recebia imagens inacreditáveis. Tudo limpo, quase tudo reconstruído. Chequei a informação e não era ‘fake news’, mas a pura verdade.

Não é sem razão que a cidade mantém a liderança das festas juninas, mesmo com a forte concorrência de Caruaru (PE), São Luiz (MA), Mossoró (RN) e Teresina (PI), sem falar que a cidade do Porto (Portugal), do outro lado do Atlântico, também faz uma festa magnífica. Mas esse é assunto para outra coluna.

O “campinismo” mostrou do que é capaz. A festa, que movimenta o comércio e o turismo, que gera negócios e renda para a população, não podia ser encerrada por outro fogo que não o do entusiasmo dos festeiros. E um mutirão atuou. E o brilho voltou a ser apenas das estrelas no palco.

O fogo uniu a cidade. Ninguém freia Campina. Ela não se rende.

 

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta quarta-feira (18/09), Campina lidera o ranking com 71 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (65), Bayeux (31) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 508 (quinhentas e oito) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 44170 (quarenta e quatro mil, cento e setenta) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Incentivo à educação infantil e construção de novas creches é compromisso de Eduardo para Mamanguape

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Eduardo Brito (Solidariedade), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (18/09) para apresentar mais um compromisso de campanha à cidade.

O foco do prefeitável desta vez é o incentivo à educação infantil. O Plano de Governo conta com construção de novas creches com destaque para o Vale do Camaratuba e outros bairros da zona urbana, além de programas de capacitação para educadores e cuidadores infantis, apostando em práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento integral das crianças.

“Tô pronto pra firmar um compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Queremos garantir que os pais possam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estão em boas mãos. Mamanguape merece mais oportunidades para crescer e se desenvolver, começando pela base: a educação!”, disse Eduardo.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

Doutora Paula parabeniza TRE por indeferimento da candidatura de Chico Mendes: “Ele tentou burlar a lei”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual, Doutora Paula (PP), durante sessão desta terça-feira (17/09) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) parabenizou o Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) que indeferiu a candidatura do deputado Chico Mendes a prefeito de Cajazeiras. De acordo com a deputada, Chico tentava burlar a lei para se beneficiar com um terceiro mandato de prefeito.

“O meu bom dia hoje é todo especial para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Hoje quero parabenizá-los, juízes, desembargadores, desembargadoras e a presidente, desembargadora Agamenilde Dias, por uma razão justa, correta; o indeferimento da candidatura do deputado Chico Mendes que tentou burlar a lei para conseguir um terceiro mandato. Foi uma decisão tomada por homens e mulheres que conhecem a lei, homens que conhecem o direito, que conhecem a justiça e a jurisprudência”, afirmou.

Para a parlamentar, com a decisão de indeferimento de candidatura, prevaleceu a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o terceiro mandato. “Chico Mendes tentava burlar a lei como de costume, por isso parabenizo o a corte do egrégio TRE-PB formado por conhecedores da lei e digno de respeito e admiração dos paraibanos”, concluiu.

Continue Lendo