Nos acompanhe

Paraíba

Guarda Municipal celebra 28 anos de fundação com população pessoense

Publicado

em

A Guarda Civil Municipal de João Pessoa, instituição que tem o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal, comemorou seus 28 anos de existência na manhã desta sexta-feira (29), no Parque da Lagoa, no Centro da Capital. O evento contou com café da manhã, distribuição de mudas de plantas nativas e homenagem aos guardas municipais que fazem parte do quadro de funcionários desde o primeiro ano de fundação.

A Guarda Civil é composta atualmente por mais de 700 profissionais, dentre eles os mais de 330 que o prefeito Luciano Cartaxo convocou e deu posse, através de concurso público. Eles estão divididos entre o trabalho ambiental, motorizado, de bicicleta e nas cinco bases em pontos fixos instalados na cidade.

Para o secretário de Segurança Urbana Municipal e Cidadania (Semusb), sargento Dênis Soares dos Santos, a Guarda tem fortalecido as políticas de segurança urbana no município de João Pessoa, por meio de medidas preventivas, minimizando os índices de violência e implantando uma cultura de paz. “Políticas públicas de construção da cidadania é preocupação da nova gestão que atua de maneira integrada e preserva a qualidade e velocidade nos serviços prestados”, destacou.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de João Pessoa, José Severino de Figueiredo, a atual gestão contribuiu muito para os avanços da categoria. Segundo ele, é mais que notória a importância dos municípios no contexto da segurança pública.

“O Estado hoje não comporta mais, sozinho, tamanha responsabilidade no que diz respeito à ordem pública e preservação do patrimônio. O pensamento hoje é que sem ações integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples podem tomar proporções desastrosas. É para ajudar a população que a Guarda Municipal tem trabalhado por 28 anos”, completou.

 Números positivos – O ano ainda não terminou, mas a atuação da Guarda na prevenção à violência e combate às drogas nas escolas do município já realizou 190 visitas preventivas, com palestras para alunos da rede municipal e 11 para crianças, através do teatro de fantoches.

Neste ano, foram 601 ocorrências atendidas e pessoas conduzidas à delegacia, auxiliando a Polícia Militar, por dano ao patrimônio público, invasão de propriedade, desordem, desacato, furto, roubo, prestação de socorro, agressão, ato libidinoso, tráfico de drogas, violência doméstica, ameaça, tentativa de homicídio e embriaguez ao volante. Além disso, a Guarda Municipal efetua resgates de animais e presta serviço de rotina que atende um plantão de 24h.

 Incentivos – Em janeiro deste ano, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, entregou novos equipamentos para os profissionais da Guarda Civil, para ampliar e modernizar os instrumentos de apoio ao trabalho realizado na segurança cidadã e preventiva. Os profissionais receberam novas carteiras funcionais, 250 algemas, 120 coletes e 300 rádios comunicadores com a tecnologia Tetra, a mesma utilizada pelas polícias Militar, Civil e Federal.

Monitoramento – A Guarda Civil Municipal também promove ações de monitoramento por vídeo no Centro da Cidade. A ação é parte de um convênio entre a secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

O trabalho faz parte do Programa ‘Crack é Possível Vencer’, um projeto do Governo Federal que trabalha com usuários de crack e outras drogas. Há uma equipe de guardas municipais capacitados para atuar no projeto, que conta com quatro viaturas (dois carros e duas motos) e um ônibus de videomonitoramento, além de câmeras espalhadas pelo Centro da cidade, que é o foco do projeto.

Saúde com Segurança – Em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) também promove a operação ‘Saúde com Segurança’, que conta diretamente com ações da SMS. A iniciativa faz parte do Plano de Segurança, desenvolvido pela Semusb, que reforça a atuação da Guarda Municipal nos hospitais da rede e unidades de saúde. Para isso, são disponibilizados 178 guardas civis, que trabalham com o auxílio de cinco caminhonetes, três viaturas e 12 motocicletas. Essa equipe atua na proteção do patrimônio público, garantindo a segurança de usuários e funcionários, além de prevenir delitos.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é 1º no ranking de casos de assédio eleitoral no NE e o 3º no país; procurador lamenta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou o “Painel de Assédio Eleitoral”, uma ferramenta que a Instituição acompanha, em tempo real, o número de denúncias por Estado e a atuação do órgão em todo o País.

De acordo com o Painel do MPT, a Paraíba continua sendo o 1º Estado do Nordeste com o maior número de denúncias acumuladas de assédio eleitoral: 134 casos (no período de 2018 a 2024). Em se tratando de Brasil, a Paraíba ocupa o 3º lugar. O maior número foi registrado nas Eleições presidenciais de 2022.

O procurador-chefe do MPT, Rogério Wanderley, lamentou a posição do Estado no painel.

O comentário do procurador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, desta quinta-feira (19/09).

Em relação às Eleições Municipais deste ano, o MPT recebeu até a quarta-feira (18/09), em todo o país 300 denúncias. O Nordeste concentra 40% dos casos (120).

A Paraíba é o 3º Estado do País em denúncias recebidas somente este ano: 20 casos. (dados atualizados em 18/09/2024).

O procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley, ressalta que o Ministério Público do Trabalho permanece vigilante e que a população pode fazer denúncias por um dos canais disponibilizados pela Instituição. “Trabalhador, lembre-se: O voto é seu e tem a sua identidade! Portanto, denuncie ao MPT se sofrer assédio eleitoral”, enfatizou.

Confira alguns Canais de Denúncias do MPT:

DENUNCIE:

– Pelo Aplicativo MPT Pardal

– Pelo Site nacional do MPT: www.mpt.mp.br

– Pelo site do MPT-PB, no link:

www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

– Pelo WhatsApp Denúncias do MPT Paraíba: (83) 3612-3128

– Pelo telefone: (83) 3612-3100

 

Continue Lendo

Paraíba

R$ 4 milhões: TCE multa diretores de OSs contratadas para gerir Trauma de JP na gestão de Ricardo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) julgou irregular mais um processo de gestão das Organizações Sociais Cruz Vermelha do Brasil, filial RS, e ABBC – Associação Brasileira de Beneficência Comunitária, contratadas pelo Estado para administrar o Hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena.

Os autos decorrem de Inspeção Especial de Contas na Secretaria de Saúde, realizada entre os anos de 2013 e 2017.  Aos responsáveis foi imputado, em sessão ordinária nesta quarta-feira (18/09), um débito que chega a quase R$ 4 milhões, referente a despesas ilegítimas e não comprovadas (proc. nº 09930/22).

O relator do processo foi o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, que em seu voto, detalhou as diversas irregularidades apontadas pela auditoria e que ensejaram as responsabilidades em cada exercício. Estão entre os responsáveis pelos valores a serem restituídos no prazo de 60 dias, solidariamente, com as Organizações Sociais, os respectivos gestores. No caso da Cruz Vermelha, os diretores Edmon Gomes da Silva, Ricardo Elias Restum Antônio, Saulo de Avelar Esteves e Milton Pacífico José Araújo. Da ABBC, o diretor-presidente Jerônimo Martins de Sousa. O voto do conselheiro Fábio Nogueira divergiu dos demais, quanto às responsabilidades. Ele entende que os ex-secretários deveriam ser incluídos na imputação solidária.

No relatório e voto o relator relacionou as empresas beneficiadas pelos pagamentos, quais sejam, a Papatudo Indústria e Comércio de Alimentos e Bebidas Ltda ME; Vértice Sociedade Civil de Profissionais Associados; Sérgio Moraes Contadores Associados S/S; Centro de Investigação e Cardiologia e Ginecologia e Lobato, Souza e Fonseca Advogados Associados. Na decisão, a Corte decidiu ainda encaminhar cópias dos autos ao Ministério Público Comum para análise de indícios de atos de improbidade administrativa ou crimes pelos Agentes Públicos.

Continue Lendo

Paraíba

3ª edição do Festival Alumiô começa neste sábado, no Centro Histórico de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Visando potencializar a divulgação da música e da arte paraibana, a 3ª edição do Festival Alumiô acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, a partir das 16h30, anunciando a chegada da primavera no Centro Histórico de João Pessoa, local onde nasceu a terceira cidade mais antiga do país. Neste ano, o Alumiô terá mais de 50 atrações artísticas além de 6 palcos espalhados pelo Varadouro.

A programação conta com nomes conhecidos como Macumbia, Hazamat, Banda Forra, HeadSpawn, Pertnaz, O Bule, Renanrenan e Os Amanticidas, Tuz1n, Dj Isaac, Elon, Sistah’s Selectas, DizAnaju, Sogos, entre outros, e também com novos destaques da cena paraibana como os músicos cajazeirenses Marcos Fernandes, que lançou o clipe de “O Sol Clarear” no mês de julho e já contabiliza mais de 2 mil visualizações no YouTube, e o DJ e produtor musical Dvarte. 

O Circuito Alumiô Centro Histórico será composto por 6 palcos, sendo eles: Palco na Igreja de São Frei Pedro Gonçalves; Palco Secundário ao lado da Vila do Porto; Palco na Vila do Porto; Palco no Centrô; Palco na General Vila Sanhauá;  e Palco 08Centro na Praça XV de Novembro.

O festival também contará com Feira Criativa durante os dois dias, com venda de peças artesanais, roupas exclusivas, e comidas deliciosas, buscando incentivar a economia local. Além disso, o evento busca promover diversão para todos e, para isso, irá promover mais uma vez o “Alumiô para baixinhos”, espaço recreativo com atividades para crianças de todas as idades.

Vale destacar que, para a realização de todo o evento, contamos com os seguintes parceiros: Ateliê do Nai, Mofado Bar, Associação Balaio Nordeste, Maracatu Pé de Elefante, Associação Porto do Capim, grupo Quem Tem Boca é Pra gritar, General Store, Vila do Porto e Produtora Araçá.

Saiba mais no perfil do Instagram: @alumiopb

Sobre o Festival Alumiô

O nome “Alumiô” surge com o sentido de iluminar ou dar luz ao Centro Histórico de João Pessoa, tendo como objetivo ser uma vitrine da produção artística paraibana que abrange os mais diversos gêneros musicais a apresentações artísticas.

A primeira edição do Festival Alumiô ocorreu em 2022, contando com 4 dias de programação, mais de 20 artistas e um público de 5 mil pessoas. Em 2023, a segunda edição foi realizada no formato de uma virada cultural inédita em João Pessoa, com mais de 30 horas de duração e com a participação de mais de 150 artistas, que atraíram mais de 10 mil pessoas para o Largo São Pedro e arredores.

Nesta 3ª edição do Festival Alumiô, a iniciativa cumpre seu papel de estar no calendário regular de eventos na cidade de João Pessoa. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, como de praxe, na abertura da primavera. O formato da edição atual conta com 2 dias de evento, mais de 50 shows completamente gratuitos, de cantores, DJs e bandas selecionados através de cadastro on-line.

SERVIÇO:

Evento: Festival Alumiô (GRATUITO)

Data e horário: 21 a 22 de setembro, a partir das 16h30

Local: Centro Histórico de João Pessoa

Continue Lendo