Nos acompanhe

Paraíba

TCE concede prazo à Educação para explicar suspensão de aulas em Santa Rita

Publicado

em

Reunida na manhã desta terça-feira (19), a 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz, decidiu notificar a Secretaria de Estado da Educação para que num prazo de 15 dias esclareça a respeito de informações, dando conta de que 818 alunos matriculados na Escola de Ensino Fundamental Machado de Assis, no município de Santa Rita, estariam sem aulas, em virtude de um desabamento de telhado ocorrido em dezembro de 2017.

A decisão decorre de Inspeção Especial de Acompanhamento da Gestão, realizada na Escola Machado de Assis, no município de Santa Rita. Na ocasião, a Auditoria do TCE, em inspeção in loco no final do mês de maio de 2018, alega não ter pronunciamento formal da Secretaria a respeito das providencias para o restabelecimento das aulas, já que as informações dão conta de que as obras de recuperação só devem ser concluídas em agosto do corrente ano.

O relator do processo, conselheiro substituto António Cláudio Silva Santos, explicou, em seu voto, que o prazo concedido pelo TCE para o pronunciamento da Secretaria de Educação é providencial para delinear o entendimento da Corte de Contas, já que não há defesa do gestor em relação ao restabelecimento das aulas, embora exista nos autos informações da direção da Escola Machado de Assis, no tocante a iniciativas para garantir a locação de prédio visando o reinício do calendário escolar de 2018.

Recursos do Fundef – A Segunda Câmara apreciou ainda três processos de procedimentos, na modalidade inexigibilidade de Licitação, envolvendo recursos do Fundef – Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, que deixaram de ser repassados pelo Governo Federal aos municípios de Montadas, Itaporanga e Masssaranduba. Os membros da Câmara entenderam que os processos não atenderam aos requisitos legais e concederam um prazo de 30 dias para o desfazimento dos contratos, sob pena de multas.

 A 2ª Câmara do TCE agendou para a sessão 82 processos, entre Licitações e Contratos, Inspeções Especiais, Denúncias e Representações, Atos de Pessoal e Verificação de Cumprimento de Decisão. Além dos conselheiros Nominando Diniz e Arnóbio Viana, participaram da sessão os substitutos Oscar Mamede Santiago Melo e Antônio Cláudio Silva Santos. Pelo Ministério Público de Contas atuou o subprocurador Bradson Tibério Luna Camêlo.

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo