Nos acompanhe

Paraíba

MPPB faz reunião para cobrar implementação da política de saúde no sistema prisional

Publicado

em
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), mais uma reunião com representantes das Secretarias de Saúde e de Administração Penitenciária do Estado (SES-PB e Seap, respectivamente), para discutir as ações de saúde voltadas às pessoas encarceradas e a implementação da Política de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp), no Estado da Paraíba, conforme estabelece a Portaria Interministerial de número 1/2014.
Dentre as medidas adotadas está o encaminhamento à Promotoria de Justiça da Tutela Coletiva do Sistema Prisional e Direitos Humanos da denúncia sobre a ausência de atendimento médico e odontológico às apenadas, na Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, para a adoção das medidas cabíveis. Também ficou estabelecido prazo para que a SES-PB, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e demais órgãos envolvidos façam o mapeamento da real situação dos municípios em relação à implementação da Pnaisp. As informações devem ser apresentadas na próxima reunião do Grupo de Trabalho, que vai acontecer no próximo dia 31 de julho, às 9h, na Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa.
A reunião realizada na Sala de Sessões da PGJ foi conduzida pela 2a promotora de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa. Também participaram o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde do MPPB, o promotor de Justiça Raniere Dantas, e representantes do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba e do Conselho Estadual de Saúde.
Foram discutidas as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios e também pelo Governo do Estado para implementar a política de atenção integral à saúde nas unidades prisionais paraibanas. A promotora de Justiça Jovana Tabosa questionou a ausência de médico psiquiatra no Presídio do Róger, ao que foi informada por representantes da Seap de que há um especialista que trabalha como volante nos presídios, orientando os profissionais para suprir a necessidade desse tipo de atendimento.
O representante do Ministério da Saúde, na Paraíba, prontificou-se a ajudar a conseguir mais recursos para essa ação e sugeriu que o grupo de trabalho ouvisse gestores do Estado de Pernambuco para saber como eles estão implementando essa política.

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo