Nos acompanhe

Paraíba

Procon-JP orienta ‘uso racional’ para quem recebe a primeira parcela do décimo

Publicado

em

Um das coisas que mantém o equilíbrio do orçamento doméstico é o planejamento da renda, inclusive aquela ‘graninha’ extra oriunda do décimo – terceiro salário. Para quem tem acesso à primeira parcela desse abono neste mês de junho, como é o caso dos servidores ativos e inativos da Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) elaborou alguns conselhos para o ‘uso racional’ desse abono.

Como esse é um dinheiro já esperado, planejar sua utilização com antecedência é importante e ajuda a manter o equilíbrio doméstico. Usá-lo sem aumentar as dívidas com produtos e/ou serviços de que não precisa é a última coisa que deve ser feita e junho é um mês de muitos gastos porque pode ser chamado de especial aqui na Paraíba devido aos festejos juninos. Comprar à vista roupas, calçados e acessórios típicos dessa festa, certamente se traduzirá em economia se souber ‘pechinchar’ bem.

Para o secretário do Procon-JP, Helton Renê, o importante é que as famílias evitem fazer novas dívidas, usando o décimo como ‘entrada’. “Além das festas típicas de junho, este ano ainda tem a Copa do Mundo de Futebol, daí, a tendência é se gastar mais com roupas, comida e bebida e o décimo-terceiro pode servir de desculpa para os gastos excessivos, como fazer as comemorações em bares e restaurantes. Fazer novas dívidas confiando no abono não é uma boa ideia.”

Festas solidárias – O titular do Procon-JP recomenda que os gastos inevitáveis com as festas juninas e durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol sejam ‘solidários’. “Uma boa dica é evitar ir a bares e restaurantes para assistir aos jogos. As pessoas podem aproveitar para realizar ‘confraternizações’, reunindo familiares e amigos em regime de rodízio, com as programações das festas ocorrendo em residências variadas, com divisão das despesas. Experimente fazer isso porque a economia vai ser grande”.

À vista – Para os que pretendem adquirir produtos novos como aparelhos de TV e de celular, a dica é procurar o modelo desejado em diversas lojas diferentes, tanto físicas como em sites de compras. “Primeiramente verifique se realmente necessita do produto. Depois, pesquise onde encontrar mais barato, realizando o pagamento à vista se o desconto for atraente”, orientou Helton Renê, acrescentando que o pagamento à vista tem vantagens como redução de preços e se evita novos débitos.

Dívidas – Outra dica importante do secretário é quanto a se usar a primeira parcela do décimo para quitação de dívidas, ou pelo menos reduzir o saldo devedor. “Quem tem dívida no cartão de crédito deve utilizar esse dinheiro para quitá-la, ou pelo menos reduzir o valor, se livrando de um débito que pode está prejudicando novos investimentos. Esse pode ser um bom emprego para quem recebe a metade do 13º salário no meio do ano”, explicou o secretário.

Poupar – Helton Renê também aconselha ao consumidor que está em condições de guardar esse dinheiro extra, que deve fazê-lo. “Se o uso desse abono puder ser evitado, o aconselhável é que seja guardado para uma emergência. Se o montante for de um valor alto, pode-se procurar junto ao banco de sua preferência uma aplicação financeira que tenha um maior rendimento. E para quem pretende guardar só uma parte, creio que a poupança é o mais recomendável”.

Dicas para primeira parcela do décimo
– Usar o abono para fazer as compras do São João (roupas, calçados e acessórios) à vista, para aproveitar os descontos e promoções;

– As compras de produtos mais caros como aparelhos celulares e de TV também devem ser feitas à vista para aproveitar descontos e promoções;

– Evitar os festejos juninos e as comemorações dos jogos da Copa do Mundo de Futebol em bares e restaurantes;

– Realizar festas solidárias em casas variadas de parentes e amigos, dividindo as despesas das comemorações típicas do mês de junho e da Copa;

– Evitar novas dívidas usando o décimo como entrada;

– Usar o décimo para quitação de dívidas ou pelo menos redução do saldo devedor;

– Guardar o décimo (ou uma parte) para futuras emergências

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo