Nos acompanhe

Paraíba

Projeto que regulamenta carteiras de estudantes teve emendas de vários deputados

Publicado

em

O Projeto de Lei 1.522/2017 do deputado estadual Trócolli Junior (Podemos), que regulamenta o processo de emissão da Carteira de Identificação Estudantil na Paraíba e garante a gratuidade do documento para pessoas de baixa renda, teve emendas de vários parlamentares. O deputado Jeová Campos (PSB) foi um dos que sugeriu emendas. Das 10 propostas encaminhadas pelo parlamentar, duas foram aproveitadas parcialmente e destacam-se nos Arts. 3º e 8º do PL aprovado ontem (13), durante sessão na ALPB e que agora segue para a sanção do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Na opinião do deputado Jeová Campos um dos grandes avanços do Projeto é a prevalência do respeito e autonomia das entidades estudantis na emissão das carteiras, sem intromissão de qualquer órgão. “O Projeto beneficia os estudantes paraibanos de qualquer fase do ensino, com a possibilidade de escolherem as entidades que confeccionarão seu documento, o que deve baratear o valor da carteira, mas, sobretudo mantém o respeito e a autonomia das entidades estudantis na confecção do documento, sem que haja interferência do Procon no cadastramento das entidades estudantis”, argumenta o parlamentar.

Jeová ressalta que as entidades devem estar filiadas a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE). Ainda de acordo com o PL aprovado caberá ao Procon fiscalizar a confecção no que se refere ao formato do documento, que deve atender ao padrão nacional e as entidades que emitirão as carteiras devem fazer o credenciamento junto a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

O Art. 3º do PL destaca quais entidades poderão emitir o documento, e entre outras questões, estabelece que na existência de DCE na instituição de ensino superior, essa terá exclusividade na emissão do documento dos estudantes matriculados no âmbito da instituição. Já o Art. 8º, que também aproveitou emendas de Jeová, estabelece entre outros itens, que as entidades credenciadas para emissão da carteira deverão manter o documento comprobatório do vínculo do aluno com a instituição de ensino e disponibilizar banco de dados com nome e o número do registro dos estudantes portadores da carteira, pelo mesmo prazo de validade do documento para eventuais consultas pelo Poder Público, estabelecimentos, produtoras e promotoras de eventos.

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo