Nos acompanhe

Paraíba

Deputado João Henrique pede afastamento e Arthur Cunha Lima assume vaga na ALPB

Publicado

em

Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), o suplente de deputado estadual Artur Filho (PRTB) reassume o mandato, nesta quarta-feira (13) em função do pedido de licença apresentado à Mesa da Assembleia Legislativa pelo deputado oposicionista João Henrique (PSDB). No ofício protocolado nessa terça-feira (12), João Henrique diz que o período de afastamento será de 150 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

Ele será candidato à reeleição e lançou a mulher, Edna Henrique (ex-prefeita de Monteiro) para disputar uma vaga na Câmara Federal e precisa de tempo para se dedicar à campanha conjunta. A licença do deputado é sem remuneração. Como está sendo beneficiado com cinco meses de mandato, Artur Filho, deve apoiar a candidatura de Edna Henrique para deputada federal em suas áreas de atuação política, principalmente em municípios da região do litoral paraibano, informa reportagem do Correio da Paraíba.

Recentemente, João Henrique tentou se licenciar do mandato alegando que precisaria de tempo para tratamento de saúde, mas o pedido foi rejeitado pela Mesa Diretora e ele se ausentou por apenas 15 dias.

Semana passada, ele polemizou na Assembleia ao criticar os demais deputados por estarem recebendo salários sem praticamente trabalhar. João Henrique ficou revoltado porque a pauta dos trabalhos na Assembleia ficou prejudicada em função de um veto do governador Ricardo Coutinho a um projeto que cpla o Ministério Público com aposentadoria voluntária.

A sessão foi interrompida na hora da votação e os deputados governistas abandonaram o plenário. Inconformado, João Henrique subiu à tribuna para dizer que a Casa tinha 36 palhaços que se agachavam demais diante do governador. A Mesa Diretora justifica que houve um acordo entre os deputados para as votações de matérias nas quartas-feiras.

Pelo acordo, enquanto a sede do Poder Legislativo estiver em reforma e as sessões forem realizadas no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, os deputados estão obrigados a comparecer às quartas-feiras, sob pena de terem o ponto cortado e o desconto da diária em seus contracheques.

Progressistas dialogam

A deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas) disse, nessa terça-feira (12), em entrevista ao jornalista Victor Paiva, no programa Correio Debate, da TV Correio, que as lideranças do partido estão dialogando com os pré-candidatos a governador pelo MDB e PSB, respectivamente o senador José Maranhão e o ex-secretário de Estado João Azevedo. Um dos dois terá o apoio do Progressistas na campanha eleitoral.

Pelas declarações de Daniella, o Progressistas só não estaria querendo conversas com o agrupamento formado pelo PV, PSDB e PSD, que lançou os nomes de Lucélio Cartaxo e Micheline Rodrigues para governador e vice, bem como os de Cássio Cunha Lima e Raimundo Lira para o Senado.

“Temos conversado (com Maranhão e João Azevedo). Precisamos saber o que eles têm a oferecer à Paraíba. O diálogo faz parte da política”, declarou a deputada estadual que está encerrando o segundo mandato consecutivo.

A deputada disse ter ficado feliz porque seu nome pontuou em recente pesquisa para o Senado. “Fico grata ao povo e quero dizer que coragem e força para enfrentar uma campanha, eu tenho. Mas a decisão não será pessoal. Será uma decisão de grupo político, de partido”, comentou, acrescentando que não será uma candidatura imposta. O presidente do Diretório Estadual do Progressistas, Enivaldo Ribeiro, anunciará a posição do partido no final de semana, na cidade de Campina Grande, juntamente com Daniella e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, prefeitos, vereadores e outras lideranças da legenda no Estado.

Daniella Ribeiro disse que o Progressistas vai priorizar, em suas propostas para a formatação de um plano de governo, temas relacionados à segurança pública, à educação, à geração de empregos e à defesa da mulher.

Continue Lendo

Paraíba

Sucesso: bebê cardiopata paraibana passar por cirurgia em São Paulo e segue em observação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A bebê Raylla Gabriela Duarte Silva, finalmente, passou pela cirurgia que precisava nas dependências do Hcor (Hospital do Coração) instalado em São Paulo. na terça-feira (05/11).

Raylla, que tem pouco mais de dois meses de idade, estava internada no leito da UTI Neonatal instalada no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL), em João Pessoa, desde o quinto dia de vida após ser diagnosticada com uma cardiopatia de alta complexidade.

De acordo com informações oficiais, o procedimento, realizado foi considerado um sucesso pela equipe médica uma vez que a menor passa por uma recuperação dentro do esperado. A cirurgia foi encarada como “grande, complexa e trabalhosa“.

A menor foi transferida na quarta-feira (30/10), para a cidade de São Paulo por uma equipe do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Leia também: Grupamento de Operações Aéreas transporta bebê cardiopata de JP para cirurgia em SP

Leia também: Gabriela: conheça o drama da bebê cardiopata internada em JP que não consegue cirurgia na Paraíba

Leia também: Gabriela: bebê com cardiopatia rara internada em JP é transferida para início de tratamento em SP

O drama da família, que é origem humilde, chegou ao conhecimento da redação do @portaldacapital e, após publicação da matéria, sensibilizou um benfeitor que facilitou o acesso da bebê ao tratamento. Apesar de ser uma figura pública de grande repercussão em todo o Estado da Paraíba, ele prefere se manter no anonimato.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo