Aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB), o suplente de deputado estadual Artur Filho (PRTB) reassume o mandato, nesta quarta-feira (13) em função do pedido de licença apresentado à Mesa da Assembleia Legislativa pelo deputado oposicionista João Henrique (PSDB). No ofício protocolado nessa terça-feira (12), João Henrique diz que o período de afastamento será de 150 dias para tratar de assuntos de interesse particular.
Ele será candidato à reeleição e lançou a mulher, Edna Henrique (ex-prefeita de Monteiro) para disputar uma vaga na Câmara Federal e precisa de tempo para se dedicar à campanha conjunta. A licença do deputado é sem remuneração. Como está sendo beneficiado com cinco meses de mandato, Artur Filho, deve apoiar a candidatura de Edna Henrique para deputada federal em suas áreas de atuação política, principalmente em municípios da região do litoral paraibano, informa reportagem do Correio da Paraíba.
Recentemente, João Henrique tentou se licenciar do mandato alegando que precisaria de tempo para tratamento de saúde, mas o pedido foi rejeitado pela Mesa Diretora e ele se ausentou por apenas 15 dias.
Semana passada, ele polemizou na Assembleia ao criticar os demais deputados por estarem recebendo salários sem praticamente trabalhar. João Henrique ficou revoltado porque a pauta dos trabalhos na Assembleia ficou prejudicada em função de um veto do governador Ricardo Coutinho a um projeto que cpla o Ministério Público com aposentadoria voluntária.
A sessão foi interrompida na hora da votação e os deputados governistas abandonaram o plenário. Inconformado, João Henrique subiu à tribuna para dizer que a Casa tinha 36 palhaços que se agachavam demais diante do governador. A Mesa Diretora justifica que houve um acordo entre os deputados para as votações de matérias nas quartas-feiras.
Pelo acordo, enquanto a sede do Poder Legislativo estiver em reforma e as sessões forem realizadas no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, os deputados estão obrigados a comparecer às quartas-feiras, sob pena de terem o ponto cortado e o desconto da diária em seus contracheques.
Progressistas dialogam
A deputada estadual Daniella Ribeiro (Progressistas) disse, nessa terça-feira (12), em entrevista ao jornalista Victor Paiva, no programa Correio Debate, da TV Correio, que as lideranças do partido estão dialogando com os pré-candidatos a governador pelo MDB e PSB, respectivamente o senador José Maranhão e o ex-secretário de Estado João Azevedo. Um dos dois terá o apoio do Progressistas na campanha eleitoral.
Pelas declarações de Daniella, o Progressistas só não estaria querendo conversas com o agrupamento formado pelo PV, PSDB e PSD, que lançou os nomes de Lucélio Cartaxo e Micheline Rodrigues para governador e vice, bem como os de Cássio Cunha Lima e Raimundo Lira para o Senado.
“Temos conversado (com Maranhão e João Azevedo). Precisamos saber o que eles têm a oferecer à Paraíba. O diálogo faz parte da política”, declarou a deputada estadual que está encerrando o segundo mandato consecutivo.
A deputada disse ter ficado feliz porque seu nome pontuou em recente pesquisa para o Senado. “Fico grata ao povo e quero dizer que coragem e força para enfrentar uma campanha, eu tenho. Mas a decisão não será pessoal. Será uma decisão de grupo político, de partido”, comentou, acrescentando que não será uma candidatura imposta. O presidente do Diretório Estadual do Progressistas, Enivaldo Ribeiro, anunciará a posição do partido no final de semana, na cidade de Campina Grande, juntamente com Daniella e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, prefeitos, vereadores e outras lideranças da legenda no Estado.
Daniella Ribeiro disse que o Progressistas vai priorizar, em suas propostas para a formatação de um plano de governo, temas relacionados à segurança pública, à educação, à geração de empregos e à defesa da mulher.