A secretária de Estado da Saúde, Claudia Veras, fez uma prestação de contas das ações na área no primeiro quadrimestre de 2018, no final da manhã desta terça-feira (12), durante audiência pública da Assembleia Legislativa, atendendo convocação da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. A sessão contou com as presenças dos deputados estaduais Estela Bezerra, Hervázio Bezerra, Renato Gadelha; da secretária executiva da Saúde, Maura Sobreira, gerentes executivos, operacionais e diretores de unidades de saúde do estado.
Claudia Veras destacou a conclusão do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires como o grande feito do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, nos primeiros quatro meses do ano de 2018. “Com o Metropolitano, os paraibanos passaram a ter atendimento nas áreas que mais havia necessidade: a cardíaca e neurológica, pois enfarto e AVC são as duas maiores causas de morte”, ressaltou.
A secretária ainda mostrou os números enfatizando que o principal gargalo da saúde é o subfinanciamento. De janeiro a maio de 2018, os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para os procedimentos de média e alta complexidade foram R$ 100 milhões para o estado e R$ 664 milhões para os municípios. “A maior verba vai para os municípios, mas o estado é responsável pelas maiores unidades de saúde”, observou.
Durante a prestação de contas, Veras disse ainda que a Paraíba é um estado pobre com muitas necessidades em várias áreas, lembrando também que outro grande problema é a judicialização. “É um dos principais desafios da Saúde. A judicialiazação é muito perversa, pois não deixa que consigamos cumprir uma programação”, afirmou.
O deputado Hervázio Bezerra sugeriu que seria muito proveitoso para toda a sociedade que houvesse uma conscientização da Justiça no sentido de saber o que é de responsabilidade do estado e dos municípios.
O deputado Renato Gadelha, que presidiu a audiência, agradeceu a presença da secretária e elogiou a prestação de contas que, segundo ele, esclareceu o bom trabalho que a SES vem realizando, apesar das dificuldades financeiras. “Temos que achar uma nova fonte de recursos”, sugeriu.
Ao final da audiência, a deputada Estela Bezerra ressaltou a qualidade técnica da equipe da SES, que trabalha norteada pela defesa do SUS e da saúde coletiva e preventiva.