Nos acompanhe

Paraíba

Revitalização devolve ao povo orgulho e encantamento pelo Parque da Lagoa

Publicado

em

João Pessoa tem muitos pontos turísticos. O mar, o verde, a arquitetura histórica e o Parque da Lagoa – este último se destaca como principal cartão-postal da cidade, em meio a tantas belezas reunidas. Nesta terça-feira (12), a Lagoa e a população da Capital terão um motivo a mais para celebrar essa relação especial.

Há dois anos a Lagoa foi transformada em um parque de fato pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de um projeto de revitalização, que devolveu ao povo da cidade o orgulho por um dos seus principais cartões-postais. O lugar que antes impressionava do alto, mas decepcionava de perto, hoje, é para o lazer em família, entretenimento cultural, esporte e bem-estar.

“A Lagoa é, com certeza, nosso principal cartão-postal. O lugar que a gente tem orgulho de falar para as pessoas de fora que é nosso”, disse Gilvan Silvestre, acompanhado da esposa, Adriana Silvestre, e dos dois filhos, durante um passeio pelo Parque. “Eu gostei de tudo que foi feito aqui, principalmente de ser transformada em parque”, finalizou.

A beleza continua sendo a principal característica do Parque da Lagoa, valorizada ainda mais pelo projeto paisagístico realizado durante a revitalização. Pelo local, milhares de pessoas circulam diariamente, cruzando gramados, jardins, praças, sem a pressa de outrora. Seja a passeio ou de passagem, estar no Parque da Lagoa é especial, garantem as amigas Carmem Silva e Marinalva Gomes.

“Tem que parar, sentar um pouco – na grama ou nos bancos – e fazer aquela selfie bem bonita, para mostrar para todo mundo”,  falou com entusiasmo Marinalva Gomes. A amiga completa: “O Parque da Lagoa de fato é nosso, é o lugar de todos que moram na cidade” disse Carmem Silva.

Em meio as 12 praças, ciclovia, pista de cooper, pista de skate, área para slackline e parede de escalada, além de um deck disponível para festas, o Parque da Lagoa acaba sendo espaço para todos os públicos – inclusive os skatistas e amantes dos esportes radicais. “Agente prefere andar aqui, tanto pela qualidade da pista como pela localização, além do ambiente. É sem dúvidas o point dos skatistas”, disse o estudante Eduardo Felipe.

A moderna pista de skate possui dois formatos – bowl, para a modalidade vertical, e flowpark, união do vertical com o street. “Foi construída para fomentar a prática de skate e bicicross e inserir João Pessoa no circuito das grandes competições regionais e nacionais”, destacou Jason Alexander, coordenador de Esportes Radicais da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

“É um espaço que estava esquecido, mas que tinha um grande potencial para o desenvolvimento dos esportes radicais. Não foi apenas uma reforma, mas, duas novas pistas no coração da cidade, local democrático de acesso a todos, promovendo não só a evolução das modalidades do Skate, BMX e Inline, mas, a integração entre todas as tribos”, disse.

Ações permanentes – O Parque da Lagoa também se destaca pela intensa agenda de atividades ligadas às áreas de cultura, entretenimento, esporte e recreação, promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e ofertadas de forma gratuita a população da Capital. As atividades permanentes incluem aulas de dança, yoga, pilates de solo e tay chi chuan, cujas turmas são formadas de acordo com a procura da população.

Ainda tem jogos de tabuleiro, com kits e instrutores, e o projeto Vida Saudável, com aulas diárias pela manhã e a tarde. Nos finais de semana a programação conta com apresentações de teatro infantil e atrações circences. Interessados em participar de alguma dessas ações devem procurar o setor administrativo do Parque da Lagoa, que funciona no próprio local, das 8h às 17h.

AnimaCentro – O Parque da Lagoa também recebe o maior projeto de intervenção cultural já realizado na Capital, que funciona ocupando a área central da cidade, com atividades artísticas diversas. Através do projeto é possível oferecer opções variadas à população, como peças de teatro, shows musicais, sarais poéticos e literários.

Grandes eventos – Naturalmente, o Parque da Lagoa foi se inserindo, também, como palco de grandes shows, com destaque para o encerramento do 5° Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa, onde uma imensa platéia aplaudiu o encontro musical do pernambucano Antônio Nóbrega com a Orquestra Sinfônica Municipal. O mesmo palco também já recebeu artistas paraibanos de gerações distintas, com shows antológicos da cantora Renata Arruda, Os Gonzagas e a pequena Mariah Yohana.

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

TCE bloqueia contas bancárias de três Prefeituras e uma Câmara pela não entrega de balancetes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, determinou o bloqueio das contas bancárias das Prefeituras de Esperança, Lucena e Mato Grosso e, ainda, da Câmara dos Vereadores de Uiraúna.

A providência decorreu da não entrega, por esses organismos, do Balancete Mensal do último setembro para exame do TCE. Em ofício à Superintendência Regional do Banco do Brasil, o conselheiro Nominando Diniz esclarece que o bloqueio agora determinado “implica a total impossibilidade de movimentação dessas contas por meio de cheque, ou qualquer outro documento hábil”.

Ressalta, porém, que é possível a realização de depósitos ou transferências “para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos”. O mesmo bloqueio não poderá ser levantado sem autorização expressa do Tribunal de Contas do Estado.

 

Continue Lendo

Paraíba

MPF condena ex-prefeito e assessora técnica por associação criminosa e fraude em licitações na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-prefeito de Teixeira, Edmilson Alves dos Reis (Nego de Guri), e uma assessora técnica da comissão de licitação da Prefeitura foram condenados em duas sentenças distintas proferidas no mês de outubro. As decisões, em ações penais ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF), apontam a participação dos acusados em crimes de associação criminosa em fraudes a processos licitatórios. De acordo com a denúncia, eles atuavam em parceria com uma empresa de fachada, a Melf Construtora, usada em esquemas fraudulentos desarticulados durante as diversas fases da Operação Recidiva, realizada em novembro de 2018.

Na primeira sentença, ambos foram condenados com base no artigo 288 do Código Penal, que trata da associação criminosa. O ex-prefeito foi sentenciado a 1 ano e 9 meses de reclusão, em regime inicialmente aberto. A pena foi substituída por duas penas restritivas de direitos, incluindo prestação pecuniária – pagamento de uma quantia em dinheiro – e serviços comunitários. Já a assessora técnica recebeu uma pena de 2 anos de reclusão em regime semiaberto, sem possibilidade de substituição por penas alternativas, em razão da existência de antecedentes criminais. Ela já havia sido condenada anteriormente, sem direito a recorrer.

Segundo a sentença, durante a gestão de Edmilson Reis houve manipulação de processos licitatórios para favorecer empresas de fachada, incluindo a Melf Construtora. A empresa, contratada para obras com verbas federais, como a construção de uma unidade básica de saúde e a restauração da antiga cadeia pública, desviou recursos através de processos licitatórios irregulares. Os contratos totalizavam mais de R$ 900 mil e incluíram o uso de bens e insumos da prefeitura nas obras, o que, de acordo com a Justiça, evidenciou a conivência entre os envolvidos.

Na segunda sentença, o então prefeito, a assessora técnica e um representante da Melf Construtora foram condenados pelo crime de fraude em licitações. O ex-prefeito recebeu uma pena de 2 anos, 7 meses e 15 dias de detenção, em regime aberto, além de multa. A assessora técnica foi condenada a 2 anos e 11 meses de detenção, em regime semiaberto, também com multa, enquanto o representante da construtora recebeu pena idêntica à do ex-prefeito. Devido à reincidência e aos maus antecedentes, não houve substituição das penas privativas de liberdade por alternativas para a assessora e o representante da Melf.

Em ambas as sentenças, o juiz determinou que os réus poderão recorrer em liberdade, conforme a legislação penal vigente.

Operação Recidiva – Em novembro de 2018, uma força-tarefa composta pelo MPF, Controladoria-Geral da União e Polícia Federal desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudar licitações e desviar recursos públicos em obras em diversos municípios da Paraíba. O grupo também atuava no Ceará, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte e era responsável por lavagem de dinheiro e fraudes fiscais.

Batizada de Operação Recidiva, a investigação recebeu esse nome porque os suspeitos já tinham histórico de condenações por corrupção, mas seguiram envolvidos em novos esquemas ilícitos. De acordo com o MPF, entre 2015 e 2018, as fraudes em obras de construção civil somaram mais de R$ 20 milhões.

Processo nº 0800160-04.2021.4.05.8205 na 14ª Vara Federal
Processo nº 0800162-71.2021.4.05.8205 na 14ª Vara Federal

Continue Lendo