Nos acompanhe

Brasil

Com superlotação em salas de aula, Pedro defende mais investimentos na educação 

Publicado

em

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) comentou, nesta segunda-feira (11), o estudo ‘Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)’, que mostra a superlotação de salas de aula no Brasil e a consequente desvalorização dos professores. Para o tucano, é preciso dar prioridade à educação no País, com valorização dos profissionais e, principalmente, com a reestruturação educacional na primeira infância.

“São péssimas as condições de trabalho para o profissional da educação no Brasil, principalmente na Paraíba. Não precisa ir muito longe para ver a precariedade das estruturas de diversas escolas e como elas são superlotadas. As jornadas exaustivas de trabalho e a baixa remuneração prejudicam o ensino. É preciso acordar para essa realidade e começar a investir mais na educação”, disse Pedro.

Conforme o levantamento, o País possui um dos maiores números de alunos por sala de aula no ensino médio entre mais de 60 países analisados. As escolas públicas do Brasil têm 22 alunos por professor no primeiro ano do ensino médio. O total é o mesmo quando se incluem as instituições privadas.

Segundo a pesquisa, é preciso reduzir o tamanho da sala de aula e aliviar a carga horária de ensino do professor, ampliando dessa forma o tempo que ele passa preparando aulas, em orientação pedagógica (tutoria) ou atividades de desenvolvimento profissional. E, para isso, uma solução seria aumentar o número de professores.

‘PEC da Nova Educação’ – Pedro é autor da ‘PEC da Nova Educação’, que acrescenta um parágrafo ao artigo 205 e modifica o inciso VIII e o parágrafo único ao artigo 206, ambos da Constituição Federal, para instituir o Magistério Público Nacional. Ela estabelece que o professor é a categoria responsável pela educação e que seu subsídio máximo seja considerado limite superior dos agentes administrativos públicos, não podendo a diferença entre as diversas categorias ser superior a 10% nem inferior a 5%, nem exceder a 90% do limite a que se refere ao subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“É preciso dar prioridade a educação no Brasil e na Paraíba com a valorização do professor e dos profissionais da área. É necessário o investimento na primeira infância, para que os brasileiros e paraibanos tenham a capacidade de competir de igual com os que têm as condições de estudar em uma escola particular. É, por isso, que defendo a aprovação da ‘PEC da Nova Educação’ para começarmos a mudar a realidade do nosso País”, destacou.

Continue Lendo

Brasil

Motta conta com apoio de 12 partidos e contabiliza mais de 370 votos na prévia ao comando da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos), candidato oficial do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para ser o sucessor da atual gestão, já conta com, pelo menos, 374 (trezentos e setenta e quatro) votos para a sua ascensão ao comando da Casa Legislativa, em Brasília.

O número, que nasce do apoio de 12 (doze) legendas, em se confirmando, é mais que suficiente para uma vitória tranquila de Motta no pleito que ocorrerá no mês de fevereiro de 2025.

Já declararam apoio a Motta os partidos: MDB, PCdoB, Podemos, PDT, PL, PSB, PP, PT, PV, Republicanos e a federação composta pelo Cidadania e PSDB.

Continue Lendo

Brasil

Daniella Ribeiro declara apoio a Davi Alcolumbre para a presidência do Senado em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora paraibana, Daniella Ribeiro (PSD), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (06/11) para anunciar apoio ao nome de Davi Alcolumbre (União Brasil) à presidência do Senado em 2025.

As eleições estão previstas para fevereiro do ano que vem. Aliado do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), Alcolumbre é o favorito para ocupar a função.

“A trajetória do senador Alcolumbre o habilita para o cargo. Reafirmo o meu total apoio ao colega Alcolumbre, que teve sua primeira passagem pela presidência da Casa marcada pelo compromisso, trabalho e diálogo, sendo sucedido pelo também competente senador Rodrigo Pacheco”, declarou Daniella.

Confira:

Continue Lendo

Brasil

“A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada”, diz Lula ao saudar Trump pela vitória

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), parabenizou Donald Trump pela vitória nas Eleições 2024 para presidente dos Estados Unidos.

Através das redes sociais oficiais, Lula reiterou que a “democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada” e desejou “sorte e sucesso ao novo governo“.

Confira imagem:

Continue Lendo