Nos acompanhe

Paraíba

Ações ambientais de João Pessoa são partilhadas durante encontro do CB27

Publicado

em

As tendências relacionadas à gestão ambiental e mudança do clima nas cidades e como os gestores podem buscar soluções inovadoras, no contexto local, serão debatidos, de 13 a 15 de junho, em Teresina, durante o XIV Encontro Nacional do CB27 – Inovação e Soluções Locais pelo Clima. O Encontro reunirá os secretários de Meio Ambiente de todas as capitais do Brasil e do Distrito Federal. As experiências aplicadas na cidade pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) serão partilhadas durante o XIV Encontro do CB27 pelo secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto.

O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27 reúne os dirigentes responsáveis pelo meio ambiente nas prefeituras das 26 capitais brasileiras e no governo do Distrito Federal. O Fórum tem o objetivo de fortalecer as Secretarias de Meio Ambiente, promovendo o intercâmbio de experiências em sustentabilidade urbana e contribuir para ampliar as agendas ambientais.

O XIV Encontro tem como tema ‘Inovação e Soluções Locais pelo Clima’ e vai promover o debate e a troca de experiências, desenvolvidas nas capitais, que deram certo para a promoção da melhoria da qualidade do clima. O plantio urbano e a recuperação de áreas degradadas em João Pessoa estão entre as ações ambientais que serão apresentadas, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), durante o Encontro do CB27. A Poda Programada e as ações de fiscalização também serão abordadas, como parte das experiências aplicadas na cidade pela PMJP.

O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que o Encontro do CB27 é um espaço muito importante não só para a troca de experiências entre os gestores ambientais, mas também para que se conheça o que está sendo feito nas demais cidades. “É uma oportunidade excelente para que a gente conheça ações que deram certo e que também não tiveram êxito. É um espaço para o fortalecimento da agenda ambiental, imprescindível, nos dias de hoje, para mantermos uma agenda comum e partilhar essas ações”, concluiu.

O CB27 foi criado durante o processo de preparação das cidades brasileiras para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012. Desde sua fundação, o CB27 conta com apoio institucional e financeiro da Fundação Konrad Adenauer Brasil. Em 2017, o ICLEI, que já vinha acompanhando o desenvolvimento do Fórum desde o início, oficializou a parceria com a Fundação Konrad para contribuir com a curadoria de conteúdo e o fortalecimento institucional do grupo. O ICLEI é uma associação mundial de governos locais, dedicados ao desenvolvimento sustentável e funciona como uma rede global, atualmente conectando mais de 1.500 governos de estados e cidades de diversos portes, em mais de cem países, oferecendo apoio para que as cidades desenvolvam suas políticas e ações pela sustentabilidade.

Continue Lendo

Paraíba

Cristovam Buarque se reúne com reitora e conhece estrutura e potencialidades em visita à UEPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-governador do Distrito Federal, ex-ministro da Educação, ex-senador da República e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), professor Cristovam Buarque, fez uma visita à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta terça-feira (05/11).

Durante sua passagem pela Instituição ele se reuniu com a reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz; com a vice-reitora, professora Ivonildes Foncesa e docentes da Instituição, no Gabinete da Reitora e conheceu mais sobre a Universidade, seus cursos, graduação, pós-graduação e inserção social.

Na oportunidade, ele também visitou a Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, como também o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), após o convite do professor Misael Morais, coordenador-geral do Nutes, onde pode conhecer diversos produtos desenvolvidos pelos(as) pesquisadores(as), entre os quais a palmilha inteligente ‘Sense Shoes’ e a plataforma de monitoramento de idosos, Sênior Saúde Móvel.

Cristóvão Buarque esteve em Campina Grande para o lançamento do livro “Jogados Ao Mar”, que aconteceu na terça-feira (05/11), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), pertencente à UEPB. Elaborada no campo da ficção, a obra traz elementos de suspense e mistério, tendo como propósito maior promover uma reflexão sobre a evasão escolar. De acordo com Cristovam, a ideia é mostrar que o livro figura mais próximo da realidade brasileira do que propriamente no âmbito das narrativas imaginárias.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Merece levar experiência pra Brasília”, diz Cícero ao defender candidatura de João ao Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), endossou nesta quarta-feira (06/11) o nome do governador João Azevêdo (PSB) para disputa do Senado Federal nas eleições de 2026.

Principal parceiro político do governador, Cícero enalteceu a trajetória política e técnica do gestor estadual, reforçando a contribuição que ele poderá oferecer em Brasília

“O reconhecimento a tudo que o governador tem feito como técnico, como pelos cargos técnicos que ocupou e principalmente nos políticos que teve mais condição de ampliar. E ele merece, sem dúvida nenhuma, levar toda essa experiência pra Brasília, que vai continuar cuidando da nossa cidade”, destacou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

TCE bloqueia contas bancárias de três Prefeituras e uma Câmara pela não entrega de balancetes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz, determinou o bloqueio das contas bancárias das Prefeituras de Esperança, Lucena e Mato Grosso e, ainda, da Câmara dos Vereadores de Uiraúna.

A providência decorreu da não entrega, por esses organismos, do Balancete Mensal do último setembro para exame do TCE. Em ofício à Superintendência Regional do Banco do Brasil, o conselheiro Nominando Diniz esclarece que o bloqueio agora determinado “implica a total impossibilidade de movimentação dessas contas por meio de cheque, ou qualquer outro documento hábil”.

Ressalta, porém, que é possível a realização de depósitos ou transferências “para aplicação financeira que preserve o poder aquisitivo dos recursos”. O mesmo bloqueio não poderá ser levantado sem autorização expressa do Tribunal de Contas do Estado.

 

Continue Lendo