Custo do diesel: Lucros não devem ficar com os empresários
Baixar o valor da passagem do transporte público depois da retirada de dois impostos sobre o óleo diesel (PIS-Cofins e Cide) é um debate que segue sendo ignorado pelos órgãos competentes, na Paraíba.
Considerando que o diesel é um dos principais insumos que compõem o custo que serve de base para o calculo do preço da tarifa, o Sindifisco-PB espera que as empresas de transporte público, o governo estadual e governos municipais, representantes dos estudantes, entre outros segmentos que compõem o Conselho Tarifário, revejam o impacto da redução do preço do combustível nos custos e discutam a redução do valor das passagens.
Para o Sindifisco-PB, a economia com o custo do diesel não deve ficar no bolso dos empresários, mas sim, no bolso dos usuários paraibanos.
Sindifisco-PB é solidário à greve dos técnicos administrativos
Servidores técnicos administrativos da Paraíba estão em greve há mais de 60 dias e cobram do Governo do Estado abertura de diálogo para discutir as demandas da categoria, como reposição salarial de 15,76%, redução da carga horária para 30 horas semanais, Plano de Cargos e Carreiras, entre outras demandas.
Num ato de represália, o Governo descontou as faltas nos contracheques do mês de maio de 2018 dos técnicos administrativos. A tentativa de negociação vem desde 2013, com 16 ofícios protocolados no Palácio da Redenção, sem nenhuma resposta.
O Sindifisco-PB é solidário aos servidores e apela para a sensibilidade do Governo no intuito de abrir o diálogo, a fim de resolver o impasse.
Presidenciáveis apoiam Reforma Tributária
A primeira edição do Fórum Internacional Tributário foi realizada com bastante sucesso em São Paulo, de 4 a 6 últimos, reunindo auditores fiscais de todo o Brasil e representantes de mais 14 países.
Especialistas em tributos e economistas de quatro continentes estiveram no evento para traçar um panorama da economia brasileira, tendo como parâmetro as políticas tributárias de outros países.
Promovido pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), o Fórum conseguiu ainda o feito de reunir seis presidenciáveis. Em comum, eles defenderam que é preciso promover uma ampla reforma no sistema tributário nacional e que se faça justiça social, na lógica de que “quem ganha mais deve pagar mais”.
Os presidenciáveis presentes foram: Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL), Paulo Rabello de Castro (PSC), José Maria Eymael, (DC), João Vicente Goulart (PPL), além da Senadora Gleisi Hoffmann (PT), representando o ex-presidente Lula.
Convocação: Assembleia Geral nesta quarta-feira
A diretoria do Sindifisco-PB convoca os filiados para assembleia geral extraordinária, que acontece nesta quarta-feira (13), às 17h30, na sede do Sindicato.
Aberta no último dia 29 e, conforme convocação, a assembleia geral vai debater e deliberar sobre os trabalhos da Comissão de Negociação das demandas da categoria junto ao Governo do Estado. Além disso, serão repassados importantes informes. Tendo em vista a necessidade da tomada de decisões, a diretoria do Sindicato reitera que é importante a participação expressiva das auditoras e dos auditores.
Forró Fiscando social
Há 15 anos, o Sindifisco-PB reúne os filiados no Forró Fiscando, evento tradicional nos festejos juninos da categoria fiscal. Uma das peculiaridades do evento é o caráter social. Desde a primeira edição, os filiados doam alimentos para a aquisição das mesas, que são repassados a entidades carentes.
A diretoria do Sindifisco-PB agradece aos colegas que se engajaram nesta iniciativa e sempre garantiram o pleno êxito da campanha solidária.
Até o fechamento desta edição (sexta-feira última, 8), a organização do Forró Fiscando ajustava os últimos detalhes para a realização de mais um evento, no dia seguinte, no Clube Cabo Branco, em João Pessoa, com Gente Boa e Chico Forrozado.
Riscos dos fogos de artifícios
Entre as tradições do período junino estão comidas típicas, danças, fogueiras e queima de fogos de artifícios. Em relação aos dois últimos itens, é relevante destacar suas peculiaridades, que são os riscos de acidentes.
Por isso, o Sindifisco-PB alerta sobre a necessidade de se adotar procedimentos de segurança, em particular durante a queima de fogos, que é responsável por aumentar, neste período, os índices de queimaduras.
O alerta serve, especialmente, para os pais que precisam redobrar os cuidados com as crianças, seguindo corretamente as especificações de cada produto.