Nos acompanhe

Negócios

Procon esclarece consumidor sobre portabilidade de dívida em instituição financeiras

Publicado

em

Uma das dúvidas que está se ‘popularizando’ nos órgãos de proteção ao consumidor em todo País é quanto à portabilidade de dívidas de uma instituição financeira para outra. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor adverte: cuidado para não confundir a portabilidade com renegociação da dívida porque, no caso da portabilidade, o saldo devedor deve permanecer o mesmo e a taxa de juros sempre é mais baixa.

O secretário Helton Renê esclarece que a portabilidade da dívida é uma transferência do saldo devedor (aquele montante que ainda deve ser quitado) de uma instituição bancária para outra, mas com uma taxa de juros menor. O prazo de pagamento da dívida também deve ser mantido. “Quanto à renegociação, o banco geralmente se propõe a reduzir o valor das parcelas, o que geralmente aumenta o número de meses para saldar a dívida, e sem redução de juros”, afirmou Helton.

Ele informa que a portabilidade pode ser aplicada a todas as linhas de crédito para pessoas físicas, como rotativo do cartão de crédito, cheque especial e empréstimo pessoal. “O importante, para quem tem uma dívida que está se tornando difícil de pagar, é verificar se alguma instituição financeira realiza essa portabilidade  e se ela oferece vantagens como juros mais baixos em cima do saldo devedor”, disse.

Atento – Helton Renê esclarece que, atualmente, a portabilidade de dívida está se popularizando entre os consumidores, com alguns bancos propondo juros mais baixos ao receber a migração de uma dívida, com a instituição financeira de origem da dívida fazendo, às vezes, contrapropostas vantajosas para o cliente. “O consumidor que tem a oportunidade de usar a portabilidade deve ficar atento para as vantagens, que passa principalmente pelos juros aplicados na dívida. Mas, atenção, o saldo devedor não deve ser mexido”.
Outro conselho do titular do Procon-JP é quanto ao consumidor prestar atenção ao Custo Efetivo Total, a chamada CET, e não apenas na taxa de juros, comparando todas condições oferecidas pelos bancos, tanto o que se ofereceu para receber a dívida quanto ao banco de origem. “Na verdade, a portabilidade é uma negociação e os clientes devem se conscientizar que as instituições financeiras têm por principal característica não perderem dinheiro. Se eles estão oferecendo vantagens para o cliente é porque também vão lucrar. Por isso, todo cuidado é pouco”.

Venda casada – O secretário acrescenta que o consumidor deve pedir a proposta da portabilidade por escrito e não deve ter pressa para fechar o negócio. “Deve-se avaliar a proposta com calma e verificar todos os pontos do contrato para verificar se é realmente vantajosa. Outra coisa a ser ponderada é que o cliente não é obrigado a aceitar outros produtos e serviços do banco para migrar a dívida porque isso pode se configurar venda casada, o que é ilegal, um crime, inclusive, previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”.

Sem custos – Mais um ponto salientado por Helton Renê é quanto aos custos da portabilidade, que não deve ser do portador da dívida. “Além dessa questão dos custos da portabilidade, o consumidor precisa verificar se outras cobranças estão vinculadas à transferência da dívida, a exemplo da emissão do cadastro ou de transferência em cartório. Também não se deve confundir a portabilidade com a compra da dívida ou com uma renegociação. Os parâmetros, principalmente dos juros, são bem diferenciados”.

Como fazer – O consumidor que tem interesse em fazer portabilidade da dívida, se encontrar uma condição mais vantajosa em outro banco, deve entregar uma proposta para o banco onde a dívida teve origem. A instituição tem um prazo de cinco úteis para fazer uma contraposta ao cliente. No caso do consumidor não aceitar a contraposta, a instituição com a qual o cliente iniciou a dívida é obrigada a aceitar o pedido de portabilidade. “Mas, o banco para o qual o cliente quer migrar, não é obrigado a aceitar o pedido da portabilidade”, disse Helton Renê.

Dicas para portabilidade segura da dívida:

– Pedir por escrito a proposta de portabilidade do banco e analisar se vai elevar o saldo devedor;

– Não pode haver a vinculação da portabilidade à oferta de produtos e serviços, a exemplo do seguro ou novo cartão de crédito porque se configura venda, o que é ilegal;

– Comparar o Custo Efetivo Total (CET) da dívida, que inclui, além dos juros, outras taxas e impostos;

– Verificar se há redução dos juros comparando o saldo devedor e o número de parcelas, que não devem sofrer alterações;

– O cliente deve pedir ao banco o valor do saldo devedor, o número do contrato e as taxas de juros cobradas. O prazo para o banco entregar estas informações é de um dia útil.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas comanda palestra ‘Oratória da Elegância’ em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A influenciadora, professora de português, palestrante e escritora Cíntia Chagas estará em João Pessoa pela primeira vez, no próximo dia 26 de novembro, com a palestra “Oratória da Elegância”, no Teatro Pedra do Reino.

O evento, que também acontecerá no Teatro Guararapes (PE) no dia 27, é promovido pelo Clubjob Coworking, ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba.

“Celebrando 10 anos de atuação no mercado, o Clubjob Coworking reforça seu compromisso com o incentivo ao empreendedorismo e a inovação, não apenas como espaço de coworking, mas também na realização de eventos de grande impacto. Para marcar sua primeira década, a empresa promove em João Pessoa e Recife a palestra Oratória da Elegância com Cíntia Chagas, referência em comunicação. O evento reunirá profissionais e empreendedores interessados em aprimorar suas habilidades de oratória e expressão em um ambiente que inspira sucesso e desenvolvimento pessoal”, ressalta Daniel Pessoa, CEO do Clubjob.

Especialista em comunicação e educadora, fenômeno nas redes sociais, Cíntia Chagas abordará em sua palestra os pilares de quem se expressa com sofisticação, revelando o que é preciso para não cometer gafes e usar a comunicação a seu favor. São técnicas e dicas para melhorar a habilidade de falar em público e se expressar de maneira criativa e convincente.

O público ouvinte vai aprender táticas de oratória que impressionam, dicas práticas para uma comunicação eficaz, como falar em público com autoconfiança e estilo, como estruturar discursos e apresentações impactantes, e de que forma melhorar a comunicação interpessoal para fortalecer as relações.

Cíntia Chagas mostra, de forma bem humorada, a importância de se comunicar bem
Cíntia Chagas tem mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo Instagram e TikTok. No YouTube, mantém um canal com meio milhão de inscritos, onde dá dicas de ortografia e entrevista celebridades, empresários e políticos.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mineira de 42 anos começou a dar aulas de português em 2008. Em 2015, ganhou destaque na internet por reunir estudantes em baladas de BH, às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para revisar conteúdos de gramática para as provas.

Nessa época, Cíntia decidiu gravar vídeos divertidos para se destacar na profissão, ensinando gramática de forma irreverente e sempre com um toque de humor ácido. Em pouco tempo, seu sucesso nas redes sociais a levou a participar de programas de televisão e conquistar um público crescente.

Escritora de dois livros campeões de venda pela Veja e pela Amazon, “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento Sem Erros (de Português)”, Chagas já foi articulista da revista Forbes e coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra, além de palestrante e influenciadora.

Atualmente, uma das fórmulas de sucesso no perfil de Cíntia nas redes sociais são os vídeos diários respondendo às caixinhas de perguntas dos seguidores, avaliando o que é considerado elegante ou não, ensinando português e dando aula sobre regras de etiqueta.

O quê: palestra “Oratória da Elegância” com Cíntia Chagas;
Quando:
 em João Pessoa, no dia 26 de novembro / Recife, dia 27;
Onde: Teatro Pedra do Reino (PB) / Teatro Guararapes (PE);
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cintia-chagas-oratoria-da-elegancia/2558301?referrer=www.google.com

Continue Lendo

Negócios

Prefeitura lança Edital para credenciamento de quiosques em praias de Cabedelo; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu edital de chamamento público para credenciamento de candidatos a celebrarem termo de permissão de uso dos quiosques nas praias de Intermares e Ponta de Campina.

A seleção vai abranger empresas, microempresas e/ou empresas de pequeno porte que atuem no ramo de bares e restaurantes para outorga de Termo de Permissão de Uso de 13 quiosques no espaço – 11 em Intermares e 02 em Ponta de Campina.

As inscrições estarão abertas no período de 04 a 08 de novembro mediante preenchimento de formulário online, disponibilizado no site oficial da PMC, e entregue acompanhado de documentação na sede da Setur. O resultado final está previsto para o dia 26 de novembro.

Clique aqui e confira a íntegra do Edital.

Para a seletiva, será criada por Portaria uma Comissão Especial, composta por 03 servidores da Secretaria de Turismo, para analisar e julgar eventual recurso. A vigência da habilitação/credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir da publicação do resultado final, podendo ser renovado a critério do Poder Executivo Municipal.

Os permissionários devem garantir o cumprimento dos requisitos sanitários e das condições higiênico sanitárias adequadas da manipulação de alimentos, necessários à garantia de alimentos adequados ao consumo, atentos aos requisitos mínimos para funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos, observando o recebimento, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte, distribuição, exposição ao consumo e comercialização, bem como a observar os manuais de boas práticas e demais exigências da ANVISA conforme Resolução-RDC ANVISA nº 216/04.

A Secretaria Municipal de Turismo prestará todos os esclarecimentos solicitados pelos interessados no chamamento público, sobre o Edital e seus anexos, estando disponível para atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na Sede do Órgão, localizada no Centro Turístico Francisco de Oliveira – BR230, Km 0, S/N, Centro, Cabedelo/PB, ou através do telefone 83 3206 0513 e-mail [email protected].

Continue Lendo

Negócios

Natália Gaion realiza Harmonize no MERO, restaurante do hotel HCM, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Todos os meses a sommelière profissional Natália Gaion reúne cerca de 30 mulheres com o objetivo de fomentar o cenário enogastronômico da Paraíba e proporcionar uma experiência sensorial única entre as participantes. “O Harmonize é um evento que proporciona novas relações e conexões, novos sabores, texturas e aromas. O projeto nasceu da minha inquietude por propagar a cultura do vinho de forma leve. O Harmonize propicia às mulheres um momento especial de troca de experiências, conexão, networking e, principalmente, amizades”, salienta a sommelière, fundadora do projeto.
Os apreciadores do vinho da capital paraibana podem se preparar para este evento que, desta vez, acontece em um lugar ainda mais especial. Será no MERO, o restaurante do charmoso e novíssimo HCM Hotel. Os pratos terão assinatura do chef Vinicius Silva e serão harmonizados vinhos premiuns da distribuidora Nordil, parceira do projeto. O evento vai acontecer no próximo dia 12 de novembro e as vagas são limitadas.
Mais do MERO – O MERO conta com uma cozinha que mescla o contemporâneo com a regionalidade. O espaço, intimista e aconchegante, tem arquitetura assinada pela premiada Bethania Tejo, e conta com uma adega também usado para mini-eventos, ideal para encontros privativos, degustações, jantares empresariais ou celebrações especiais. A carta de vinhos traz rótulos nacionais e internacionais  – conhecidos do mercado e exclusivos da casa.
Para maior comodidade dos clientes, o MERO oferece valet e estacionamento cortesia.  O endereço é na Av. João Maurício, 1497, em Manaíra. Para reservas e mais informações, acesse o Instagram @hcmhotel / @merorestaurantehcm ou entre em contato pelo WhatsApp (83) 99364-8786. O site é o https://www.lpnhoteis.com.br/hoteis/hcm-hotel
HARMONIZE – JOÃO PESSOA
Data: 12 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Local:  MERO Restaurante (HCM HOTEL – Av. João Maurício, 1497 – Manaíra, João Pessoa – PB)
Valor: R$ 250,00
Inscrições: 83 99896.9969

 

Continue Lendo