Nos acompanhe

Negócios

PMJP qualifica cerca de 400 jovens e adultos para o mercado de trabalho

Publicado

em

A qualificação para o mercado do trabalho dos jovens e adultos que participam de programas e serviços em unidades sociais tem sido prioridade na política de geração de renda e inclusão profissional da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Somente no período de março a maio deste ano, cerca de 400 pessoas estão participando ou já participaram de cursos profissionalizantes. Muitos deles já foram encaminhados para o mercado de trabalho ou mesmo desafiam a criação do próprio negócio.

Conforme o balanço da Diretoria de Participação e Organização Comunitária (DIPOP), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), nos últimos três meses, 319 pessoas se inscreveram e estão participando de cursos de qualificação profissional nas suas unidades sociais. A Dipop é responsável pelos Centros de Referência da Cidadania (CRCs) e pelo Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no bairro do Expedicionários.

No geral, os cursos são destinados a beneficiários/as do Programa Bolsa Família, a usuários/as do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadUnico) e/ou que sejam usuários/as de unidades de acolhimento.

A proposta da Prefeitura de João Pessoa não se limita a apenas promover o curso, ela busca incluir o ex-aluno (a) no mercado de trabalho. Para isso, busca a parceria com outras secretarias municipais que trabalham com o estímulo ao empreendedorismo, a exemplo do Banco Cidadão e ao trabalho, via o Sistema Nacional de Emprego (Sine-JP). Recentemente, a PMJP também firmou parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), com a meta de garantir aos ex-integrantes de cursos, o acesso ao microcrédito Credi Amigo.

Marcenaria – A Marcenaria Básica Sustentável, ligada à Diretoria de Economia Solidária Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), também garante a qualificação de jovens e adultos. Atualmente vem realizando o curso de Marcenaria Básica com 28 alunos. O curso tem a duração de 1 ano.

Acessuas Trabalho – No momento, uma parceria entre o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vem ministrando o Curso integral de Florista. No curso, realizado em dois turnos, participam 40 beneficiários do Programa Bolsa Família. É realizado no Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira da Silva, no bairro do Róger. Foi iniciado há dois meses e tem previsão de término em julho próximo.

Conforme a garantia dos facilitadores, ao final, todos os alunos e alunas estarão aptos ao mercado de trabalho, ou qualificados para implantar seu negócio. “Ao final, quem realmente se interessa em se aprimorar, está apto ao mercado de trabalho e contribuir para a renda familiar, diz a técnica do Acessuas, Isabel Cristina Nunes de Almeida.

A artesã Ângela de Sousa, é o exemplo de uma aluna que já está colhendo frutos na nova experiência. Ela é aluna do curso de Florista e diz que, no momento, está desempregada do mercado convencional. “Aproveitei a oportunidade e vim me qualificar neste curso. Já estou colhendo bons resultados. Tenho ajudado na renda familiar vendendo o produto bem mais aprimorado”, conta a aluna.

Acessuas – O programa busca a autonomia das famílias integrantes da política de assistência social por meio do mercado de trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhando e acompanhando pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso ao trabalho e emprego.

As ações de inclusão produtiva compreendem a qualificação técnico- profissional, a intermediação pública de mão de obra, apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária, o acesso a direitos sociais relativos ao trabalho (formalização do trabalho), articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros benefícios.

Continue Lendo

Negócios

Cíntia Chagas comanda palestra ‘Oratória da Elegância’ em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A influenciadora, professora de português, palestrante e escritora Cíntia Chagas estará em João Pessoa pela primeira vez, no próximo dia 26 de novembro, com a palestra “Oratória da Elegância”, no Teatro Pedra do Reino.

O evento, que também acontecerá no Teatro Guararapes (PE) no dia 27, é promovido pelo Clubjob Coworking, ecossistema de profissionais e empresas da Paraíba.

“Celebrando 10 anos de atuação no mercado, o Clubjob Coworking reforça seu compromisso com o incentivo ao empreendedorismo e a inovação, não apenas como espaço de coworking, mas também na realização de eventos de grande impacto. Para marcar sua primeira década, a empresa promove em João Pessoa e Recife a palestra Oratória da Elegância com Cíntia Chagas, referência em comunicação. O evento reunirá profissionais e empreendedores interessados em aprimorar suas habilidades de oratória e expressão em um ambiente que inspira sucesso e desenvolvimento pessoal”, ressalta Daniel Pessoa, CEO do Clubjob.

Especialista em comunicação e educadora, fenômeno nas redes sociais, Cíntia Chagas abordará em sua palestra os pilares de quem se expressa com sofisticação, revelando o que é preciso para não cometer gafes e usar a comunicação a seu favor. São técnicas e dicas para melhorar a habilidade de falar em público e se expressar de maneira criativa e convincente.

O público ouvinte vai aprender táticas de oratória que impressionam, dicas práticas para uma comunicação eficaz, como falar em público com autoconfiança e estilo, como estruturar discursos e apresentações impactantes, e de que forma melhorar a comunicação interpessoal para fortalecer as relações.

Cíntia Chagas mostra, de forma bem humorada, a importância de se comunicar bem
Cíntia Chagas tem mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, incluindo Instagram e TikTok. No YouTube, mantém um canal com meio milhão de inscritos, onde dá dicas de ortografia e entrevista celebridades, empresários e políticos.

Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a mineira de 42 anos começou a dar aulas de português em 2008. Em 2015, ganhou destaque na internet por reunir estudantes em baladas de BH, às vésperas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para revisar conteúdos de gramática para as provas.

Nessa época, Cíntia decidiu gravar vídeos divertidos para se destacar na profissão, ensinando gramática de forma irreverente e sempre com um toque de humor ácido. Em pouco tempo, seu sucesso nas redes sociais a levou a participar de programas de televisão e conquistar um público crescente.

Escritora de dois livros campeões de venda pela Veja e pela Amazon, “Sou Péssimo em Português” e “Um Relacionamento Sem Erros (de Português)”, Chagas já foi articulista da revista Forbes e coleciona milhares de alunos nos cursos virtuais que ministra, além de palestrante e influenciadora.

Atualmente, uma das fórmulas de sucesso no perfil de Cíntia nas redes sociais são os vídeos diários respondendo às caixinhas de perguntas dos seguidores, avaliando o que é considerado elegante ou não, ensinando português e dando aula sobre regras de etiqueta.

O quê: palestra “Oratória da Elegância” com Cíntia Chagas;
Quando:
 em João Pessoa, no dia 26 de novembro / Recife, dia 27;
Onde: Teatro Pedra do Reino (PB) / Teatro Guararapes (PE);
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/cintia-chagas-oratoria-da-elegancia/2558301?referrer=www.google.com

Continue Lendo

Negócios

Prefeitura lança Edital para credenciamento de quiosques em praias de Cabedelo; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), abriu edital de chamamento público para credenciamento de candidatos a celebrarem termo de permissão de uso dos quiosques nas praias de Intermares e Ponta de Campina.

A seleção vai abranger empresas, microempresas e/ou empresas de pequeno porte que atuem no ramo de bares e restaurantes para outorga de Termo de Permissão de Uso de 13 quiosques no espaço – 11 em Intermares e 02 em Ponta de Campina.

As inscrições estarão abertas no período de 04 a 08 de novembro mediante preenchimento de formulário online, disponibilizado no site oficial da PMC, e entregue acompanhado de documentação na sede da Setur. O resultado final está previsto para o dia 26 de novembro.

Clique aqui e confira a íntegra do Edital.

Para a seletiva, será criada por Portaria uma Comissão Especial, composta por 03 servidores da Secretaria de Turismo, para analisar e julgar eventual recurso. A vigência da habilitação/credenciamento será de 12 (doze) meses, a partir da publicação do resultado final, podendo ser renovado a critério do Poder Executivo Municipal.

Os permissionários devem garantir o cumprimento dos requisitos sanitários e das condições higiênico sanitárias adequadas da manipulação de alimentos, necessários à garantia de alimentos adequados ao consumo, atentos aos requisitos mínimos para funcionamento de instalações e serviços relacionados ao comércio e manipulação de alimentos, observando o recebimento, preparo, acondicionamento, armazenamento, transporte, distribuição, exposição ao consumo e comercialização, bem como a observar os manuais de boas práticas e demais exigências da ANVISA conforme Resolução-RDC ANVISA nº 216/04.

A Secretaria Municipal de Turismo prestará todos os esclarecimentos solicitados pelos interessados no chamamento público, sobre o Edital e seus anexos, estando disponível para atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, na Sede do Órgão, localizada no Centro Turístico Francisco de Oliveira – BR230, Km 0, S/N, Centro, Cabedelo/PB, ou através do telefone 83 3206 0513 e-mail [email protected].

Continue Lendo

Negócios

Natália Gaion realiza Harmonize no MERO, restaurante do hotel HCM, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Todos os meses a sommelière profissional Natália Gaion reúne cerca de 30 mulheres com o objetivo de fomentar o cenário enogastronômico da Paraíba e proporcionar uma experiência sensorial única entre as participantes. “O Harmonize é um evento que proporciona novas relações e conexões, novos sabores, texturas e aromas. O projeto nasceu da minha inquietude por propagar a cultura do vinho de forma leve. O Harmonize propicia às mulheres um momento especial de troca de experiências, conexão, networking e, principalmente, amizades”, salienta a sommelière, fundadora do projeto.
Os apreciadores do vinho da capital paraibana podem se preparar para este evento que, desta vez, acontece em um lugar ainda mais especial. Será no MERO, o restaurante do charmoso e novíssimo HCM Hotel. Os pratos terão assinatura do chef Vinicius Silva e serão harmonizados vinhos premiuns da distribuidora Nordil, parceira do projeto. O evento vai acontecer no próximo dia 12 de novembro e as vagas são limitadas.
Mais do MERO – O MERO conta com uma cozinha que mescla o contemporâneo com a regionalidade. O espaço, intimista e aconchegante, tem arquitetura assinada pela premiada Bethania Tejo, e conta com uma adega também usado para mini-eventos, ideal para encontros privativos, degustações, jantares empresariais ou celebrações especiais. A carta de vinhos traz rótulos nacionais e internacionais  – conhecidos do mercado e exclusivos da casa.
Para maior comodidade dos clientes, o MERO oferece valet e estacionamento cortesia.  O endereço é na Av. João Maurício, 1497, em Manaíra. Para reservas e mais informações, acesse o Instagram @hcmhotel / @merorestaurantehcm ou entre em contato pelo WhatsApp (83) 99364-8786. O site é o https://www.lpnhoteis.com.br/hoteis/hcm-hotel
HARMONIZE – JOÃO PESSOA
Data: 12 de novembro (terça-feira)
Horário: 19h30
Local:  MERO Restaurante (HCM HOTEL – Av. João Maurício, 1497 – Manaíra, João Pessoa – PB)
Valor: R$ 250,00
Inscrições: 83 99896.9969

 

Continue Lendo