Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo Coutinho inaugura ginásio poliesportivo da Escola Otávio Novais

Publicado

em

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, na quinta-feira (24), o Ginásio Poliesportivo da Escola Estadual Otávio Novais, localizada no Bairro dos Novais, em João Pessoa. A unidade de ensino foi recentemente contemplada com uma grande reforma concluída em agosto do ano passado e agora também possui um ginásio poliesportivo totalmente adequado às necessidades dos estudantes. A construção da obra teve início em setembro de 2017, representando um investimento de R$ 824 mil.

Ricardo  recordou que em 2011 a Escola estava em um estado lamentável, por isso o Governo do Estado fez uma grande reforma no local e também resolveu construir um Ginásio atendendo a reivindicação dos estudantes por um espaço para a prática esportiva. “Quando entregamos a reforma desta escola no ano passado, já autorizamos a construção do Ginásio, porque sentimos a necessidade dos estudantes por um ambiente adequado para o esporte”, frisou.

O chefe do Executivo Estadual ainda acrescentou que atualmente as escolas da rede estadual de ensino estão bem preparadas, tanto na parte estrutural como na área pedagógica. “As unidades de ensino têm laboratórios da melhor qualidade, ginásios, bibliotecas amplas, além da implantação do ensino integral e técnico. Tudo isso vem proporcionando uma revolução na educação”, garantiu.

O diretor da escola, Evandir Laurentino, afirmou que o Ginásio simboliza um marco para os estudantes e para a comunidade escolar, uma vez que antes não havia no local nenhum equipamento público para a prática de esporte. “Este Ginásio Poliesportivo foi mais um presente para toda a comunidade escolar. Antes, os alunos praticavam esporte em um terreno, sem as condições adequadas. Ver esse Ginásio concluído é uma realização para todos que fazem parte da Escola Otávio Novais”, falou.

“A Paraíba está no caminho correto. Essa escola, que era acabada, hoje tem uma estrutura grandiosa e só faltava o ginásio que agora está sendo entregue aos estudantes. O Governo do Estado está de parabéns por mais esta obra e por olhar pela educação na Paraíba”, observou o deputado estadual João Gonçalves.

O Ginásio de 20×30 com arquibancadas vai atender cerca de 600 alunos e possui vestiários, trave de futebol, tabela de basquete, suporte para fixação de rede de voleibol e outros acessórios. “Estamos muito felizes por termos um local ideal para praticarmos várias atividades esportivas. Era um desejo dos alunos ter este Ginásio e por isso agradecemos ao Governo pela obra. Além de uma bela escola, agora temos um ginásio de qualidade”, afirmou a aluna Janaína Rodrigues.

O estudante Marcos Antônio também expressou a satisfação em ter um ginásio para praticar esportes na escola. “Esperamos muito por este Ginásio Poliesportivo e finalmente a hora chegou. A gente passou quase um ano sem praticar esportes, mas agora está show. Os alunos podem jogar futebol, basquete, vôlei, tudo em uma boa quadra”, comemorou. 

Continue Lendo

Paraíba

Paulo Maia não tem proposta para mulher advogada e promete “educar as vítimas de violência na OAB”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à presidência da OAB Paraíba, Paulo Maia, surpreendeu a advocacia com sua carta de propostas, na qual não consta nenhum item voltado para o fortalecimento da mulher advogada, ele trata as ações para o público feminino apenas como alvo de violência e assédio.

Mesmo tendo sua gestão condenada por assédio, Paulo afirma que pretende implementar um programa para combater a violência de gênero. Ele promete criar um programa de combate à violência de gênero para “educar tanto as vítimas como os agressores”. A proposta não menciona acolhimento nem punição.

“Criar um programa de combate à violência de gênero, política e institucional promovido pela Escola de Direitos da OAB/PB, com o objetivo de abordar a prevenção e enfrentamento da violência, educando tanto as vítimas quanto os agressores, por meio de reeducação e conscientização”, é o que diz o texto da sua carta proposta.

As advogadas são maioria, mas sofrem com salários mais baixos que os homens e ocupam menos cargos de liderança. Entretanto, entre as propostas do candidato não há nenhum item sequer que faça menção a alguma tentativa de corrigir essa realidade, com a implantação de políticas específicas.

Lei da mordaça – A proposta apresentada por Paulo Maia causa indignação, não só entre as advogadas, mas perante a sociedade paraibana, pois se levar em consideração o assédio que aconteceu durante sua gestão na OAB-PB, a proposta reafirma a conduta de exigir o silêncio da vítima, caso contrário, pune com demissão.

Caso de assédio – A gestão de Paulo Maia foi marcada por um grande escândalo envolvendo assédio contra uma funcionária que trabalhou há 20 anos na OAB paraibana. Mesmo sendo vítima, ela foi demitida. O caso resultou na condenação da gestão de Paulo, em última instância, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) por assédio.

Continue Lendo

Paraíba

“Nós iremos colocar a mesma chapa”, revela Galdino caso ocorra disputa para presidência da ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa de Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), voltou a afirmar nesta terça-feira (05/11) que a reeleição para o biênio 2025/2026 da Casa está assegurada, mas em uma eventual nova disputa, ele lançará nome à reeleição.

“Se por acaso acontecer, você não tenha dúvida. A minha chapa será exatamente a chapa que foi eleita por todos nós há dois anos. Nós iremos colocar a mesma chapa para podermos, mais uma vez, ratificar a eleição do segundo biênio”, afirmou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Em abril , a Executiva Nacional do PSDB, liderada pelo presidente Marconi Perillo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba. O PSDB questionou a eleição interna que resultou na escolha do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da ALPB para o período entre 2023 e 2026.
Agora, o procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule a reeleição antecipada de Galdino.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou-se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo