Nos acompanhe

Paraíba

Antaq realiza audiência na Paraíba para leilões de terminais do Porto de Cabedelo

Publicado

em

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou, na terça-feira (22), em João Pessoa, a audiência pública presencial 03/2018, para obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento das minutas jurídicas e técnicas que são necessárias para realização dos leilões de três terminais de granéis líquidos localizados no Porto de Cabedelo. Autoridades do Ministério dos Transportes, da Secretaria Nacional dos Portos, da Antaq, apresentaram a proposta e os estudos para realização dos leilões, em um processo transparente e participativo.

O diretor geral da Antaq, Mario Povia, abriu a audiência pública chamando atenção para importância da solenidade. Em seguida, Disney Barroca, coordenador Geral de Modelagem de Outorgas da Secretaria Nacional dos Portos, fez a apresentação do processo e destacou a importância do Porto de Cabedelo para o desenvolvimento da Paraíba, ressaltando, por exemplo, que a cidade tem a melhor renda per capita do Estado.

O assessor técnico da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Thilo Zindel, fez a apresentação dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, que foi elaborado pela Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) e cedido ao Governo Federal.

Após as apresentações, as mais de quarenta pessoas que participaram da audiência puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões. O aviso da audiência pública está disponível no site da Antaq (http://portal.antaq.gov.br/index.php/audiencia-publica-no-032018/) que recebe as contribuições e sugestões até o próximo dia 28 de maio.

A presidente da Companhia Docas, Gilmara Temóteo, enfatizou a importância da audiência, que garantiu o cumprimento de mais uma etapa do processo e, além disso, irá permitir mais investimentos no Porto paraibano. Ela agradeceu a todos os profissionais envolvidos da Companhia Docas, da Antaq e em especial ao governador Ricardo Coutinho por sempre apoiar e incentivar as ações que estão se tornando realidade no Porto paraibano. “É bom ver que um processo tão complexo, que está sendo construído a várias mãos, se tornando realidade, fazendo com que o Porto de Cabedelo possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, observou.

O diretor da Antaq, Mario Povia, encerrou a audiência pública ressaltando a transparência do processo que visa garantir o sucesso dos leilões e que, com isso, a União, o Estado da Paraíba, o Município de Cabedelo, a sociedade em geral e as empresas serão totalmente beneficiados após a conclusão do procedimento.

Leilões

O Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Governo Federal, aprovou no mês passado o leilão de concessão de sete terminais portuários em todo País, dentre eles, estão os três terminais de granéis líquidos no Porto de Cabedelo, que estão com os contratos vencidos operando através de contratos de transição.

Investimento

A partir dos leilões, serão garantidos investimentos na modernização e na expansão dos terminais, investimentos esses estimados em R$ 60 milhões. Além disso, o vencedor do leilão de um dos terminais deverá investir como contrapartida aproximadamente R$ 20 milhões na área primária do Porto de Cabedelo, investimentos esses que serão em: pavimentação, sistema de combate a incêndio, reforma dos armazéns, rede de drenagem, rede elétrica, entre outros.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

A decisão se deu durante a 41ª Sessão Ordinária da Câmara Especializada Criminal, realizada de forma semipresencial, nesta terça-feira (05/11).

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides averbou-se “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Pleno do TJPB realiza sessão nesta terça-feira para escolha de novos desembargadores

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, nesta terça-feira (5), uma sessão administrativa às 15h, sob a presidência do desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte estadual.

Na pauta, estão as promoções de juízes ao cargo de desembargador, obedecendo aos critérios de merecimento e antiguidade. Também será formada uma lista tríplice da OAB/PB, para ser enviada ao governador do Estado que escolherá um novo desembargador.

O primeiro item da pauta é o edital de vacância nº 11/2024, que trata da promoção de um magistrado por merecimento. Ao todo, 18 magistrados se inscreveram para concorrer.

Outro item é o edital de vacância nº 12/2024, referente à promoção de um desembargador por antiguidade. Para essa vaga, apenas o magistrado José Guedes Cavalcanti Neto, o mais antigo, concorre.

Além disso, os desembargadores irão definir uma lista tríplice de advogados para o cargo de desembargador. Segundo o edital de vacância nº 13/2024, estão inscritos os advogados Anna Carla Lopes Correia Lima, Bruno Augusto Albuquerque da Nóbrega, Breno Wanderley César Segundo, Thiago Leite Ferreira, Nevita Maria Pessoa de Aquino Franca Luna e Flávia de Paiva Medeiros de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho conversado”: George Morais revela articulações com governistas insatisfeitos na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado George Morais (União Brasil), disse nesta segunda-feira (04/11), em entrevista à Rádio CBN Paraíba, que a oposição pode se fortalecer com a possibilidade de criação de um bloco ‘independente’ na Casa.

De acordo o parlamentar, esse grupo seria formado a partir de insatisfações de deputados da base governista após desentendimentos com o governador João Azevêdo (PSB) em disputas municipais de algumas cidades.

Sobre quais são os sinais dessas insatisfações, o deputado citou conversas com as deputadas Jane Panta (PP), Doutora Paula (PP), além de Eduardo Brito (Solidariedade), cujos grupos enfrentaram candidatos do governador e saíram vitoriosos nas campanhas.

“Tenho conversado sim com alguns deputados e deputadas que mostram sinais de insatisfação em razão de posições do governador. Há rumores de que esses parlamentares poderão formar um grupo independente, um grupo com autonomia, e caberá a cada um o posicionamento definitivo”, disse.

Continue Lendo