Nos acompanhe

Paraíba

Em João Pessoa, seminário vai debater métodos de investigação no combate à corrupção

Publicado

em

O X Seminário de Estudos Jurídico/Constitucionais que acontece na próxima terça-feira (15), a partir das 8h, no auditório do Fórum Cível de João Pessoa vai debater, entre outros assuntos, os “métodos de investigação no combate à corrupção: a resposta do Estado ao crime organizado”. As discussões também destacarão a cidadania e a democracia como diretos e garantias fundamentais. A Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB) é parceira na realização do evento.

De acordo com o coordenador científico do evento, Donato Henrique da Silva, o X Seminário de Estudos Jurídico/Constitucionais tem o objetivo de aprofundar as discussões doutrinárias acerca do momento vivido pelo Direito contemporâneo, como por exemplo: o papel do Poder Judiciário; os métodos de investigação da Polícia Federal; as inovações trazidas pelo novo CPC; as consequências jurídicas da reforma trabalhista. Também serão tratados temas alusivos ao combate a corrupção; ativismo judicial e investigação criminal.

Os temas serão debatidos pelo ex-procurador da Fazenda Nacional e professor, Bianor Arruda Bezerra Neto; pelo juiz da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa, Paulo Henrique Tavares da Silva; pela perita da Polícia Civil e professora, Amanda Melo; pelo procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Bradson Tibério Luna Camelo; o professor e advogado Rinaldo Mouzalas; e a delegada da Polícia federal, Luciana Paiva Barbosa.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), Carlos Fábio, presidirá a Conferência de abertura como tema “Métodos de investigação no combate à corrupção: a resposta do Estado ao crime organizado”, às 8h30, com a participação de Luciana Paiva Barbosa (Delegada de Polícia Federal – Ministério da Justiça – Superintendência Regional de Polícia Federal – PB; Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco).

Às 9h30 o tema será a “Investigação Criminal e Perícia Forense: Análise pericial nos crimes sexuais, perfil e modus operandi”, com Amanda Melo (Perita Oficial Criminal do Instituto de Polícia Científica da Paraíba – Polícia Civil – Divisão de Morte Violenta; Mestre em Tecnologia Farmacêutica pela UFPB; Especialista em Genética & Biologia Molecular pela Universidade de Pernambuco; Professora universitária).

Logo após, às 10h30, será realizada a mesa “Avaliação doutrinária acerca do trânsito em julgado e início da execução da pena: Segurança jurídica X Risco de dano irreparável à parte”, com a participação de Rinaldo Mouzalas de Souza e Silva (Mestre em Direito pela UNICAP; Especialista em Direito pela Universidade Potiguar (UnP); Professor de Direito da UFPB; Autor de diversos livros jurídicos; Advogado). A programação continua à tarde.

Serviço – As inscrições podem ser feitas na coordenação do curso de Direito do IESP ao valor de R$ 40,00 e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2106-3805. Ao final do Seminário os participantes receberão um certificado de atividade com 30 horas-aula.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça da Paraíba autoriza prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça da Paraíba autorizou a prisão preventiva imediata do pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, acusado de abuso sexual contra diversos pacientes menores de idade em pleno consultório durante consultas realizadas em João Pessoa.

O relator do caso, desembargador Ricardo Vital de Almeida, em sua decisão, argumentou que a idade não pode ser uma “carta branca” para imunidade perante a Lei ou mesmo para indulgência.

Para esta Audiência, o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos declarou-se “impedido”. Já o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides de averbou “suspeito”.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Pleno do TJPB realiza sessão nesta terça-feira para escolha de novos desembargadores

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizará, nesta terça-feira (5), uma sessão administrativa às 15h, sob a presidência do desembargador João Benedito da Silva, presidente da Corte estadual.

Na pauta, estão as promoções de juízes ao cargo de desembargador, obedecendo aos critérios de merecimento e antiguidade. Também será formada uma lista tríplice da OAB/PB, para ser enviada ao governador do Estado que escolherá um novo desembargador.

O primeiro item da pauta é o edital de vacância nº 11/2024, que trata da promoção de um magistrado por merecimento. Ao todo, 18 magistrados se inscreveram para concorrer.

Outro item é o edital de vacância nº 12/2024, referente à promoção de um desembargador por antiguidade. Para essa vaga, apenas o magistrado José Guedes Cavalcanti Neto, o mais antigo, concorre.

Além disso, os desembargadores irão definir uma lista tríplice de advogados para o cargo de desembargador. Segundo o edital de vacância nº 13/2024, estão inscritos os advogados Anna Carla Lopes Correia Lima, Bruno Augusto Albuquerque da Nóbrega, Breno Wanderley César Segundo, Thiago Leite Ferreira, Nevita Maria Pessoa de Aquino Franca Luna e Flávia de Paiva Medeiros de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho conversado”: George Morais revela articulações com governistas insatisfeitos na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado George Morais (União Brasil), disse nesta segunda-feira (04/11), em entrevista à Rádio CBN Paraíba, que a oposição pode se fortalecer com a possibilidade de criação de um bloco ‘independente’ na Casa.

De acordo o parlamentar, esse grupo seria formado a partir de insatisfações de deputados da base governista após desentendimentos com o governador João Azevêdo (PSB) em disputas municipais de algumas cidades.

Sobre quais são os sinais dessas insatisfações, o deputado citou conversas com as deputadas Jane Panta (PP), Doutora Paula (PP), além de Eduardo Brito (Solidariedade), cujos grupos enfrentaram candidatos do governador e saíram vitoriosos nas campanhas.

“Tenho conversado sim com alguns deputados e deputadas que mostram sinais de insatisfação em razão de posições do governador. Há rumores de que esses parlamentares poderão formar um grupo independente, um grupo com autonomia, e caberá a cada um o posicionamento definitivo”, disse.

Continue Lendo