Nos acompanhe

Paraíba

Câmara de Municipal de Campina Grande homenageia Micheline Rodrigues

Publicado

em

Em uma sessão solene bastante prestigiada, marcada pela emoção e com a galeria e plenário lotados, a primeira dama de Campina Grande, médica Micheline Moura Rodrigues Veiga, recebeu na noite desta quarta-feira, 09, da Câmara de Vereadores, a Medalha de Honra ao Mérito Municipal. Entre as autoridades, marcou presença o ex-presidente da CBTU Lucélio Cartaxo, pré-candidato a governador.

Ao lado do prefeito Romero Rodrigues e dos filhos Vitória Moura Rodrigues e Vitor Romero, a primeira dama foi saudada por familiares, amigos, auxiliares da gestão do município, políticos e autoridades em geral desde a entrada na Casa de Félix Araújo até o plenário.

Iniciada às 20h10, a sessão durou em torno de duas horas e meia. O primeiro discurso, da médica Geovana Cordeiro, amiga de Micheline Rodrigues há mais de duas décadas, contou a trajetória de sucesso da homenageada, detalhando cada passo da vida acadêmica da jovem que sonhava em ser engenheira, mas acabou se tornando oftalmologista por incentivo dos pais, José Júnior Moura e Sônia Araújo.

Em seguida, o vereador licenciado e secretário de Esportes, Juventude e Lazer de Campina Grande, Teles Albuquerque, autor da propositura, destacou o lado humano da primeira dama e reconheceu sua importância em várias ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal. Destacou a municipalização dos serviços dos hospitais Pedro I e Doutor Edgley, além da AACD, que se tornou o Centro Especializado em Reabilitação (CER), ajudando milhares de pessoas até de outros estados.

Antes dos discursos da presidente da Câmara Municipal, Ivonete Ludgério, e do prefeito Romero Rodrigues, a primeira dama Micheline Rodrigues recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Municipal das mãos de Teles Albuquerque.

Na retomada das falas, talvez no momento mais emocionante da noite, o prefeito Romero permitiu-se fugir do protocolo e disse estar ali como esposo e admirador, arrancando lágrimas da homenageada, familiares e amigos que o interromperam diversas vezes para aplaudir seu relato.

“O que me impressiona a cada dia é o amor e a dedicação que Micheline emprega em cada ação que desenvolve, seja como mãe, esposa, médica, primeira dama. Eu ando essa cidade inteira e só escuto relatos de gratidão ao tratamento humano que as pessoas recebem dela. É uma homenagem mais do que justa”, registrou o prefeito.

Antes do discurso de Romero, Lúcelio Cartaxo, que na sessão representou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, fez rápido uso da tribuna para parabenizar a primeira dama de Campina Grande e lhes render votos de sucesso na sequência da caminhada.

Pronunciamento de Micheline

Em seu discurso da tribuna, a homenageada Micheline Rodrigues agradeceu aos oradores que a antecederam, em especial ao vereador licenciado Teles Albuquerque pela propositura e fez questão de registrar e agradecer a presença de Glória Cunha Lima, mãe do senador Cássio Cunha Lima, a quem definiu como incentivadora e orientadora em sua trajetória de vida pública.

“Sei que essa medalha é o reconhecimento de toda uma trajetória de vida profissional e dedicação ao SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo todos com respeito e humanidade. Mas também tenho certeza que esse título é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos.

Por isso eu gostaria de dedicar essa homenagem ao povo de Campina Grande. Este povo guerreiro e trabalhador, que ao escolher o prefeito Romero, me deu a oportunidade de fazer muito mais por essa gente, especialmente por aqueles que mais precisam”, asseverou Micheline, bastante aplaudida pelos presentes.

Presenças

Além de familiares, amigos, médicos e autoridades, representantes e líderes comunitários lotaram a galeria da Câmara Municipal para prestigiar a sessão especial.
Compuseram a mesa, além da presidente da Casa, Ivonete Ludgério, o prefeito Romero Rodrigues, os vereadores Sargento Neto, João Dantas e Teles Albuquerque, o coronel Márcio Rogério Brito Borges, comandante do 31º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, o ex-presidente da CBTU Lucélio Cartaxo, os médicos Antônio Ventura e Geovana Cordeiro e a educadora Kaline Késia, representando a mulheres do Outubro Rosa.

Continue Lendo

Paraíba

Do Cariri ao Sertão: Harrison participa de lançamento de candidaturas em Sousa e Monteiro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O advogado Harrison Targino, candidato à reeleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), teve uma agenda corrida na sexta-feira (1º). Ele esteve em Campina Grande, participando de um café da manhã, e depois seguiu para as cidades de Monteiro, no Cariri, e Sousa, no Sertão, para participar do lançamento das candidaturas à presidência das subseções da OAB-PB nestes municípios e reforçar a importância da união da advocacia nas regiões.

Em Monteiro, Harrison se encontrou com advogados de toda região em um almoço que marcou o lançamento da chapa 11, liderada por Gregory Mayer e Débora Carvalho. “É uma alegria chegar a Monteiro para este almoço com a advocacia do Cariri e apoiar o lançamento da campanha do 11 ao lado de meu amigo Gregory e de todos os colegas da região. Aqui a advocacia se uniu e mostrou força, mostrou que não se subordina a ninguém”, afirmou Harrison.

Após o encontro em Monteiro, Harrison seguiu para Sousa, onde participou de um evento para o lançamento das candidaturas de Ney e Bárbara, também representantes da chapa 11. “De Monteiro para Sousa, estamos percorrendo o estado, mostrando que nossa advocacia está unida e fortalecida. É fundamental apoiar os colegas que representam nossa categoria”, disse Harrison.

O candidato destacou que a OAB não tem dono, ela é dos advogados e advogadas, que ela não pode ser projeto pessoal de ninguém. Falou do seu compromisso em atuar e lutar pelo fortalecimento da advocacia na Paraíba. “Faço parte de um movimento que que vem transformando a OAB e convido todos a caminhar juntos conosco, pois não podemos mais admitir retrocesso”, reforçou.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa ganha Semana Municipal do Seguro a partir de 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um passo significativo para o mercado segurador paraibano, João Pessoa terá, a partir de 2025, a Semana Municipal do Seguro, uma nova data comemorativa destinada a promover a cultura da proteção. A iniciativa foi sancionada pela Câmara Municipal e promulgada pelo prefeito Cícero Lucena, fruto de um projeto de lei apresentado e defendido pelo vereador Coronel Kelson.

A Semana Municipal do Seguro será celebrada anualmente na primeira semana de novembro e tem como objetivo central disseminar e fomentar a cultura securitária entre os pessoenses. Edvan Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros da Paraíba (SINCOR-PB), destacou o evento como uma conquista importante para a categoria, uma vez que a iniciativa visa também valorizar os profissionais da área e expandir o conhecimento da população sobre o tema.

A programação da semana contará com palestras, seminários e debates, reunindo especialistas e autoridades do setor para discutir políticas públicas voltadas à proteção de bens materiais e imateriais da sociedade. Além de incentivar a criação de políticas que fortaleçam a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados aos consumidores, a Semana Municipal do Seguro busca promover uma conscientização ampla sobre os benefícios do seguro, valorizando a segurança e a proteção dos cidadãos e suas propriedades.

Edvan Vasconcelos celebrou a aprovação da lei como um avanço significativo para o setor de seguros e ressaltou a importância de se difundir a importância do seguro em uma sociedade que ainda não explora plenamente esse recurso. “Com uma semana inteira dedicada ao tema, teremos a oportunidade de mostrar a importância do seguro e do gerenciamento de riscos para a proteção e o desenvolvimento da nossa comunidade,” afirmou o presidente do SINCOR-PB.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindsegnne), Ronaldo Dalcin, também celebrou a aprovação da nova lei. “A criação da Semana Municipal do Seguro em João Pessoa representa um reconhecimento para uma indústria que tem se mostrado essencial para a economia e a sociedade, promovendo iniciativas que se tornam cada vez mais acessíveis à população”, afirmou.

Dalcin destacou que a ação será uma ferramenta relevante para fortalecer a história do mercado de seguros, proporcionando proteção, criação de empregos, arrecadação de impostos e todos os benefícios que essa indústria pode oferecer aos países, estados e à cidade de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Cinema Negro Paraibano no Feminino em Destaque na Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

As cineastas paraibanas Carine Fiúza e Antônia Ágape estarão presentes na Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024, realizada de 4 a 8 de novembro em Brasília-DF. Representantes do Cinema Negro Paraibano, Carine e Antônia exibirão seus filmes na sessão de abertura do evento, que ocorre dia 4, às 19h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Na abertura da mostra, As Cegas (Antônia Ágape, 1982) e Preciso falar do futuro além-mar (Carine Fiúza, 2023) serão exibidos, ressaltando a potência do cinema negro no estado e promovendo um encontro simbólico entre gerações. A Mostra Adélia Sampaio homenageia Adélia, pioneira do cinema negro brasileiro, e visa reconhecer a importância de Antônia Ágape, primeira cineasta negra paraibana, estabelecendo um diálogo intergeracional que enaltece as trajetórias de mulheres negras no audiovisual brasileiro.

Programação e Destaques No dia 4 de novembro, a sessão de abertura da Mostra Adélia Sampaio contará com uma mesa inaugural formada por importantes figuras do cenário cultural e político, seguida pela exibição dos filmes das cineastas paraibanas:

– 19h – Mesa de Abertura: Sebastiana (Tito Abayomi), DEX/UnB (Olgamir), Deputados Max Maciel e Fábio Félix

– 19h30 – Exibição dos Filmes:
As Cegas, de Antônia Ágape (1982, 10 min)
Preciso falar do futuro além-mar, de Carine Fiúza (2023, 8 min)

– Apresentação Cultural: Ball

Sobre as Cineastas

Carine Fiúza: Diretora, fotografa, curadora e pesquisadora, Carine explora temas como relações étnico-raciais, gênero e Cinema Negro. Seu filme, Preciso falar do futuro além-mar, integra o projeto “8 por 8,” dedicado ao resgate da produção em Super 8 na Paraíba. Atualmente, Carine dedica-se à pesquisa do Cinema Negro Paraibano e ao desenvolvimento da Mostra Pilão de Cinema Negro PB.

Instagram: @carine_fiuza (https://www.instagram.com/carine_fiuza/)

Youtube: Fiuza Carine (https://www.youtube.com/@FiuzaCarine/featured)

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1BM5LQIKX9b-gdRz_URjZWzSPFlpzVQb2?usp=sharing

Portifólio Carine:
https://drive.google.com/file/d/1JuZWv4EZ0EdyUagu80ZVao5ajEI9MrkT/view?usp=sharing

Antônia Ágape: Primeira cineasta negra paraibana, Ágape também é artista e pesquisadora em dança e cultura. Com o filme As Cegas, de 1982, integrou o projeto de Varan de Cinema Direto e participa de festivais e mostras que celebram a resistência cultural. Seu trabalho tem sido reconhecido em eventos como o FestInCine JP e Djaniras – Mostra de Cinema Feminino.

Instagram: @antoniaagape (https://www.instagram.com/antoniaagape/)

Foto: https://drive.google.com/drive/folders/1BM5LQIKX9b-gdRz_URjZWzSPFlpzVQb2?usp=sharing

Portifólio Antônia: https://docs.google.com/document/d/1I4fYfgAXHIFWrfn7AJXSSJobAby482cp/edit?usp=sharing&ouid=100217163396627076163&rtpof=true&sd=true

Movimento de Resgate do Cinema Negro Paraibano A participação das cineastas na Mostra Adélia Sampaio é parte de uma iniciativa maior de valorização do cinema negro paraibano, liderada por Carine Fiúza. Em sua dissertação, “EU SOU UMA CINEASTA! Antônia Ágape e o Cinema Negro Paraibano no Feminino,” Carine estuda a trajetória de Ágape e outros cineastas negros paraibanos, mapeando produções desde os anos 1970 e propondo a criação de um panorama histórico e cultural para o Cinema Negro na Paraíba.

Serviço

Evento: Mostra Competitiva Adélia Sampaio 2024
Data: 4 a 8 de novembro de 2024
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – Brasília-DF
Sessão de Abertura: 4 de novembro, 19h
Ingressos: Entrada gratuita
Contato para Imprensa: Instagram da Mostra Adélia Sampaio (https://www.instagram.com/mostraadeliasampaio/)

A Mostra Adélia Sampaio é uma oportunidade única para conhecer a produção cinematográfica negra brasileira, prestigiando cineastas que se dedicam a fortalecer a representatividade e visibilidade do Cinema Negro no país.

Continue Lendo