O governador Ricardo Coutinho abriu, na última sexta-feira (4), a primeira edição de 2018 da Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp), no Shopping Cidade Luz, em Guarabira. Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual assinou mais de R$ 504 mil em contratos créditos, beneficiando 81 empreendedores. O evento acontece até domingo (6), contando com diversos estandes de empreendedores, palestras, oficinas e promovendo a geração de novos negócios.
A Fenemp teve início no ano passado e percorreu as cidades de João Pessoa, São Bento, Bananeiras e Monteiro com o objetivo de incentivar a geração de empreendedores, oportunidades de negócios, além de promover um ambiente favorável para a interação entre os municípios. Este ano, além de Guarabira, a Feira será realizada em Picuí, Campina Grande e Itaporanga.
“Acredito muito no crescimento da economia de baixo para cima, ou seja, a partir das microempresas. O Empreender impulsiona a economia paraibana e se caracteriza como uma porta aberta para os empreendedores que buscam diversificar e ampliar seus negócios”, observou Ricardo Coutinho.
Ainda de acordo com o governador, aproximadamente 65% da geração de emprego na Paraíba vem da microeconomia. “O Empreender é muito importante para o fortalecimento dos empreendedores. A partir da liberação de recursos, os negócios crescem, a renda aumenta e isso movimenta a cadeia produtiva. O Empreender é uma resposta qualificada para a crise, porque só com investimentos é possível vencer esse momento complicado da economia”, comentou.
Segundo a secretária executiva do Empreendedorismo, Amanda Rodrigues, cerca de R$ 140 milhões já foram investidos pelo Empreender, desde a criação do Programa. “Muitos empreendedores tiveram a chance que precisavam para evoluir em seus negócios. A Fenemp é um instrumento que vem mostrando a produção desses empreendedores, gerando ocupação e renda e qualificando o trabalho dos empreendedores. Através do Empreender, eles aumentam seus negócios e contribuem com o desenvolvimento do Estado”, frisou.
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia, enfatizou que gerar emprego e renda é fundamental para o crescimento do Estado. “A Fenemp se consolida como um projeto importante que dá oportunidade de desenvolvimento para os empreendedores. Que estas pessoas possam ter, cada vez mais êxito em seus negócios”, disse.
Paula Neves é uma das empreendedoras que teve seu crédito liberado durante a solenidade. Com o crédito do Empreender, ela pretende abrir um estabelecimento de venda de alimentos. “Estou pensando em colocar um pequeno mercadinho e o recurso do Empreender vai me ajudar a realizar esse sonho. Hoje trabalho vendendo macaxeira em um ponto no centro de Alagoinha, mas sei que posso avançar e por isso vou agarrar esta oportunidade e investir no meu novo negócio”, comentou.
O Empreender também vai contribuir para que o Ezequias Vieira amplie a empresa de polpa de frutas em Pedras de Fogo. “O valor que vamos receber será muito importante para que a produção artesanal passe a ser industrial com uma capacidade muito maior. Vamos ter máquinas industriais e isso vai mudar a realidade atual. O Empreender veio na hora certa”, afirmou.
Já Maria dos Anjos é uma das expositoras dos estandes da Fenemp de Guarabira. Ela contou que o Empreender deu uma grande ajuda para a ampliação do seu negócio. “Eu faço bolsas e através do Empreender consegui comprar uma máquina de qualidade para costurar e aumentar minha produção. Agora já estou aqui expondo e vendendo meus produtos com muita alegria”, falou.