Nos acompanhe

Brasil

Falha nas contas de ex-prefeito não deve bloquear repasses da União para municípios

Publicado

em

Não há razão para bloquear o repasse de verbas públicas a município devido à ausência de prestação de contas por ex-prefeito. A tese é defendida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a prestação de serviços no município e evitar prejuízos a toda a comunidade local. Para o MPF, as penalidades devem ser impostas ao ex-gestor, no intuito de ele ressarcir os prejuízos causados por seu mandato.

“Não se deve penalizar toda a comunidade local, mas resguardar a coletividade”, argumenta o subprocurador-geral da República Moacir Guimarães em parecer enviado ao STJ. Para ele, é essencial proteger a população e cumprir os objetivos fundamentais do país, como a garantia do desenvolvimento nacional e a erradicação da pobreza e da marginalização, com a redução das desigualdades sociais e regionais, destaca publicação do MPF.

A manifestação do subprocurador-geral da República defende o conhecimento de mandado de segurança solicitado pelo município de São Félix do Piauí. O processo alega que está havendo prejuízo à prestação de serviços no município devido à ausência de recursos oriundos da União. Ressalta, ainda, que estão sendo tomadas as providências para penalizar o ex-gestor e garantir o ressarcimento ao erário, inclusive com ajuizamento de ação de improbidade administrativa e peticionamento ao Tribunal de Contas da União para instauração de tomada de contas especial contra o ex-prefeito.

Liminarmente, o ministro relator do caso no STJ, Benedito Gonçalves, negou o pedido do município. Ressaltou, no entanto, que a jurisprudência da Corte Superior é consolidada no sentido de que os casos de inadimplência cometida por administração municipal anterior não acarretam a inclusão do município nas listas do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). O caso está concluso para decisão de mérito.

Mandado de Segurança 23.955-DF. Leia a íntegra do parecer do MPF.

Continue Lendo

Brasil

Lucas Ribeiro participa de reunião com Lula para discutir PEC da segurança pública

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), representará o governador João Azevêdo (PSB) durante reunião nesta quinta-feira (31/10) no Palácio do Planalto, em Brasília, com o presidente Lula (PT) que discute mudanças nas políticas de segurança pública no país.

A ideia da reunião, que deve contar também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, é apresentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública aos governadores.

O objetivo de Lula e de auxiliares é que o governo federal participe mais da formulação e implementação das políticas públicas sobre o tema, em especial no combate ao crime organizado. Atualmente, a maior parte das atribuições de segurança cabe aos governos estaduais com suas polícias civis e militares.

A intenção do governo é integrar as polícias, reforçar o Sistema Público de Segurança Pública (SUSP) e aumentar as responsabilidades da União.

Além disso, quer criar uma nova polícia comandada pelo governo federal com mais poderes de policiamento ostensivo a partir da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Continue Lendo

Brasil

União Brasil retira candidatura de Elmar Nascimento para apoiar Hugo Motta à Presidência da Câmara

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento, aderiu a decisão do partido e retirou candidatura à presidência da Casa para apoiar o nome do deputado federal paraibano, Hugo Motta (Republicanos).

A medida foi tomada após jantar na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e foi anunciada no final da manhã desta quinta-feira (31/10).

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Câmara, e com a segunda vice-presidência da Casa.

O peso para a decisão foi o amplo apoio conquistado por Motta nas últimas horas por partidos numerosos e de peso na Câmara.

Leia mais: PT de Lula, PL de Bolsonaro e MDB anunciam apoio a Hugo Motta, candidato de Lira para a Câmara

Continue Lendo

Brasil

Em São Paulo: Presidente da Unimed-JP participa de reunião mensal do Conselho Confederativo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Unimed-JP, Dr. Gualter Ramalho, viajou para São Paulo para participar da reunião mensal referente a outubro do Conselho Confederativo do Sistema Unimed. Ramalho registrou o evento e destacou que atividade faz parte do cumprimento da missão.

Nas redes sociais, o presidente publicou imagem na cidade. “Reunião mensal do Conselho Confederativo da Unimed Brasil em São Paulo. A luta continua…”, disse.

Confira publicação:

Continue Lendo