Nos acompanhe

Negócios

MPF quer suspensão de publicidade federal em sites sem “acessibilidade”

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) quer que a União seja proibida de destinar recursos de publicidade a veículos de comunicação cujos sites na internet não estejam plenamente adaptados para o acesso de pessoas com deficiência auditiva ou visual. Em ação civil pública ajuizada nessa terça-feira (24), o MPF pede também que a administração federal promova a adequação, em até 180 dias, dos endereços eletrônicos de órgãos públicos que ainda apresentem problemas de acessibilidade.

Ao longo do inquérito civil que fundamenta a ação, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (órgão vinculado ao MPF/SP) constatou que, de dez grandes sites de notícias verificados, nenhum cumpre totalmente as determinações previstas na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº13.146/15). Entre os problemas identificados está a falta de tecnologias assistivas, o que impede, por exemplo, que pessoas com deficiência visual compreendam conteúdos jornalísticos em vídeo, destaca publicação do MPF.

Apesar de contrariarem a lei, as empresas continuam recebendo vultosos aportes da União para veiculação de propagandas no meio digital. “É inadmissível que o governo federal entabule contratações com veículos de comunicação para publicidade por meio da internet sem deles exigir que cumpram a legislação sobre acessibilidade de seus conteúdos às pessoas com deficiência”, afirmou o procurador da República Pedro Antonio de Oliveira Machado, autor da ação.

As empresas alegam não haver normas específicas que definam na prática o que determina a Lei Brasileira de Inclusão. Embora o artigo 63 do texto obrigue expressamente a adequação de sites dos setores público e privado a pessoas com deficiência, os veículos apegam-se à ausência de parâmetros detalhados sobre a implementação plena da acessibilidade para justificar as pendências em suas páginas eletrônicas. A legislação, afirmam as companhias, reúne apenas princípios normativos, que só terão aplicabilidade quando o assunto for regulamentado, com critérios objetivos quanto a formas e prazos de cumprimento.

A falta de regulamentação, no entanto, não inviabiliza a adaptação dos sites às exigências legais. Há diversas recomendações difundidas mundialmente e reunidas em compêndios para que o processo de acessibilidade de páginas eletrônicas seja implantado de maneira fácil e padronizada. Entre esses manuais está o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG), adotado no Brasil a partir de parâmetros internacionais estabelecidos pelo World Wide Web Consortium (W3C).

“Ou seja, diretrizes internacionais (e nacionais se considerado o e-MAG) já estão disponíveis. O problema não é o desenvolvimento de padrões para adequação da acessibilidade de conteúdos disponibilizados em sítios da internet. O problema é o descaso da iniciativa privada, com a conivência do Poder Público, que se traduz em falta de mecanismos e ações fiscalizatórias envolvendo a questão”, destacou Machado.

Pedidos – Além da proibição dos contratos federais de publicidade com os veículos, o MPF quer que a Justiça obrigue a União a elaborar uma norma regulamentadora, de caráter compulsório a empresas privadas, com a definição de requisitos básicos de acessibilidade nos sites. A Procuradoria pede também que, enquanto essas regras não forem criadas, o governo federal adote as diretrizes já existentes para a fiscalização das páginas. Esses mesmos critérios devem ser adotados para a adequação dos portais públicos que, assim como os sites de notícias, ainda apresentam pendências.

Os sites de comunicação verificados são mantidos pelos veículos Record, UOL, Bandeirantes, IG, SBT, Folha de S. Paulo, Globo, O Estado de S. Paulo, Yahoo e Terra. De acordo com as investigações, somente os dois últimos alcançam mais de 90% de atendimento aos parâmetros de acessibilidade recomendados.

O número da ação civil pública é 5009512-03.2018.4.03.6100. A tramitação pode ser consultada aqui.

Leia a íntegra da ação

Continue Lendo

Negócios

School of Rock: maior rede de escolas de música do mundo chega a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A capital paraibana vai ganhar um novo ritmo com a chegada da School of Rock, a maior rede de escolas de música do mundo. Com uma metodologia que foge dos padrões tradicionais e coloca a prática em primeiro lugar, a escola promete transformar a maneira como a música é ensinada. O tão aguardado lançamento em João Pessoa está marcado para o final de outubro e vai trazer uma proposta que já conquistou milhares de pessoas pelo mundo. E o melhor: as aulas experimentais gratuitas já podem ser agendadas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade.
Fundada em 1998, na Filadélfia, servindo como fonte de inspiração para o filme homônimo estrelado por Jack Black, a School of Rock nasceu da visão de um professor que queria mais do que apenas ensinar teoria musical. Ele buscava engajamento verdadeiro dos alunos, criando uma metodologia que ensina música combinando aulas em formatos individuais e ensaios de elencos, culminando em shows nos principais palcos da cidade. O conceito revolucionário foi patenteado como SongFirst®️, onde os alunos aprendem clássicos do rock para dominar as técnicas musicais. “Nós fazemos shows para ensinar música”, diz o lema.
A School of Rock proporciona um ambiente acolhedor e seguro, onde o bem-estar dos alunos é prioridade. Com aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, piano e canto, a School of Rock atende desde crianças de três anos até adultos, com programas que se ajustam às diferentes faixas etárias e níveis. A escola conta com turmas variadas, como o Little Wing e Rookies para os pequenos, Rock 101 para iniciantes, até chegar ao Performance e Adult, para aqueles que já possuem experiência musical. Seja você iniciante ou experiente, há sempre espaço para aprender enquanto se diverte. “Somos uma comunidade apaixonada por música, dedicada a enriquecer vidas e queremos oferecer mais que música. Queremos criar uma experiência transformadora, onde os alunos não apenas aprendem a tocar, mas também ganham confiança, interagem e crescem juntos”, afirma Emílio Honório, proprietário da unidade em João Pessoa.
Rock Experience – Em alguns pontos estratégicos da cidade, o público já pode ter um gostinho da metodologia – que não só ensina música, mas também incentiva a socialização e o trabalho em equipe – por meio do Rock Experience. A School of Rock convida a comunidade a participar de uma série de eventos interativos em locais públicos de João Pessoa: quem estiver por perto poderá subir ao palco, pegar um instrumento ou microfone e se juntar à experiência no melhor estilo colaborativo. A próxima apresentação será no dia 28 de setembro, no Mag Shopping, das 16h às 18h.
Além de vivenciar o Rock Experience, os apreciadores esse da música já podem agendar aulas experimentais gratuitas pelo WhatsApp (83)99193-3000, https://www.schoolofrock.com.br/unidades/joaopessoa ou Instagram @schoolofrock.jpa, são uma excelente oportunidade para vivenciar o ambiente único da escola. Localizada na Av. Pombal, 509, Manaíra, a School of Rock funcionará de segunda a sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Serviço:
* Inauguração: Final de outubro
* Endereço: Av. Pombal, 509 – Manaíra
* Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 14h
* Contato para agendamento de aulas experimentais: WhatsApp (83) 99193-3000
* Instagram: @schoolofrock.jpa

Continue Lendo

Negócios

Grupo de teatro apresenta comédia gratuita em igreja de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O grupo de Teatro da Igreja Batista Farol apresenta gratuitamente nesta sexta-feira (20), a comédia ‘ A Família Cruz em: a visita ’. De acordo com o diretor do teatro, Thibério Cezar, a peça autoral é inspirada em famosos seriados de comédia da televisão brasileira como ‘Sai de Baixo’ e ‘Toma Lá, Dá, Cá’.

A história conta sobre a família Cruz, que por não lembrarem que iriam receber a visita do pastor e da sua esposa, acabam sendo surpreendidos com a vinda do casal e tem pouco tempo para se preparem. Então, os integrantes da família farão uma verdadeira ‘corrida contra o tempo’ para fazer o almoço, arrumar a casa e ao mesmo tempo, fazer de tudo para aparentarem ser uma ‘família perfeita’.

“É uma bagunça para a família conseguir se preparar em pouco tempo. Eles começam a perceber que tem muita coisa para concertar, mas não vai dar tempo”, explica Thibério, “A trama vai ser justamente como eles vão fazer tudo e tentar demonstrar que são uma família perfeita para o pastor. Vai ser muito escancarado como eles não são nem um pouco perfeitos”.

Ainda de acordo com o diretor do teatro, o roteiro foi adaptado com referências da atualidade para que o público possa se identificar. “A gente vai puxar um pouco dessa ‘comédia pastelão’ com o objetivo de dar uma caracterização bem interessante para os personagens”, afirma.

Além de divertir o público, o grupo também quer levar uma mensagem de reflexão que será aplicada ao final da peça. “Queremos que a pessoa saia se divertindo e com uma mensagem no coração”.

O elenco conta com 10 atores, além da equipe responsável pelos bastidores, produção e técnica, totalizando cerca de 16 pessoas trabalhando para que a apresentação aconteça. “Nosso principal objetivo é ter uma referência na cidade de comédia cristã”, completa Thibério.

A peça ‘ A Família Cruz em: a visita ’ tem entrada gratuita e é para toda a família. A apresentação será nesta sexta-feira, às 19h30 na Igreja Batista Farol (templo novo), localizado na Rua Afonso Barbosa de Oliveira, 1777, Lot. Oceania III, em João Pessoa.

‘Família Cruz’
A família Cruz, idealizada e apresentada pelo Teatro da Farol, surge com o objetivo de ser uma referência de comédia cristã em João Pessoa. Trazendo um humor sadio, leve e cristão, o objetivo do grupo é planejar futuros roteiros e aventuras que serão protagonizados pela família Cruz.

Serviço
Evento: Comédia teatral ‘A Família Cruz em: a visita’
Local: Igreja Batista Farol (templo novo), Rua Afonso Barbosa de Oliveira, 1777 – Lot. Oceania III, João Pessoa – PB, 58031-120
Data: sexta-feira, 20 de setembro
Horário: às 19h30
Entrada gratuita

Continue Lendo

Negócios

Quadro do estilista Luiz Antônio Cunha, na Tv Tambaú, é sucesso de audiência entre as mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O estilista e proprietário da Maison Guilhermina, Luiz Antônio Cunha, conquistou o público com o quadro Red Carpet, exibido na TV Tambaú (SBT), no programa Com Você, de Fernanda Albuquerque. Gravado na Maison Guilhermina, em João Pessoa, o quadro já se tornou uma vitrine para enaltecer mulheres influentes e seus estilos únicos que passam pelo seu tapete vermelho.
Personalidades como Alê Pessoa, Jéssica Gambarra, Gabriela Vasconcelos, Eutilia Freire, Ediane Maracajá, Talissa Mozzini e Geiza Rabelo já tiveram suas histórias e estilos revelados, mostrando ao público a importância da moda na vida profissional e pessoal de cada uma delas. “A escolha das mulheres é feita pelo destaque delas na sociedade.  São  mulheres que admiro e que são referência em sua profissão e atuação,” explica o estilista.
O quadro Red Carpet vai além da moda, é um espaço para conversas inspiradoras sobre empreendedorismo e o impacto positivo que grandes mulheres têm na sociedade. A apresentadora Fernandinha Albuquerque também destaca a importância do projeto.“O Red Carpet é uma excelente iniciativa do Luiz Antônio para contar histórias de mulheres inspiradoras, aliadas à moda. É um conteúdo que agrega muito ao nosso programa e aos nossos telespectadores.”
Onde assistir – O quadro vai ao ar nas segundas quintas-feiras de cada mês, às 13h, no programa Com Você, e pode ser assistido pela TV Tambaú no canal 5,  pelo YouTube no canal oficial da TV Tambaú pelo link youtube.com/@tvtambauoficial, e na transmissão ao vivo do portal T5 portalt5.com.br/tv-tambau/ao-vivo/, de segunda a sexta, às 13h.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo