Um morador da Colônia Terra Nova denunciou a empresa Recofarma Indústria do Amazonas Ltda., única fábrica de concentrados e bases de bebida da Coca-Cola no Brasil, instalada na Zona Franca de Manaus, por contaminar o igarapé da bacia Tarumã com resíduos químicos.
O habitante da região, que não quis ser identificado, registrou em vídeo imagens do curso d’água amazônicocontaminado com um produto de cor escura e animais mortos por toda sua extensão. Ele ainda relatou que em outro momento um resíduo de cor vermelha também foi despejado.
De acordo com a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Maria do Socorro Rocha da Silva, o potencial de hidrogênio (pH) do Rio Negro passou de 4,5 para 6,0. “Isso significa que o rio vem perdendo sua acidez natural, e as bacias hidrográficas de São Raimundo, Educandos e Tarumã estão contribuindo com esta pressão e mudando o nível da qualidade das águas, deixando-as cada vez mais suscetíveis à poluição”, explica. Em 2016, 40% da bacia Tarumã já estava contaminada.
Ainda de acordo com a pesquisadora, isso é preocupante porque afeta todo o sistema aquático, e os animais dependem dos rios para sobreviverem. Com a falta oxigênio, os peixes morrem e começa a surgir uma série de organismos nocivos.