Nos acompanhe

Negócios

“O pais deve priorizar fonte de energia renovável”, defende presidente da Unida

Publicado

em

O automóvel causa basicamente dois tipos de problemas ambientais: contribui para o efeito estufa, ao emitir dióxido de carbono (CO2), e compromete a saúde pública, poluindo a atmosfera com gases nocivos e partículas. E por estranho que possa parecer, os carros atuais emitem, praticamente, tanto CO2 como os de há dez anos. Então o que fazer diante dessa realidade? Qual a melhor opção e a que menos impacta o meio ambiente e a saúde da população? Tem se falado muito em carro elétrico, mas esse tipo de veículo não é de todo ecológico porque o grau de poluição provocado por ele dependerá da fonte geradora de energia e também do posterior descarte das baterias. Diante dessa realidade, questiona o presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, por que não priorizar uma fonte de energia renovável, não poluente e disponível no mercado?

De acordo com o dirigente canavieiro, o Brasil possui um parque industrial com potencial de suprir a demanda de álcool para o mercado interno, tem autonomia na produção de etanol e detém a tecnologia de fabricação do produto. “O que falta é mesmo uma política de estímulo à produção de etanol e a conscientização das pessoas para priorizar o uso deste produto. Atualmente, mesmo com carros flex, muita gente ainda faz a opção em utilizar a gasolina, até mesmo quando o custo x benefício do álcool é equivalente ao uso da gasolina e mesmo sabendo do alto teor poluente deste combustível fóssil”, lamenta José Inácio.

Na última edição da revista Veja, nas páginas amarelas da publicação, o presidente do Conselho da Toyota, Jennifer Ann Thomas, lembra que em consequência das mudanças climáticas e do aquecimento global, a sociedade precisa incentivar a adoção de um veículo que respeite o meio ambiente e destaca que, no Brasil, o etanol já é uma alternativa bastante popular. Para ele, o carro do futuro terá que ser sustentável. Se não for assim, na opinião dele, desaparecerá. Sobre o Projeto de Lei que tramita no Congresso de plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, que foi duramente criticado por especialistas, ambientalistas e por representantes do setor sucroenergético do país, o executivo disse que a montadora não se pronunciou a respeito porque ainda não se inteirou profundamente sobre esse tema.

Sobre essa questão, o presidente da Unida, ressalta que esse debate sobre o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia é inoportuno, descabido e inaceitável. “Por que plantar cana em uma região que não tem tradição para tal cultivo, que não dispõe de parque industrial instalado para tal, que necessitará de investimentos vultosos para operacionalizar o processo industrial e, pior ainda, que vai alterar, negativamente, o Zoneamento Agroecológico, que determina as áreas onde a cana-de-açúcar pode ser cultivada, provocando, assim, uma forte pressão por desmatamento no bioma amazônico?”, questiona José Inácio. Para ele, muito mais importante para o país é debater formas de reativar as indústrias do setor que estão desativadas e que poderiam voltar a atividade, sem grandes investimentos, para produzir um combustível limpo e renovável que é aproveitado de fontes renováveis, geralmente vegetal, tais como, algas, milho, cana-de-açúcar, entre muitas outras fontes que podem ser usadas para fazer o etanol.

O presidente da Unida lembra que o etanol tem sido misturado à gasolina para ajudar o país na redução de emissão de gases poluentes na atmosfera. “Em 2016, essa taxa era de 26%, ou seja, 26% de cada litro de gasolina é, na verdade, etanol”, destaca José Inácio. Ele lembra que ao contrário do petróleo, o etanol pode ser fabricado, reduzindo o impacto da extração de petróleo do meio ambiente. “Precisamos ter consciência de que o futuro não terá mais espaço para combustíveis fósseis. Eles serão gradualmente substituídos por fontes renováveis, que podem ser a energia elétrica, o hidrogênio, o próprio etanol, o biodiesel, etc, e a indústria automobilística precisa acompanhar essa evolução”, finaliza José Inácio.

Continue Lendo

Negócios

School of Rock: maior rede de escolas de música do mundo chega a João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A capital paraibana vai ganhar um novo ritmo com a chegada da School of Rock, a maior rede de escolas de música do mundo. Com uma metodologia que foge dos padrões tradicionais e coloca a prática em primeiro lugar, a escola promete transformar a maneira como a música é ensinada. O tão aguardado lançamento em João Pessoa está marcado para o final de outubro e vai trazer uma proposta que já conquistou milhares de pessoas pelo mundo. E o melhor: as aulas experimentais gratuitas já podem ser agendadas para alunos de todas as idades e níveis de habilidade.
Fundada em 1998, na Filadélfia, servindo como fonte de inspiração para o filme homônimo estrelado por Jack Black, a School of Rock nasceu da visão de um professor que queria mais do que apenas ensinar teoria musical. Ele buscava engajamento verdadeiro dos alunos, criando uma metodologia que ensina música combinando aulas em formatos individuais e ensaios de elencos, culminando em shows nos principais palcos da cidade. O conceito revolucionário foi patenteado como SongFirst®️, onde os alunos aprendem clássicos do rock para dominar as técnicas musicais. “Nós fazemos shows para ensinar música”, diz o lema.
A School of Rock proporciona um ambiente acolhedor e seguro, onde o bem-estar dos alunos é prioridade. Com aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, teclado, piano e canto, a School of Rock atende desde crianças de três anos até adultos, com programas que se ajustam às diferentes faixas etárias e níveis. A escola conta com turmas variadas, como o Little Wing e Rookies para os pequenos, Rock 101 para iniciantes, até chegar ao Performance e Adult, para aqueles que já possuem experiência musical. Seja você iniciante ou experiente, há sempre espaço para aprender enquanto se diverte. “Somos uma comunidade apaixonada por música, dedicada a enriquecer vidas e queremos oferecer mais que música. Queremos criar uma experiência transformadora, onde os alunos não apenas aprendem a tocar, mas também ganham confiança, interagem e crescem juntos”, afirma Emílio Honório, proprietário da unidade em João Pessoa.
Rock Experience – Em alguns pontos estratégicos da cidade, o público já pode ter um gostinho da metodologia – que não só ensina música, mas também incentiva a socialização e o trabalho em equipe – por meio do Rock Experience. A School of Rock convida a comunidade a participar de uma série de eventos interativos em locais públicos de João Pessoa: quem estiver por perto poderá subir ao palco, pegar um instrumento ou microfone e se juntar à experiência no melhor estilo colaborativo. A próxima apresentação será no dia 28 de setembro, no Mag Shopping, das 16h às 18h.
Além de vivenciar o Rock Experience, os apreciadores esse da música já podem agendar aulas experimentais gratuitas pelo WhatsApp (83)99193-3000, https://www.schoolofrock.com.br/unidades/joaopessoa ou Instagram @schoolofrock.jpa, são uma excelente oportunidade para vivenciar o ambiente único da escola. Localizada na Av. Pombal, 509, Manaíra, a School of Rock funcionará de segunda a sexta, das 13h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Serviço:
* Inauguração: Final de outubro
* Endereço: Av. Pombal, 509 – Manaíra
* Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 14h
* Contato para agendamento de aulas experimentais: WhatsApp (83) 99193-3000
* Instagram: @schoolofrock.jpa

Continue Lendo

Negócios

Quadro do estilista Luiz Antônio Cunha, na Tv Tambaú, é sucesso de audiência entre as mulheres

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
O estilista e proprietário da Maison Guilhermina, Luiz Antônio Cunha, conquistou o público com o quadro Red Carpet, exibido na TV Tambaú (SBT), no programa Com Você, de Fernanda Albuquerque. Gravado na Maison Guilhermina, em João Pessoa, o quadro já se tornou uma vitrine para enaltecer mulheres influentes e seus estilos únicos que passam pelo seu tapete vermelho.
Personalidades como Alê Pessoa, Jéssica Gambarra, Gabriela Vasconcelos, Eutilia Freire, Ediane Maracajá, Talissa Mozzini e Geiza Rabelo já tiveram suas histórias e estilos revelados, mostrando ao público a importância da moda na vida profissional e pessoal de cada uma delas. “A escolha das mulheres é feita pelo destaque delas na sociedade.  São  mulheres que admiro e que são referência em sua profissão e atuação,” explica o estilista.
O quadro Red Carpet vai além da moda, é um espaço para conversas inspiradoras sobre empreendedorismo e o impacto positivo que grandes mulheres têm na sociedade. A apresentadora Fernandinha Albuquerque também destaca a importância do projeto.“O Red Carpet é uma excelente iniciativa do Luiz Antônio para contar histórias de mulheres inspiradoras, aliadas à moda. É um conteúdo que agrega muito ao nosso programa e aos nossos telespectadores.”
Onde assistir – O quadro vai ao ar nas segundas quintas-feiras de cada mês, às 13h, no programa Com Você, e pode ser assistido pela TV Tambaú no canal 5,  pelo YouTube no canal oficial da TV Tambaú pelo link youtube.com/@tvtambauoficial, e na transmissão ao vivo do portal T5 portalt5.com.br/tv-tambau/ao-vivo/, de segunda a sexta, às 13h.
Sobre a Maison Guilhermina –  Um dos mais notáveis símbolos de elegância no Nordeste, a Maison Guilhermina é referência em alta costura aliada às últimas tendências da moda. Com unidades em Natal (RN) e em João Pessoa (PB), a marca combina moda, arte e solidariedade, com a realização de eventos beneficentes em prol de instituições carentes. Em João Pessoa,  a Guilhermina fica localizada na Av. Edson Ramalho, 560 – Manaíra. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. Para saber mais sobre a Guilhermina e conferir as novidades da loja, o instagram é @guilherminaloja e o telefone (83) 99316-2936.

Continue Lendo

Negócios

Feirão da MRV realiza ação com condições diferenciadas neste sábado, na Grande João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A MRV, maior construtora da América Latina e parte do grupo MRV&CO, está realizando seu tradicional Feirão de Imóveis durante todo o mês de setembro. Na Grande João Pessoa, os empreendimentos Jardim dos Corais, Jardim Tropical, na região dos Bancários e Altiplano, e Reserva Almagre, em Intermares, participam da ação, oferecendo condições facilitadas para a compra do primeiro apartamento.

Entre as principais vantagens do Feirão MRV estão o parcelamento da entrada em até 60 vezes e a possibilidade de começar a pagar as parcelas mensais somente em 2025. É uma oportunidade única para quem deseja realizar o sonho da casa própria sem comprometer o orçamento de imediato.

Evento especial

E neste sábado, dia 21 de setembro, haverá um evento especial na loja da MRV localizada no bairro do Cabo Branco (Rua Marcionila da Conceição, 1228), onde os interessados poderão conhecer os empreendimentos, tirar dúvidas e aproveitar as condições promocionais. Para quem prefere a praticidade do digital, o Feirão também está disponível online, permitindo a negociação de qualquer lugar, a qualquer hora.

Além de João Pessoa, a MRV está promovendo o Feirão em mais de 100 cidades brasileiras. A empresa, que possui 87% de seu estoque dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, oferece imóveis com subsídios de até R$ 55 mil e taxas de juros diferenciadas, facilitando ainda mais o acesso à casa própria.

Com um portfólio diversificado e milhares de unidades disponíveis, o Feirão MRV é a oportunidade para encontrar desde o primeiro apartamento ou para quem deseja mudar de residência.

“Comprar um imóvel é uma decisão importante, e queremos facilitar ao máximo essa escolha. O Feirão MRV é a possibilidade de nossos clientes darem um grande passo na vida, sem comprometer o orçamento neste momento”, afirma André Luiz Varela Souza, gestor comercial da MRV na Paraíba.

O gestor comercial também reforça que hoje a empresa oferece imóveis para todos os perfis e necessidades. “Nossa intenção é garantir que cada cliente encontre a solução perfeita para sua vida”, finaliza.

Para saber mais detalhes e consultar as condições e unidades participantes,  acesse o regulamento da campanha no site www.mrv.com.br

Continue Lendo