O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro André Carlo Torres Pontes, disse, nesta quarta-feira (11), durante a abertura do IV Fórum de Prefeitos, que acontece no Auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do TCE-PB, que as informações diárias prestadas pelos contadores da Paraíba reforçam a transparência pública e contribuem para o êxito do TCE no Processo de Acompanhamento da Gestão.
O evento faz parte da programação do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Sincasp, que se realiza entre os dias 11 a 13 de abril, informa publicação do TCE-PB.
Organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC(PB), o Sincasp reuniu no Fórum, primeiro dia de atividades, gestores públicos municipais e profissionais da área.
A palestra de abertura foi proferida pelo contador Milton Moreira, Especialista e Gestão Previdenciária e contou com a participação de várias autoridades, entre elas, o secretário de Controle da Despesa, Gilmar Martins de Carvalho, que representou o governador do Estado e a chefe da Defensoria Pública-PB, Maria Madalena Abrantes.
Também formaram a mesa dos trabalhos, a presidente do CRC-PB, Wilma Pereira; Jorge Lopes, coordenador nacional do Sincasp; Aécio Brado Junior, representante do Conselho Federal de Contabilidade; Tota Guedes, presidente da Famup; Maria Alves, presidente da Associação das Profissionais e Estudantes de Contabilidade – PB (Aspecont) e Joel Marques Sobrinho, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon).
O conselheiro André Carlo lembrou ainda – em sua fala na abertura do evento, que o Tribunal de Contas da Paraíba exporta seus sistemas para nove tribunais, isso em virtude da parceria que mantém com os contadores públicos, reiterando que são as informações de qualidade e atualizadas desses profissionais, a matéria prima indispensável para a celeridade processual na Corte de Contas. Reforçou que, em virtude desse trabalho, o TCE já iniciou a apreciação das contas de municípios e câmaras, relativas ao exercício de 2017.
O secretário-chefe da Controladoria do Estado, Gilmar Martins enfatizou a vanguarda do TCE no acompanhamento diário. Observou o sistema Sagres, ferramenta criada pelo Tribunal de Contas, e que vem experimentando, a cada ano, avanços importantes para se tornar hoje um paradigma na capacidade de armazenar informações produzidas pelos contadores públicos.
Aécio Prado, do Conselho Federal de Contabilidade, enalteceu a qualidade das informações produzidas pela contabilidade, especificamente quando envolvem o controle e a transparência pública e destacou pioneirismo do TCE-PB, que já está julgando as contas de 2017. “É magnífico. Muito importante e reforça a valorização do contador público”, disse ele.