Nos acompanhe

Paraíba

Cerca de 40 mil kits de TV digital ainda estão disponíveis gratuitamente na Paraíba

Publicado

em

Mais de 40 mil kits de TV digital, com antena digital e conversor com controle remoto, ainda estão disponíveis para distribuição em 13 municípios paraibano. O sinal analógico será desligado em alguns municípios paraibanos no dia 30 de maio.

O número de kits disponíveis para a população paraibana aumentou de 150 mil para 180 mil. Do total de kits, 60% já tiveram a entrega efetivada e 14% está com a entrega agendada. Os municípios paraibanos que passam pela mudança de tecnologia na transmissão do sinal de TV são: Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Os beneficiários do Bolsa Família e de programas sociais do Governo Federal tem direito ao kit que permite televisões que não possuem a tecnológia tenham acesso ao sinal digital de TV. Para saber se tem direito ao kit e agendar a retirada a população pode ligar gratuitamente para a central de atendimento, através do número 147 ou pela internet, no site do Seja Digital.

Para facilitar o agendamento e a retirada dos kits, a entidade responsável pela migração do sinal analógico para digital firmou uma parceria com os municípios que passam pela mudança de tecnológia para atender a população em 30 Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

O desligamento do sinal analógico de TV fará com que a programação dos canais abertos seja transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à TV aberta após o dia 30 de maio, todas as residências da região precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

A gerente regional da Seja Digital, Aline Fernandes, explica que a entindade trabalha para evitar que a população fique sem acesso a TV após o desligamento do sinal analógico. “O nosso objetivo é que a informação sobre o processo de desligamento do sinal analógico de TV chegue à toda população para que ela possa se preparar o quanto antes para receber o sinal digital e viver essa nova experiência. Não queremos deixar ninguém para trás, por isso firmamos uma parceria com as prefeituras e vamos realizar os atendimentos nos Cras das 13 cidades da região”, diz.

Confira os endereços dos Cras em que a população pode tirar dúvidas sobre a TV digital, agendar e retirar o kit gratuito de conversão do sinal:

João Pessoa:

CRAS Valentina
R.Francisco Alves Rodrigues- 28, Valentina

CRAS Mandacaru
Rua Professor Alfredo de Ataíde, s/n, Mandacaru

CRAS Cruz das Armas
Rua Profº João Gomes Coelho, s/n, Cruz das Armas

CRAS Alto do Mateus
Rua Luiz Pimentel de França Batista, s/n, Alto do Mateus

CRAS Cristo
Rua Universitário Rogério Benevides, s/n, Cristo

CRAS Ilha do Bispo
Travessa Lopo Garro, s/n, Ilha do Bispo

CRAS São José
Travessa São Gonçalo, nº 15 – Chatuba, São José

CRAS Padre Zé
Av. Ayrton Senna, nº 974- Padre Zé

Santa Rita:

CRAS Jardim Planalto
Rua Paraná, S/N, Bairro Popular

CRAS Santa Cruz
Rua Sólon de Lucena, nº 420, Bairro Popular

CRAS Marcos Moura
Rua Pereira da Silva, nº 116, Marcos Moura

CRAS Masa
Rua Maria Nazaré Cabral, nº 70, Lot. Boa Vista

CRAS Boa Vista
Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, nº 190, Lot Planalto

CRAS Lerolândia
Rua Presidente Médici, nº 24, Lerolândia

CRAS Odilândia
Rua Daura Santiago, S/N , Odilândia

Bayeux:

CRAS Mário Andreazza
Rua José de Alencar Nº 34

CRAS Imaculada
Rua Castro Alves s/n

CRAS Sesi
Marechal Costa Silva Nº 323

CRAS Jardim Aeroporto
Rua Presidente Epitácio Pessoa Nº 28

Sapé:

CRAS João Pedro Teixeira
Rua Edite Pereira, s/n

CRAS Augusto dos Anjos
Av. Napoleão Laureano Nº 657

Cabedelo:

CRAS Recanto do Poço
Rua Honório Patrício dos Santos. 139

Conde:

CRAS Conde
Rua General Perouse Nº 222, Centro

CRAS Gurugi
Rodovia PB 018 s/n, Sítio Ipiranga

Mari:

CRAS Mari
Rua Rui Carneiro Nº 92, Silvino Costa

Sobrado:

CRAS Sobrado
Rua Julio Guabiraba s/n, Centro

Riachão do Poço:

CRAS Riachão do Poço
Rua João Ferreira Alves Nº 47, Centro

Marcação:

CRAS Marcação
Rua João Ferreira Santos, Centro

Cruz do Espírito Santo:

CRAS Cruz do Espírito Santo
Rua Maria Josefa da Conceição, s/n, Conjunto Francisco Cunha

Alhandra:

CRAS Alhandra
Rua Creuzonice Januário Nunes s/n, Alhandra

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo