Nos acompanhe

Paraíba

Título de cidadania pessoense para deputado Jair Bolsonaro divide opiniões na Câmara

Publicado

em

A possível concessão do Título de Cidadão Pessoense para o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ), de autoria do vereador Carlão (PSDC), dividiu opiniões na sessão desta terça-feira (10), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Além da discussão no pequeno expediente, onde cada parlamentar tem direito a falar por até cinco minutos, o assunto foi tema de pronunciamento da vereadora Sandra Marrocos (PSB) e dos vereadores Marcos Henriques (PT) e do próprio Carlão.

 

A vereadora levantou o assunto ainda no pequeno expediente. “É um absurdo essa Casa conceder o Título de Cidadão Pessoense para Bolsonaro. Para isso, primeiro tem que se fazer algum serviço relevante para a cidade de João Pessoa. O que foi que esse rapaz fez de relevante? Ele fez um desserviço para a humanidade”, afirmou a vereadora citando declarações do parlamentar que caracterizou como machistas, racistas e homofóbicas.

 

Em seu pronunciamento, Sandra Marrocos continuou com o posicionamento contrário à honraria proposta. “Um ano atrás, ele (Bolsonaro) desrespeitou o povo indígena. Ele é misógeno quando diz que nós mulheres temos que ganhar menos que os homens por que engravidamos, fui mãe três vezes e a maternidade nunca me deixou maior nem menor do que os outros. Ele diz que precisamos nos defender com armas, quando temos que investir em políticas públicas de prevenção. Não darei esse título a esse cidadão que prega que bandido bom é bandido morto”, argumentou.

 

O vereador Humberto Pontes (Avante) citou o regimento da Casa em que diz que as honrarias são concedidas a quem comprovadamente tenha prestado relevantes serviços a João Pessoa e ao Estado. “Que serviço prestado ele tem à cidade? Esta Casa não aceita. Confio nos pares da CCJ que irão honrar o Regimento Interno. Mas se a CCJ entender como constitucional, que o Plenário rejeite o projeto”, enfatizou.

 

Para Leo Bezerra (PSB), não há obstrução para que o projeto passe na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). “Quanto ao aspecto constitucional, não podemos fazer nada. Mas quanto ao mérito, me posiciono contra. Não conheço nenhuma obra, ação ou emenda que ele tenha trazido para a Paraíba”, afirmou.

 

Tibério Limeira (PSB) questionou a atuação do deputado até no Estado pelo qual é deputado, o Rio de Janeiro. “Em 26 anos de atuação parlamentar, qual o projeto relevante que ele apresentou? Absolutamente nenhum. A aprovação desse projeto será muito ruim para a CMJP. Ele não merece nem mesmo para o estado que nasceu, porque não produziu nada nem para lá. Com todo respeito, faremos o debate democrático, mas encaminhamos pela rejeição ao título”, revelou.

 

“Protocolei o Título de Cidadão Pessoense ao deputado Bolsonaro pelo seu relevante trabalho feito pela nação. Quem faz pela nação, faz pela Paraíba e por João Pessoa. Ele trabalha contra a erotização de crianças e não foi envolvido em um grande mar de corrupção que assola Brasília e o Distrito Federal. Ele representa uma parcela da sociedade que luta contra a corrupção”, afirmou Carlão, defendendo a honraria proposta e criticando a cidadania concedida pela CMJP, há 20 anos e entregue em 2017, ao ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, a quem chamou de condenado.

 

Carlão continuou defendendo sua proposta durante seu pronunciamento: “Apresentei por que entendo ser uma iniciativa louvável. Ele está resgatando uma nova política, trazendo uma política conservadora e de direita que aqui é taxada como misógena, homofóbica. Ele diz não ao aborto e sim à vida; diz para que tenhamos austeridade e força na segurança pública para que o empresário não seja assaltado nem nossas filhas abusadas”, ressaltou.

 

Para Thiago Lucena (PMN), a concessão de honrarias deve ser mais precisa e seguir o Regimento Interno. “A concessão de honrarias precisa deixar de ser discussão ideológica e passar a ser matemática”, acredita Thiago. Já o vereador João Almeida (Solidariedade), defende que todas as opiniões devem ser respeitadas. “Temos que respeitar o contraditório e a opinião de cada um aqui”, afirmou João Almeida destacando que foi a favor da concessão da cidadania para Lula, como é a favor da honraria para Bolsonaro.

 

Em pronunciamento, o vereador Marcos Henriques leu uma nota de repúdio do Conselho Municipal do PCdoB de João Pessoa contra a concessão. Por sua vez, o parlamentar elencou diversas ações do governo do ex-presidente Lula no Estado que o motivaram a entregar a cidadania pessoense em 2017.

 

“Algumas questões que motivaram Lula a receber o Título de Cidadão Pessoense foram mais de 60 mil famílias beneficiadas com o Bolsa Família na Paraíba; a construção de mais de 10 mil moradias em João Pessoa. O IFPB transformado em instituto de ensino superior, ofertando mais de seis mil vagas; a criação de mais de 12 mil vagas em creches e mais 12 mil vagas de trabalho formal na Capital. Foram 10 mil paraibanos que ultrapassaram a linha de pobreza e cerca de 15 mil alcançaram a classe média”, citou, defendendo o título concedido ao ex-presidente petista.

 

O vereador do PT criticou, ainda, a forma de combate à violência proposta pelo deputado. “Ele anda dizendo que aquelas pessoas de sandália e short merecem morrer. Mas em nenhum momento ele fala dos grandes traficantes, daquela caneta que libera grandes bandidos e dos traficantes que financiam campanhas. Temos a obrigação de combater a onda fascista que cresce no país”, declarou Marcos Henriques questionando o crescimento de 170% do patrimônio do deputado nos últimos anos e de recursos recebidos por ele de empresa investigada pela Polícia Federal.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo