Nos acompanhe

Paraíba

Promotoria de Itabaiana requisita projeto de barreira física à Usina Olho D’Água

Publicado

em

Em audiência ocorrida na manhã desta segunda-feira (9), a Promotoria de Justiça de Itabaiana concedeu um prazo de 15 dias para a Usina Olha D’Água, localizada no município de Camutanga-PE, apresentar um projeto para implementação de barreira física vegetal ao longo do limite dos talhões de cana-de-açúcar de sua propriedade e as moradias próximas ao plantio no município de Juripiranga.

Segundo a promotora Miriam Pereira Vasconcelos, moradores dos arredores da usina reclamaram que que estão sofrendo problemas respiratórios por causa da queima da cana. A execução do projeto, de acordo com a promotora, deverá ocorrer a partir de junho, tendo em vista a necessidade de que se realize no inverno consolidado, informa publicação do MPPB.

Ficou determinado ainda que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (SEDAP) deverá monitorar a execução do projeto, realizando fiscalização bimestral na área até a sua conclusão. Os relatórios das fiscalizações devem ser encaminhados à Promotoria de Justiça após 10 dias de cada fiscalização, informando sempre sobre os impactos observados.

Miriam Vasconcelos recomendou que, até ser criada totalmente a barreira vegetal, a Usina Olho ‘Água deve suspender o uso de agrotóxicos na área de 50 metros que dista das residências na localidade.

A promotora atendeu a pedido do representante da usina e determinou que seja oficiado ao prefeito de Juripiranga para que providencie a coleta de forma regular e contínua dos resíduos sólidos na área próxima ao canavial. A prefeitura deve ainda fazer uma ampla campanha de orientação pedagógica junto aos moradores que residem próximo à usina e que promovem a queima dos resíduos sólidos naqueles arredores. “A fumaça e a fuligem são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, além de que o fogo decorrente pode se propagar pelo canavial”, disse a promotora.

Também foi requisitado que a Usina Olho D’Água sempre comunique previamente com antecedência de 30 dias à Promotoria quando houver queima da cana, devendo após ser encaminhada cópia da comunicação para o gerente operacional de defesa da SEDAP. A secretaria também deverá ser informada com antecedência de 20 dias quando for ter aplicação de agrotóxicos.

A audiência contou com a participação do gerente agrícola da Usina Olha D’Água, Henrique Sérgio Antunes de Brito, acompanhado do advogado Flávio Luiz Lorena; do gerente executivo da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu de Araújo Nóbrega, do engenheiro agrônomo José François Paulino de Oliveira e do gerente Operacional de Defesa Vegetal da Paraíba, João Alberto Silveira de Souza.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo