Nos acompanhe

Paraíba

Conselho Superior aprova voto de aplausos à equipe da ‘Operação Xeque-mate’

Publicado

em

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou, por unanimidade, um voto de aplausos a todos os membros e servidores do MPPB e da Polícia Federal que integraram a equipe da “Operação Xeque-mate”, na 11ª sessão ordinária, na quinta-feira (6). A ação conjunta da PF e Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) desmantelou um esquema criminoso de desvio de dinheiro público, doações fraudulentas de terrenos públicos e utilização de ‘laranjas’ para ocultação de bens, informa publicação do MPPB.

O voto de aplausos foi proposto pelo procurador de Justiça, Francisco Sagres Macedo Vieira, que enalteceu a atuação de toda a equipe integrante da operação. Ele ressaltou que a operação teve grande dimensão e as ações foram baseadas em provas e investigações consistentes e autorizadas judicialmente. O 1º subprocurador-geral de Justiça, Alcides Jansen, que presidiu a sessão, reforçou as declarações de Sagres, destacando o esforço da equipe que passou noites insones para alcançar os resultados e que desenvolveu a ação com precisão logística e jurídica. “Um trabalho de excelência”, elogiou.

Entre os nomes citados pelos membros, destacaram-se o do procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que acompanhou as investigações; de Octávio Paulo Neto, coordenador do Gaeco; dos promotores Manoel Cacimiro Neto, Rafael Lima Linhares, Eduardo Freitas Torres, Romualdo Tadeu de Araújo Dias, Rodrigo Pires de Sá e Ronaldo Guerra; além do superintendente da Polícia Federal, André Viana Andrade, e do delegado responsável pela operação, Fabiano Emídio Lucena.

Termo de cooperação
Na mesma sessão do CSMP, também foi registrado o intercâmbio entre o MPPB e o MPF do Paraná, marcado pela visita técnica, esta semana, dos procuradores da República, Roberson Henrique Pozzobon e Júlio Carlos Motta Noronha, integrantes da Força-Tarefa Lava Jato. Alcides Jansen revelou que a intenção é que os órgãos ministeriais firmem um termo de cooperação para troca de informações na área de combate à corrupção.

Os conselheiros Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, José Roseno Neto, Marilene de Lima Campos de Carvalho e Herbert Douglas Targino também ressaltaram a importância do Gaeco para a instituição e à sociedade, aprovando os dois registros levantados na sessão, por unanimidade. O corregedor-geral do MPPB está em férias e, por isso, estava ausente da sessão dessa quinta-feira. A sessão contou com a participação do secretário-geral do MPPB, Antônio Hortêncio da Rocha Neto.

Voto de pesar
Os conselheiros do CSMP ainda aprovaram um voto de pesar, também proposto por Francisco Sagres, pela morte da jornalista Nelma Figueiredo (falecimento foi no último dia 30), destacando a grandeza da profissional e sua importância para o jornalismo da Paraíba e para a sociedade. Os membros destacaram algumas qualidades da jornalista, principalmente, a ética profissional, e se solidarizam com os familiares pela partida precoce de Nelma.

O voto de pesar foi endereçado, primeiramente, a Aldo Shueller, chefe do Cerimonial do MPPB e pai dos dois filhos de Nelma, que acompanhou e apoiou a luta da jornalista contra o câncer de pulmão, que ela fez questão de só compartilhar com a família, exercendo a profissão até os últimos momentos, deixando boa parte dos colegas perplexos com seu falecimento. O registro também deve ser endereçado à Associação Paraibana de Imprensa (API) e ao Grupo Paraíba de Comunicação, da qual Nelma fazia parte, como âncora da CBN João Pessoa.

Arquivamentos de processos
Na pauta do dia, o Conselho Superior do Ministério Público apreciou 68 processos sob a relatoria do conselheiro Francisco Sagres. Nove desses tiveram a homologação de arquivamento aprovada por ausência de atribuição do MPPB, três por falta de interesse da parte, quatro por abertura de processos específicos, cinco por irregularidades não positivadas e dez porque as questões foram solucionadas.

Ainda foram homologados os arquivamentos de dois processos por terem sido remetidos ao órgão com atribuição criminal, um por judicialização do feito, seis por celebração de termos de ajustamento de conduta (TAC), quatro por ter sido detectada duplicidade, quatro por perda de objeto, um por ser de interesse privado, quatro por prescrição e seis por princípio da insignificância.

O CSM apreciou e votou pela não homologação de quatro processos, que foram convertidos em diligências, e decidiu encaminhar às 1ª e 2ª promotorias de Justiça dos Crimes contra a Ordem Tributária outros cinco processos, que tiveram pedidos de homologação de arquivamento, para que os órgãos acompanhassem os pagamentos integrais das dívidas, já que apenas algumas parcelas desses débitos haviam sido pagos pelas partes.

Ainda na sessão dessa quinta-feira, foi aprovada a remessa de uma notícia de fato à Promotoria do Consumidor, feita por um cidadão que se sentiu lesado pela empresa Energisa, em João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Nepotismo: Paulo Maia e a chapa familiar para seu terceiro mandato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A chapa encabeçada por Paulo Maia, que tenta um terceiro mandato na presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), mais parece um episódio da série ‘A Grande Família’, com flagrante casos de nepotismo. Parentes do candidato já estão em cargos estratégicos e outros ele incluiu em sua chapa, gerando repercussão negativa entre a advocacia.

O advogado Paulo Maia parece ter apostado alto em manter sua base familiar nas posições de destaque. Além dele, sua esposa, filhos e até sogra de filho e genro compõem cargos importantes na chapa.

O próprio Paulo Maia gravou um vídeo para as redes sociais dizendo que a OAB não é Sine (Sistema Nacional de Emprego). “A OAB sob minha liderança jamais será uma agência de empregos”, disse. O problema é que a chapa dele pretende sim ser uma agência de emprego, mas só para os seus familiares.

Confira:

1. Regina Maia, esposa de Paulo, ocupa uma posição em uma comissão nacional.
2. Paulo Maia Filho, conselheiro estadual.
3. Torben Maia, outro filho de Paulo, também em uma comissão nacional.
4. Andressa Maia, filha de Paulo Maia, ocupando uma função na comissão nacional.
5. Maria Cristina Santiago (Kiu), sogra do filho de Paulo Maia, no cargo de conselheira federal.
6. Maria Thereza Santiago Moura de Moura Maia (nora).
7. José Alberto Barroca Falcão Neto (genro).
8. Gabriel Barbosa de Farias Neto.

Continue Lendo

Paraíba

Nesta sexta: Cagepa inicia campanha com descontos de até 100% em juros e multas para inadimplentes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a quinta edição do “Fique em Dia com a Cagepa”, campanha que oferece até 100% de desconto nos juros e multas, além de parcelamento em até 60 vezes. Neste ano, além dessas condições especiais, os clientes também poderão quitar multas por irregularidade (desvios, ligação clandestina, entre outras) com até 90% de desconto.

As facilidades para pagamento têm como objetivo auxiliar os clientes inadimplentes a fecharem o ano “no azul”, mesmo aqueles que foram autuados por algum tipo de irregularidade. “O ‘Fique em Dia’ já é um sucesso consolidado e a ação já faz parte da agenda da companhia. Pensamos, desta vez, em ampliar os descontos para todos os tipos de débitos. É uma ótima oportunidade que ofereceremos ao cliente que deseja voltar a ficar com suas contas em dia, com condições exclusivas”, afirmou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.

Durante o período da campanha, que segue até o dia 30 de novembro, os clientes poderão pagar os débitos acumulados à vista ou parcelar em até 60 vezes. As facilidades variam conforme a negociação acertada entre a Cagepa e o cliente. “Os descontos e parcelamentos são progressivos, que variam de acordo com o perfil de cada cliente e sua capacidade de pagamento. E a campanha abrange todos os clientes de imóveis residenciais, comerciais e industriais que tenham contas em aberto”, explicou o diretor Comercial da Cagepa, Isaac Veras.

Como participar? – Para negociar, basta entrar em contato com um dos canais de atendimento da Cagepa, tendo em mãos o RG, o CPF e uma fatura de água. Os clientes poderão negociar seus débitos por meio dos seguintes canais de atendimento:

– Call Center 115;
– WhatsApp (83) 98198-4495;
– Atendente Virtual Acqua, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Agência Virtual, no site www.cagepa.pb.gov.br;
– Aplicativo Cagepa, disponível para Android e iOS;
– Atendimento presencial nas lojas de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Pombal e Cajazeiras, além de postos de atendimento disponíveis em várias Casas da Cidadania espalhadas em todo o estado.

Continue Lendo

Paraíba

Marcha Para Jesus acontece neste sábado, dia 2 de novembro, com Gabriel Guedes em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Marcha Para Jesus de João Pessoa vai acontecer neste sábado, dia 2 de novembro. A Associação Marcha Para Jesus, que realiza o evento na Capital, confirmou que o cantor Gabriel Guedes será a principal atração, no Busto de Tamandaré, e os trios elétricos descerão a Epitácio Pessoa.

A concentração da Marcha acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Independência. Este ano, quatro trios elétricos serão usados no evento. Eles desceram a Epitácio Pessoa com o Louvor nas Varandas, Sara Music, Leomir do Ide e IBM Music. Todos eles também se apresentaram na Marcha de 2022 e 2023. Quem vai puxar o quarto trio este ano será a Banda do Betel.

Um comboio de motociclistas fará a escolta na frente da Marcha, seguido pelo grupo de tambores Rugido do Leão, do Recife. Quem também vai participar do evento será o cantor Alex Filho e a Blessband.

A concentração da Marcha Para Jesus acontecerá na Praça da Independência e seguirá até o Busto de Tamandaré. Os trios elétricos percorrerão a Epitácio Pessoas com as atrações locais e o show com Gabriel Guedes acontecerá na praia. Dezenas de igrejas evangélicas da cidade e de outros municípios já confirmaram participação no evento organizado pela Associação Marcha Para Jesus.

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa apoiam a Marcha Para Jesus que também tem o apoio da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e do Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp), além das igrejas evangélicas da cidade.

Continue Lendo