Nos acompanhe

Paraíba

Focco-PB terá GTs para discutir controle interno nos municípios

Publicado

em

O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) terá três grupos de trabalho para acompanhar e propor ações relacionadas à ampliação do controle interno nos municípios, à realização do Hack Fest Nacional e à integridade de empresas privadas que contratam com o poder público. O direcionamento foi tomado durante a primeira reunião do Focco sob a coordenação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), que aconteceu na manhã desta segunda-feira (02), no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital.

A reunião foi aberta pelo coordenador estadual do Focco-PB, o procurador-geral de Justiça Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, e contou com a participação dos promotores de Justiça, Leonardo Quintans (CAO do Patrimônio Público) e Octávio Paulo Neto (Gaeco); Gabriel Wright, Walber Silva e Rodrigo Paiva (CGU); Sérgio Rodrigo (MPF); Letácio Tenório (CGE); Márcio Suéth (TCU) e João Ricardo Coelho (Jucep), informa publicação do MPPB.

A reunião desta segunda-feira foi marcada no último dia 15, quando o MPPB assumiu a coordenação do Fórum, para que os órgãos integrantes apresentassem propostas para nortear o trabalho durante o decorrer deste ano.

Os GTs

Sobre o GT do controle interno, a ideia é diagnosticar a situação dos municípios em relação à implementação e funcionamento de controladorias, capacitar, monitorar e atuar para combater as irregularidades. O Focco considerou o fomento à ampliação e ao fortalecimento dos órgãos municipais como um desafio dos grandes, porque a maioria dos gestores nem sabe como funciona o órgão que tem a finalidade de auxiliar na gestão dos gastos públicos. O GT do controle interno será coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU), na Paraíba, e terá como integrantes representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O HackFest Nacional está sendo encabeçado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que coordena o evento em nível estadual. A ideia do grupo de trabalho é que os órgãos integrantes do Focco possam acompanhar a formatação do evento, dar sugestões e apoiar. A maratona de programação e oficinas, que tem o objetivo de criar ferramentas e soluções tecnológicas para o exercício do controle social e combate à corrupção, será realizada no Distrito Federal. O GT do HackFest Nacional será coordenado pelo promotor de Justiça, Octávio Paulo Neto (Gaeco), com a participação de representantes da CGU, TCU e MPF.

O GT que vai discutir a integridade de empresas privadas que contratam com o poder público será conduzido pela CGU, com a participação da CGE, MPPB, MPF, TCU e Junta Comercial, e deverá ter como convidados representantes da Associação Comercial e do Sebrae. A ideia é despertar a necessidade de programas de integridade no setor privado e fomentar a regulamentação de leis municipais anticorrupção empresarial.

Homenagem ao ‘Focco em Movimento’

Além da formação dos GTs, a reunião do Focco aprovou o encaminhamento de uma homenagem do Conselho Nacional do Ministério Público ao projeto ‘Focco em Movimento’ ao ex-coordenador do Fórum, Cláudio Gadelha, procurador-chefe do MPT, que não pôde estar presente na reunião.

De acordo com comunicação do CNMP, a iniciativa foi selecionada como fomento à integridade social e cidadania pelo Enccla e constará no Banco de Propostas de Prevenção Primária à Corrupção. O diploma é assinado pela coordenadora do Fórum Nacional de Combate à Corrupção (FNCC) e da ação 6 da Enccla, Luciana Asper y Valdes.

Eleição na pauta da próxima reunião

A próxima reunião do Focco-PB será no dia 7 de maio, às 9h, na PGJ. Serão convidados para as discussões representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e de sua Escola Judicial. Isso porque um dos temas a ser tratado é a realização das eleições deste ano.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo