Dez espetáculos serão encenados a partir desta sexta-feira (23) no ‘Roteiro das Paixões 2018’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope). Ao todo, serão 22 apresentações, todas gratuitas, em 12 bairros da Capital, até o dia 1º de abril. Além dos bairros de origem, quatro espetáculos foram selecionados para encenação na Casa da Pólvora, Parque da Lagoa, Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena e Centro Cultural Gervásio Maia.
O Roteiro das Paixões começa pelos Bancários, nesta sexta (23) com a encenação de “O Cristo Lampião”, do Coletivo Porta Cênica, a partir das 19h, na Praça da Paz. Esse espetáculo também será apresentado no sábado (24), no mesmo local e horário. O espetáculo tem direção de Kalyne Brito e a história se passa em uma cidade do interior, que é invadida por cangaceiros quando se prepara para a encenação da Paixão de Cristo. Durante a encenação vão sendo narradas as história de Lampião e a Ressurreição de Cristo.
No Geisel, o grupo Cenarium encena no Campo de futebol, às 19h30 deste sábado (24), “O Auto de Deus”, com direção de Sânzia Márcia. A ação desenvolve-se em flashbacks, no qual Jesus, três minutos antes de sua morte, narra sua vida e seus feitos durante o período em que esteve entre os homens. O “Auto de Deus” volta a ser encenado no domingo (25), no mesmo local e horário, e no dia 1º de abril, no Centro Cultural Gervásio Maia, às 19h.
No Varadouro, o Centro Cultural Casa da Pólvora recebe, às 19h deste sábado (24), “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”, do Grupo Zabala, com direção de Isabel Duarte. O espetáculo, que tem mais de duas décadas de tradição, é encenado por crianças, jovens e adultos integrados na comunidade da Igreja de Santa Rita, no Róger. O espetáculo também será encenado no Alto Róger, na Paróquia Santa Terezinha, na sexta-feira (30), às 19h.
A “Paixão de Cristo Itinerante”, do Grupo Arte Povo, de Mandacaru, será encenada em quatro pontos do bairro, começando pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na terça-feira (27), às 19h. Na quarta-feira (28), estará na Praça da Cultura; na quinta (29), na Beira Molhada e na sexta-feira (30), no Jardim Esther, sempre às 19h. O espetáculo, que conta a morte e ressurreição de Cristo tem direção de Ailton Silva e conta com atores da comunidade.
Na quarta-feira (28), o Coletivo Cara Dupla faz duas apresentações da “Central da Paixão”. Pela manhã, às 9h, o grupo encena o espetáculo na Feira de Jaguaribe, e às 16h, no Mercado Central. O espetáculo tem direção de Romildo Rodrigues e a narrativa se dá a partir de cartas deixadas por Jesus lidas por Maria a um feirante.
Ainda quarta-feira (28), no Santuário da Penha, será encenada a “Paixão de Cristo da Penha: ao Olhar de Maria”, às 19h30. O espetáculo, como diz o título, conta a história a partir da visão da Mãe de Jesus, que testemunha toda a história do Filho. A direção é de Janaína Freire.
A “Paixão de Cristo do Grotão”, do Centro de Formação Frei Virgílio Panzzy, será encenada na sexta-feira (30) no campo de futebol do bairro Funcionários II, e no dia 1º de abril no Parque da Lagoa. O espetáculo conta com cerca de 100 pessoas, entre atores e técnicos, todos do próprio bairro, que participam voluntariamente do espetáculo, seja atuando ou ajudando na confecção das roupas e cenário. A direção é de Gilberto Lima.
A Paixão de Cristo do Valentina, “E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Companhia Arte e Vida de Teatro e Dança da Comunidade Adorai, conta a história de Jesus a partir da Santa Ceia. O espetáculo será encenado no dia 30, às 19h, na Vila Olímpica.
O grupo Arca, da Ilha do Bispo, faz duas apresentações da “Paixão de Cristo: Desertos” na sexta-feira (30). A primeira às 4h30 da manhã, saindo da Igreja Senhor do Bonfim e percorrendo as ruas do bairro. A segunda, às 18h30, no Centro Cultural de Mangabeira. O espetáculo, que tem direção de Chagas Neto, conta a vida de Cristo a partir de várias dimensões do deserto. O espetáculo também será encenado no dia 1º de abril na Praça Índio Piragibe, no próprio bairro.
E a “Paixão em Retalhos”, do Coletivo Retalhos, com direção de Joilson Custódio, será encenada nos dias 30 e 31 (sexta e sábado), às 19h, na Praça da Paz (Bancários). Nela, a história de Cristo é contada por uma trupe circense, com músicas e danças da cultura regional.
Programação do Roteiro das Paixões:
Dia 23 (sexta-feira)
20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”
Dia 24 (sábado)
19h – Casa da Pólvora – “A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”
19h30 – Geisel Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”
20h – Bancários (Praça da Paz) – “Cristo Lampião”
Dia 25 (domingo)
19h30 –Geisel.Campo de futebol (R. Professora Noêmia Ribeiro, s/n) – “Auto de Deus”
Dia 27 (terça-feira)
19h –Mandacaru. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (R. Celerina Paiva)
“Paixão de Cristo Itinerante”
Dia 28 (quarta-feira)
9h – Jaguaribe. Feira Livre – “Central da Paixão”
16h – Centro. Mercado Central – “Central da Paixão”
19h – Mandacaru. Praça da Cultura (R. João Brito Lima Moura) – “Paixão de Cristo Itinerante”
19h30 – Praia da Penha. Santuário de Nossa Senhora da Penha – “Paixão de Cristo: Ao Olhar de Maria”
Dia 29 (quinta-feira)
19h – Mandacaru. Beira Molhada (Rua José Augusto Trindade) – “Paixão de Cristo Itinerante”
Dia 30 (sexta-feira)
4h30 – Ilha do Bispo. Igreja Nosso Senhor do Bonfim – “Paixão de Cristo: Desertos”
18h30 – Centro Cultural de Mangabeira
“Paixão de Cristo: Desertos”
19h – Mandacaru. . Jardim Esther (R. Maria Madalena Ramalho Bandeira)
“Paixão de Cristo Itinerante”
19h – Alto Roger (R. Carlos Pessoa, em frente à Paróquia Santa Terezinha)
“A Paixão de Cristo Segundo as Sagradas Escrituras”
19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”
19h – Valentina. Vila Olímpica (R. Sgt. Pedro Nazaré Machado)
“Paixão de Cristo: E Ressurgiu no Meio de Nós”, da Comunidade Adorai
19h30 – Funcionários II. Campo de futebol (R. Antônio Targino da Fonseca) – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”
Dia 31 (sábado)
19h – Bancários. Praça da Paz – “Paixão de Cristo em Retalhos”
Dia 1º de julho (domingo)
18h – Parque da Lagoa – “Paixão de Cristo do Grotão: Uma Lição de Amor”
19h – Gervásio Maia. Centro Cultural Gervásio Maia – “Auto de Deus”
19h30 – Ilha do Bispo. Praça Índio Piragibe – “Paixão de Cristo: Desertos”