Nos acompanhe

Paraíba

Agricultores celebram dia de São José e pedem chuvas para colheita de lavouras

Publicado

em

Nesta segunda-feira (19) o dia é marcado para os agricultores sertanejos pela devoção ao santo católico São José, considerado para muitos como o protetor do trabalhador. O agricultor José Bonifácio, de 59 anos, mora no sítio Serrota no município de Passagem, no Sertão, e acredita numa antiga tradição de que se chover no dia de São José, é porque o agricultor pode plantar despreocupado, informa reportagem do jornalista Epitácio Germano, do Jornal da Paraíba. “Esse é o último prazo que homem do campo considera para iniciar o plantio no roçado. Quando isso não acontece é porque o ano será ruim, sem colheita”, disse.

José Bonifácio revela que sua devoção ao santo São José existe desde o tempo de seus avós. “É uma devoção secular, meu avô costumava sempre rezar neste dia e pedir muitas chuvas para São José. Eu tenho muita fé e acredito na experiência. É uma esperança que a gente carrega e que se renova todos os anos”, contou o agricultor.

E a expectativa para este ano? “Eu acredito que o inverno esse ano vai deixar bons frutos no campo, porque a chuva chegou antes do esperado. Os barreiros aqui já estão acumulando água e a paisagem está diferente do cinza: agora é verde. Se Deus quiser, São José vai mandar mais chuva e a colheita vai ser garantida”, concluiu José Bonifácio.

>>> Agricultores apostam em inverno regular no Sertão

Segundo o padre Dagnaldo Alexandre, da Igreja de São José, no bairro José Pinheiro, em Campina Grande, o santo é considerado pela Igreja Católica como intercessor a Deus pelos trabalhadores. “São José é o patrono da Igreja, sua interseção é pelos trabalhadores, mas há desde muito tempo uma devoção forte do homem do campo em relação às chuvas. Isso para Igreja é sinônimo de alegria também, porque a chuva é algo sagrado, não existe nenhum problema em atribuir essa relação e, por outro lado, o agricultor é também um trabalhador forte”, explicou.

Ciência tem explicação
A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, explica que, para ciência, o fenômeno da chuva durante o período das comemorações ao dia de São José ocorre devido ao comportamento da zona de convergência intertropical no oceano sobre a região do Nordeste. “A chuva registrada durante o mês de março no nordeste, especialmente na região do interior, ocorre por conta da zona de convergência. Isso acontece quando existe uma condição favorável [às chuvas], o que depende da temperatura do oceano e outros fatores da natureza que são analisados de forma científica”, explica.

Em relação à previsão do tempo para essa segunda-feira, a meteorologista revelou que pode ser registrada chuva em algumas regiões do estado. “A previsão hoje é de chuva para região do Sertão, no entanto, de forma isolada podendo acontecer o registro em algumas cidades e outras não”, revelou Marle Bandeira.

De pai pra filho

Em São José de Sabugi, também no Sertão, município que tem São José como padroeiro, o agricultor Inácio Garcia de Medeiros, de 66 anos, conta que a devoção na cidade é muito forte. Ele mora no sítio conhecido como Penedo. “Todos os anos celebramos esse dia com muita festa. É um momento de renovação da fé para o sertanejo, especialmente, pela expectativa da chuva. Quando chove no dia de São José costumamos dizer que a colheita está garantida para o São João”, ressaltou.

A crença do agricultor ao santo católico São José também foi repassada por seus avós, e hoje é seguida por seu filho, Iranildo Araújo de Medeiros, de 38 anos. “Meu filho também é agricultor e ensinei essa experiência pra ele desde quando ele era menor. Quem mora no campo precisa observar o tempo e conhecer como funciona as experiências antigas”, disse Inácio Garcia.

Iranildo Araújo também mora no sítio Penedo e revelou que no dia de São José o olhar do homem do campo é sempre voltado para o céu. “A gente passa o dia observando o céu, se há muitas nuvens, se o sol vai prevalecer durante todo dia e tem também a questão do relâmpago pela madrugada. Todas essas situações são sinais. Se o dia for nublado ou com chuva, por exemplo, a expectativa é boa. Eu tenho muita fé em São José e acredito nessa experiência, porque ela vem desde os meus avós”, comentou.

Continue Lendo

Paraíba

“Um marco na luta pela representatividade do povo indígena nos poderes”, diz Daniella sobre Ninha

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A gestão da senadora Daniella Ribeiro à frente da Presidência estadual do PSD na Paraíba, garantiu eternização na política estadual, bem como na nacional, por ser a que colaborou para a eleição da única prefeita indígena do país no pleito municipal de 2024.

Ellys Oliveira, mais conhecida como Ninha, é filiada ao PSD e foi escolhida pelos eleitores do Município de Marcação, localizado no Litoral Norte paraibano, como a nova prefeita da cidade.

Para Daniella, a eleição de Ninha representa um passo importante que, em muito, contribui para o amadurecimento da sociedade brasileira.

Vitória histórica! Ninha, a única prefeita indígena eleita no Brasil, assume a liderança em Marcação, na Paraíba, pelo partido PSD. Sua eleição representa um marco importante na luta pela representatividade do povo indígena nos poderes“, comemora a senadora.

A presença de lideranças indígenas é essencial para garantir que as vozes e necessidades dessas comunidades sejam ouvidas e respeitadas nas decisões políticas. Parabéns, Ninha! Vamos juntos celebrar essa conquista e o fortalecimento da diversidade na política! É o PSD-PB fazendo história!“, registrou a parlamentar.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

“150 mil pessoas podem definir a virada”, diz Cabo Gilberto sobre segundo turno em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano, Cabo Gilberto Silva (PL), analisando os números do primeiro turno das Eleições 2024 em João Pessoa, afirmou que há possibilidades reais de “virar” o jogo e eleger o candidato Marcelo Queiroga (PL) para comandar a Prefeitura Municipal da Capital paraibana.

Segundo o parlamentar, “Foram 110 mil abstenções, 40 mil votos brancos e nulos, ou seja, 150 mil pessoas podem definir a virada“.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo e Fábio Carneiro anunciam gabinetes integrados na ALPB e CMJP, e retorno da Ouvidoria Popular em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), e o vereador eleito de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), anunciaram, nesta quinta-feira (17/10), a integração de seus respectivos gabinetes a partir de janeiro de 2025. A iniciativa visa ampliar a assistência prestada à população e dar uma maior visibilidade às bandeiras em comum de ambos, como por exemplo, o empreendedorismo e geração de emprego e renda.

De acordo com o deputado Eduardo Carneiro, a integração dos gabinetes vai facilitar a apresentação de projetos de Lei e requerimentos na capital, que muitas vezes, devem ser direcionados por um vereador.

“Temos uma demanda muito grande em nosso gabinete de assuntos ligados ao município de João Pessoa, e essa integração com o mandato do vereador Fábio Carneiro vai facilitar, sem dúvida nenhuma, a resolução desses pleitos”, destacou.

Já o vereador eleito Fábio Carneiro disse que a ação terá um papel de fundamental importância em sua chegada à Casa, e trará mais agilidade para a solução das questões levadas pela população que dizem respeito à esfera estadual.

“Estamos com muitas ideias na cabeça para fazer um grande mandato na Câmara de João Pessoa, e uma delas é justamente essa integração de gabinetes, além do retorno da Ouvidoria Popular, implantada pelo deputado Eduardo Carneiro, à época em que exerceu o mandato de vereador”, afirmou.

Continue Lendo