Nos acompanhe

Paraíba

Solidariedade garante renovação na vida de paraibanas acometidas de câncer de mama

Publicado

em

“Estar aqui esperando para fazer uma cirurgia, que ao invés de tirar, vai reconstruir a nossa vida é muito gratificante”. Foi assim que, momentos antes de entrar na sala de cirurgia, Maria Regina, de 45 anos, descreveu a sensação de ser uma das pacientes contempladas com a maratona de cirurgias reparadoras do ‘Dia da Boa Vontade’, que aconteceu nesta sexta-feira (16) no Hospital Napoleão Laureano (HNL), em João Pessoa. Dezoito médicos cirurgiões plásticos, da Paraíba e de outros estados, de forma voluntária, realizaram o procedimento para simetria nas mamas de 19 pacientes acometidas de câncer de mama.

Maria Regina descobriu o câncer de mama em 2009 quando, ao tomar banho, sentiu um nódulo no seio. Ela conta que no início não pensou que se tratasse de um tumor e adiou a ida ao médico em quatro meses. Ao persistir, ela decidiu procurar ajuda. Foi quando descobriu o diagnóstico. Após a cirurgia para retirada da mama, alguns anos mais tarde, Regina descobriu um novo tumor no outro ceio, precisando também retirá-lo.

“Logo de início eu fiquei triste e preocupada, mas com o tratamento e o acolhimento de todos que fazem o Napoleão Laureano consegui me recuperar. Já tinha feito o implante mamário, mas hoje retorno para corrigi-los. Isso é muito importante para mim. Isso vai me devolver a vida e a autoestima”, afirmou Regina.

Ao seu lado, na mesma enfermaria, aguardando ansiosa a sua vez de também corrigir a mama estava Cristiane Lima, de 42 anos. Ela que adora fotos, não via a hora de ser chamada para garantir a mudança de vida. “Esse dia é muito especial para todas nós mulheres que passamos por esse problema. Essa iniciativa traz de volta nossa vontade de viver, de se mostrar como mulheres”, destacou.

Cristiane descobriu que estava com câncer há 9 anos. Ao iniciar o tratamento descobriu que estava grávida. Ela conta que foram momentos difíceis, mas que conseguiu superar com a ajuda da família e da equipe do Napoleão Laureano. “Eles tiveram muito cuidado comigo e com meu filho. Eu só tenho motivos para agradecer”, revelou.

Mutirão – Maria Regina e Cristiane Lima são duas das 19 mulheres que estão participando do mutirão de cirurgias dentro do projeto ‘Dia da Boa Vontade’, organizado na Paraíba pelo cirurgião plástico, Péricles Serafim, que conta com apoio de 18 cirurgiões, quatro da Paraíba e os outros 14 de São Paulo e Brasília. Todos voluntários.

Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas também integraram a equipe. As cirurgias foram realizadas nas seis salas de cirurgia do Hospital Napoleão Laureano.

A diretora do Hospital, Tereza Lima, o Dia da Boa Vontade que está sendo realizado pelo sexto ano consecutivo, garante que mulheres carentes recuperem a autoestima e garantam uma melhor qualidade de vida. “Esse é um projeto humanitário que garante a melhoria psicológica dessas mulheres, garantindo a recuperação do tratamento oncológico”, destacou.

O HNL contou ainda com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que fizeram o acolhimento das pacientes. No processo de acolhimento, as mulheres receberam kits de higiene pessoal, além de sutiãs apropriados para o uso pós-cirurgia, todos adquiridos por meio de doações.

Os médicos que participaram do mutirão ganharam placas de homenagem ao gesto de solidariedade.

Continue Lendo

Paraíba

Alyne Moreira defende políticas públicas de inclusão às pessoas com deficiência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado neste sábado (21/09), a candidata a vereadora em João Pessoa, Alyne Moreira (Agir 36), destacou a importância de políticas públicas de inclusão social voltadas ao grupo.

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e é uma oportunidade para a sociedade refletir sobre os desafios enfrentados por essas pessoas, bem como para celebrar as conquistas e avanços.

Sendo uma das principais pautas do Plano de Governo apresentado pela candidata, ela reforçou a necessidade de seguir na luta pela garantia de direitos às pessoas com deficiência e assumiu o compromisso de ser voz ativa na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“Neste dia, é essencial reforçar o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais justo e inclusivo, onde as diferenças sejam respeitadas e celebradas. A luta pela dignidade, respeito e direitos das pessoas com deficiência é uma responsabilidade coletiva que deve ser exercida diariamente, e não apenas em datas específicas. Na Câmara Municipal seremos o mandato da inclusão, a voz verdadeira daqueles que sabem a importância de incluir a todos verdadeiramente!”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Candidatos às eleições 2024 não podem ser presos a partir deste sábado; entenda regra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir deste sábado (21/09), candidatos que irão disputar aos cargos de prefeito e vereador nas eleições não podem mais ser presos, a não ser no caso de flagrante de crimes. A restrição vale até o dia 8 de outubro, dois dias após o primeiro turno, marcado para o dia 6.

Cinco dias antes do pleito, a mesma regra da prisão passa a ser aplicada aos eleitores. A partir do dia 1º de outubro, nenhum eleitor pode ser preso, salvo em flagrante delito ou por setenção criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

O que diz a legislação

A regra consta do Código Eleitoral. A lei também define que, havendo detenção, a pessoa será levada à presença do juiz que, se verificar que o procedimento foi ilegal, vai revogar a medida e pode responsabilizar quem prendeu.

O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha por parte das candidatas e dos candidatos. Também busca prevenir que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar quem disputa o cargo eletivo por meio de constrangimento político ou o pelo afastamento da campanha.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison Targino enaltece defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia pela OAB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (20/09) para enaltecer a atuação na entidade em defesa das prerrogativas e valorização da classe advocatícia do Estado.

O gestor pontuou diversas ações realizadas que promovem qualificação e melhores condições de atuação para os advogados e advogadas. Entre elas, a Escola Superior de Advocacia (ESA) que já beneficiou mais de 2800 profissionais com cursos de especialização gratuitos.

A construção da nova sede da entidade também é um marco da gestão. O espaço terá mais de 6.800 metros quadrados e irá garantir mais conforto, modernidade e infraestrutura para os mais de vinte e três mil advogados atuantes.

“Formamos um movimento de advogadas e advogados trabalhando de maneira horizontal e participativa, com o objetivo de resgatar o prestígio da Ordem, defender as prerrogativas e valorizar a advocacia paraibana. Nossa gestão é multifacetada, igualitária, atenta às demandas de todos e, acima de tudo, com os olhos voltados para o futuro”, destacou Harrison.

Veja mais:

Continue Lendo