Nos acompanhe

Paraíba

Benjamin vai pedir a ministro da Segurança Pública que PF investigue explosões na PB

Publicado

em

Diante da sequência de explosões a bancos na Paraíba, o deputado federal Benjamin Maranhão (SD) vai fazer uma indicação ao novo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, para que a Polícia Federal investigue os ataques. Mesmo assim, o parlamentar disse que ainda continua convencido da necessidade de tropas federais nas ruas e estradas paraibanas.

“Esta presença investigativa da Polícia Federal nestes ataques a banco são um pedido antigo meu, desde a época que o ministro Alexandre Moraes estava na pasta da Justiça. É preciso saber quem fornece tanto explosivos para essas quadrilhas”, destacou o deputado.

De acordo com Benjamin, o trabalho de inteligência da Polícia da Paraíba não está funcionando. “Não é possível que estes casos ocorram há tanto tempo e não se saiba a origem desse explosivo”, disse, lamentando mais um ataque a banco ocorrido nesta terça-feira (27), no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. Este foi o 17º caso de ataque registrado este ano.

Em menos de oito dias já foram quatro explosões a bancos na Paraíba. Na madrugada da quarta-feira (21), cerca de 20 homens fortemente armados fecharam a entrada da cidade de Salgado de São Félix, explodiram um banco e arrombaram uma agência dos Correios. Os homens teriam usado, inclusive, um drone para vigiar a área durante toda a ação.

NA sexta-feira (23), também de madrugada cinco homens realizaram a explosão a uma agência do Banco do Bradesco na cidade de Dona Inês, no Brejo paraibano. De acordo com a Polícia Militar, o grupo chegou fortemente armado com fuzis e praticou a ação. Durante o assalto, vários disparos foram efetuados. Em 2014, o mesmo banco já havia sido alvo de uma ação criminosa.

Ontem, segunda-feira (26), o alvo dos bandidos foi a agência do Banco do Brasil do município de Pirpirituba, no Brejo paraibano. Após explodir os caixas eletrônicos e ter acesso ao cofre, os criminosos fugiram levando dinheiro. Algumas pessoas que estavam passando pelo local foram rendidas e eles ainda espalharam grampos para impedir a perseguição de policiais. Toda a estrutura da agência ficou danificada.

“É preciso encarar os fatos de que o Governo do Estado perdeu a guerra contra a bandidagem. Os paraibanos passaram a ser reféns do medo e o secretário de Segurança, ao invés de agir, vem apresentar estatística furada e criticar quem propõe algo de concreto. Os números da violência na Paraíba são assustadores e estamos sentido na pele”, disse Benjamin.

 

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

“Tão duvidando que eu vá ser governador. Eu vou lutar”, diz Galdino sobre rumo político para 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), voltou a comentar sobre o desejo de lançar o próprio nome para disputar o Governo do Estado nas Eleições 2026.

Dessa vez, Galdino lembrou que muita gente duvidou que ele conseguisse ser prefeito, deputado estadual e presidente da Casa Legislativa e, mesmo assim, ele conseguiu.

O comentário do parlamentar foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo