Visitar o Centro Histórico de João Pessoa deixou de ser um simples passeio para turistas e pessoenses, o progama vem se transformando em um saudável exercício de encontro dos amantes da arte e cultura todo final de semana. O Projeto AnimaCentro, com suas variadas atrações musicais, nas artes plásticas, teatro e cultura popular, tem se somado ao cenário verde e de beleza bucólica da Capital, atraindo milhares de pessoas semanalmente aos pontos de cultura e logradouros públicos da parte baixa da cidade.
As opções são diversas. Do Hotel Globo – coração do Centro Histórico-, ao Centro Cultural Casa da Pólvora, o Pavilhão do Chá, Parque da Lagoa Solon de Lucena e Praça da Independência, nenhum deixa a desejar com suas alternativas culturais neste período.
O mais importante no contexto, entretanto, segundo a direção da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), é o reforço das ações da gestão municipal na valorização da produção do artista paraibano, além do resgate do amor da população pelos espaços públicos da Capital, atualmente revitalizados.
A revitalização do Parque da Lagoa e da Praça da Independência, cujos projetos garantiram mais beleza, melhor acessibilidade, cuidados redobrados e mais segurança, tem proporcionado a mudança de comportamento de populares e até famílias inteiras.
Elas usam o espaço para prática de esporte e lazer. É comum nos fins de semana encontrar famílias com crianças e grupos de jovens fazendo piquenique, reuniões de amigos. A criançada se delicia com a variedade de brinquedos e balanço artesanais distribuídos por canteiros de ambos os parques.
A jovem mãe Joana D’arc Santos, moradora de Cabedelo, estava na tarde deste sábado, com algumas amigas e quatro crianças a se divertirem nos balanços de madeira. Ela disse que essa prática foi adotada pela sua família todo final de semana, desde a inauguração do Parque da Lagoa. “Nossa cidade não tem um espaço como esse. A minha filha Sofia adora isso aqui. Nos reunimos e sempre estamos vindo”, diz Joana D’arc.
A estudante de estética Gerlane Raquel e o jovem professor David Alysson Uchoa, faziam parte de um grupo que participavam de um piquenique na Praça da Independência. A exemplo do grupo das mães, admitiram ter resgatado o passeio no parque diante da segurança, limpeza e organização das equipes de trabalho. “Sempre gostei de vir aos passeios quando em criança. Nunca mais tinha vindo, mas depois da reforma sempre venho com amigos para desfrutar da beleza deste lugar. Aqui é muito lindo e tranquilo”, elogiou Gerlane.
O casal de turistas portugueses, médicos Maria Manuela e Fernando Alves, estavam visitando o Centro Histórico, especificamente o Hotel Globo também na tarde deste sábado. Estiveram em João Pessoa há 2 anos e retornaram há duas semanas com mais quatro amigos portugueses. Eles moram em Coimbra/Portugal e admitem amar o Brasil e principalmente João Pessoa e Recife.
“Isso aqui é muito lindo e tranquilo. Tem muito a ver com a nossa cultura”, disse Manuela, que está encantada com as mudanças. “Voltarei da próxima vez com filhos e netos”, revelou
O AnimaCentro é um projeto que garante a ampliação e manutenção de uma agenda de atividades artísticas para dar mais vida aos espaços históricos resgatados e revitalizados na região onde João Pessoa nasceu. É considerado o maior projeto de intervenção cultural já realizado na Capital, unindo revitalização e dando sentido à ocupação da área central de Jampa.
A programação deste domingo está bastante atrativa. O Parque da Lagoa, a partir das 17h, recebe o Grupo Cultural Tambores do Forte, da vizinha cidade de Cabedelo, na Praça da Família e o Grupo de teatro Los Iranzi apresenta o espetáculo “Caminhos de Palhaços”, na Praça da Pedra do Reino, às 16h. O projeto Pólvora Cultural animará o pátio da Casa da Pólvora com as bandas de Rock, Meiofree e de reggae Dona Tereza.
Programação Anima Centro neste domingo:
Parque da Lagoa:
16h – Espetáculo “Caminhos de Palhaços” com o grupo teatral Los Iranzi, Praça da Pedra do Reino;
17h – Apresentação do Grupo Cultural Tambores do Forte – Praça da Família;
Centro Cultural Casa da Pólvora:
17h – Grupo de Rock, Meiofree e de reggae Dona Tereza.