O Ministério Público da Paraíba investiga denúncia de crime de pedofilia, supostamente cometido um padre do município de Cajazeiras, no Sertão Paraibano. O RádioBlog teve acesso ao documento protocolado no MPPB, em 27 de novembro de 2017, mas como se trata inicialmente de uma denúncia, onde todos os envolvidos serão ouvidos e os fatos apurados, o RádioBlog preservará os nomes do denunciante e denunciado, até que a investigação seja concluída.
Segundo documento, denunciante e denunciado se conheceram em janeiro de 2008, quando o denunciante procurou uma igreja da cidade para iniciar o preparo para a Crisma. A denúncia diz ainda que o padre passou a auxiliar o denunciante além das questões cristãs, também nos assuntos escolares, época em que o denunciante estudava no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, naquele município.
O denunciante disse ao Ministério Público que nos encontros com o padre, que ocorriam de duas a três vezes por semana, eles ficavam a sós no quarto do padre, oportunidade em que o pároco aproveitava para assediá-lo com beijos na boca e investidas corporais, chegando a concretizar o ato sexual. Ao questionar o padre sobre tal conduta, o denunciante afirmou que o pároco disse ser natural a relação entre “padrinho e afilhado”, mas ainda assim o ameaçou, dizendo que caso o deixasse, ceifaria a própria vida.
Ao Ministério Público, o denunciante disse que os supostos abusos do pároco se estenderam até o ano de 2015, quando “encontrou forças” para se livrar da situação. Disse que não denunciou o padre anteriormente por ser de uma família muito religiosa e temer que os familiares não acreditassem nos abusos.
O RádioBlog tentou, sem sucesso, contato com o padre denunciado ao Ministério Público da Paraíba, e deixa aberto espaço para eventual manifestação.
Confira o documento: