Nos acompanhe

Paraíba

Cartórios Unificados de Família de JP e CG baixaram quase 23 mil processos em 2017

Publicado

em

O sistema de Cartório Unificado de Família, instalado nas Comarcas de João Pessoa e de Campina Grande, registrou um total de 22.910 processos baixados, de janeiro a dezembro de 2017. No mesmo período, foram distribuídas 20.794 ações, segundo dados divulgados pela Gerência de Pesquisa e Estatística, vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Quatro Cartórios Unificados funcionam no Poder Judiciário estadual, sendo três em João Pessoa, que compreende o do Fórum de Mangabeira, criado em 7 de janeiro de 2013, e o 1º e 2º do Fórum Cível, instalados no dia 26 de agosto de 2016; e um na Comarca de Campina Grande, que funciona no Fórum Affonso Campos, desde 29 de agosto de 2016.

O Cartório do Fórum Regional de Mangabeira, que atende as seis Varas Regionais, se destacou no ano Judiciário de 2017, com um total de 10.231 processos baixados e 7.827 distribuídos. No 1º e no 2º Cartórios Unificados do Fórum Cível da Capital foram baixados, no mesmo período, 6.105 processos, contra 7.089 distribuídos. O primeiro Cartório Unificado atende as demandas da 1ª, 2ª e 5ª Varas de Família, enquanto que o 2º Cartório contempla a 3ª, 4ª, 6ª e 7ª Varas de Família.

Em Campina Grande, o Cartório Unificado compreende as cinco Varas de Família da Comarca e registrou os seguintes números: 6.574 processos baixados, contra 5.878 distribuídos.

De acordo com o juiz Carlos Antônio Sarmento, diretor do Fórum Cível da Capital e gestor dos Cartórios Unificados no âmbito do Judiciário estadual, o sistema é um avanço para a Justiça, vez que reúne em um só local os cartórios das Varas de Família de um Fórum. “Antes, no caso de João Pessoa e Campina, cada vara tinha o seu próprio cartório, com número de servidores diferenciado; uns com mais, outros com menos, realidade que insatisfação de funcionários e magistrados”, explicou o juiz.

No que diz respeito ao ritmo de trabalho, o magistrado informou que o sistema garante melhor dinâmica ao serviço realizado e promove a denominada equalização da força de trabalho. “A fluidez do serviço, agora, é outra. Mudou para melhor. Isso ocorre porque, com o sistema, os servidores trabalham em um só ambiente, com a mesma finalidade, o que resulta em celeridade processual”, acrescentou.

Carlos Sarmento declarou que a unificação dos cartórios tirou a sobrecarga imposta aos juízes titulares das Varas de Família, já que, antes, eles eram os responsáveis pela administração dos cartórios de suas respectivas unidades. “Agora, o sistema tem um só gestor, que trabalha com apoio do coordenador de cartório. Com isso, o juiz de qualquer Vara de Família da Capital ou de Campina não se preocupa mais com a gestão do cartório, nem com os servidores lotados no mesmo”, enfatizou.

No caso do Fórum Cível da Capital, 27 servidores trabalham nas unidades, sendo 16 no 1º Cartório e, 11, no 2ª, conforme informou a servidora Renata Ercília Ribeiro do Amaral Lins, coordenadora dos respectivos Cartórios Unificados.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: Campina Grande segue liderando o ranking de denúncias eleitorais na Paraíba; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Município de Campina Grande segue liderando no ranking de denúncias eleitorais na Paraíba. A informação foi confirmada através do Sistema Pardal da Justiça Eleitoral.

De acordo com os dados, referentes ao período da tarde desta sexta-feira (20/09), Campina lidera o ranking com 77 (setenta e uma) denúncias, seguida por João Pessoa (67), Bayeux (34) e Santa Rita (28).

Em se tratando de Estado, a Paraíba segue em 17º lugar com 536 (quinhentas e trinta e seis) denúncias. A Justiça Eleitoral já recebeu até o momento da publicação desta matéria um total de 48011 (quarenta e oito mil e onze) denúncias de todas as Regiões do Brasil.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira ranking:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 71
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

Pedro Cunha Lima confirma presença em agenda de campanha de Rúbia neste sábado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado federal e dirigente do PSDB na Paraíba, Pedro Cunha Lima, publicou vídeo nas redes sociais confirmando presença em compromisso de campanha deste sábado (21/09) da candidata à Prefeitura de Princesa Isabel, Rúbia Matuto (União Brasil).

O evento ocorrerá no comitê da prefeitável, localizado na Rua Coronel Marcolino Pereira Lima, e começa às 07h da manhã.

“Deixo aqui o convite para que você participe também, fortaleça esse movimento pela mudança que a cidade merece experimentar. A gente tem muita convicção que com Rúbia Princesa vai se desenvolver em um ritmo mais acelerado, vai ter um trabalho mais eficiente sendo entregue. Ela tá com muita disposição pra oferecer o seu melhor à cidade”, afirmou.

Rúbia disputa ao cargo de chefe do Executivo municipal pela oposição na coligação ‘Unidos por Princesa’ e tem Sidney Filho (PSDB) compondo a chapa na condição de vice.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe em outubro o show “Ela tá Correndo Atrás”, da humorista Bruna Louise

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A humorista Bruna Louise apresenta show “Ela Tá Correndo Atrás” no dia 19 de outubro, a partir das 19h, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. A apresentação conta com muitas piadas, improvisações e interações com o público.

Os ingressos podem ser comprados no site Ingresso Nacional e os preços variam entre R$40 e R$120.

Em ‘Ela tá correndo atrás’, Bruna Louise segue o seu propósito de fazer a plateia gargalhar, mas também empoderando e combatendo os preconceitos, julgamentos e escolhas que tentam fazer por ela. O objetivo da comediante é, cada vez mais, fazer o público deixar o teatro com a cabeça pensativa e a barriga doendo de tanto rir.

Veja mais:

Continue Lendo