Nos acompanhe

Paraíba

Receita intensifica parceria com Espep para cursos a distância no calendário de 2018

Publicado

em

A Escola de Administração Tributária (Esat), órgão de ensino, pesquisa, extensão e de formação da Receita Estadual, e a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), órgãos de formação dos servidores do Estado, deverão intensificar ainda mais a parceria em 2018. Em uma audiência com o secretário de Estado da Receita, Marconi Marques Frazão, no Gabinete da Receita Estadual, com a participação da gerente Executiva da Esat, Elaine Cesar, a superintendente da Espep, Luciane Alves Coutinho, apresentou o interesse de ampliar a parceria que realizou a qualificação de quase mil servidores com a plataforma da Esat na modalidade EAD (Educação a Distância).

Por meio do termo de cooperação assinado no ano passado pelas duas pastas, os servidores públicos de várias regiões do Estado tiveram acesso aos cursos na modalidade EAD produzidos pela Esat, que fazem parte do Programa Semeando Sementes da Cidadania. Entre os cursos oferecidos estavam “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”, “Planejamento financeiro”; “Curso Atendimento ao Cidadão” e o de “Assédio Moral nas Organizações públicas”. As principais vantagens do programa “Semeando Sementes da Cidadania”, na plataforma da Esat Virtual, é o custo baixo da produção de cursos e o amplo alcance de servidores por ser via internet, trazendo assim mais comodidade de horário para serem realizados com maior êxito.

Pioneira na gestão estadual em oferecer cursos em plataforma virtual a distância na esfera pública estadual, a Esat é a responsável pelos cursos dos servidores da Receita Estadual, mas tem ampliando nos últimos anos as parcerias com entidades e órgãos públicos, por meio do programa Semeando Sementes de Cidadania.

Parceria com êxito – Segundo a superintendente da Espep, Luciane Alves Coutinho, a parceria no primeiro ano com Esat obteve êxito e “a proposta, agora, é de aprofundarmos ainda mais essa parceria para darmos acesso aos servidores de todas as regiões do Estado na modalidade EAD”.

A gerente Executiva da Esat, Elaine Cesar, revelou que a Espep “foi uma grande parceira na disseminação dos cursos do programa Semeando Sementes da Cidadania” e também na prática pedagógica com metas e visão muito bem definidas. “Teremos agora um novo encontro nas dependências da Esat para avaliarmos quais cursos dessa grade comum da plataforma da Esat poderemos ofertar para os servidores públicos do Estado”, declarou. 

Calendário de cursos da Espep 2018: O calendário de cursos da Espep 2018 será publicado logo após o período do Carnaval. “No primeiro calendário, no mês de março, vamos oferecer 10 cursos. A cada mês, o calendário será publicado com antecedência para que os servidores tomem ciência para esses cursos e possam se inscrever. Com a Esat, queremos promover cursos bimestralmente, no caso os meses de março e abril”. Em 2017, a Espep ofereceu 150 cursos aos servidores públicos das diversas regiões do Estado.

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Obras de reforma do Shopping das Redes, em São Bento, garantem modernização do auditório

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Doutor Jarques (PSB), vistoriou nesta segunda-feira (25/11) as obras de reforma e modernização do Shopping das Redes, importante centro comercial da cidade.

O espaço contará com uma nova infraestrutura moderna, com 100% de cobertura de internet, além de climatização no auditório e uma grande cobertura lateral que irá garantir expansão e crescimento do prédio.

“É assim que seguimos: com compromisso e trabalho, transformando São Bento e garantindo mais conforto e qualidade para nossa gente”, destacou Jarques.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac cumpre agenda em Brasília e presta contas de convênios junto ao MDHC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, cumpriu agenda em Brasília na última semana. Na ocasião, Flavio Moreira, realizou prestação de contas de convênios junto ao Ministério do Desenvolvimento Humano e da Cidadania (MDHC).

De acordo com Flávio, a prestação de contas trata-se de convênios que datam o ano 2009. “Isso mostra a importância dos gestores públicos serem responsáveis quanto a prestação de contas na época de suas gestões. Estamos em 2024 e mesmo assim, precisamos apresentar documentos para complementar a instrução da prestação de contas desses convênios”, disse.

Junto aos representantes técnicos e administrativos da Fundac, aproveitaram ainda a oportunidade para encaminhar novos acordos que estão sendo celebrados entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Fundac, com o governo federal. “Nosso intuito é entregar em 2026 uma nova Socioeducação, fruto do trabalho incessante que o governador João Azevedo vem construindo junto com a nossa gestão à frente da Fundac”, acrescentou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Caged: saldo de empregos formais na PB nos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que o Estado da Paraíba está vivendo nos últimos seis anos a maior expansão do emprego com carteira assinada. No período de 2019 até setembro de 2024, o saldo é 17 vezes maior que no período anterior (2013-2018), quando se refere à geração de emprego formal.

Com base nos dados do Caged, a Paraíba gerou no período de cinco anos e nove meses (2019 até setembro de 2024) um saldo de 109.546 postos de trabalho com carteira assinada contra apenas um saldo de 6.265 postos, no período anterior de seis anos (2013 a 2018), o que representa uma diferença de 17 vezes no saldo no emprego formal. Em termos percentuais, a diferença nos dois períodos de seis anos chegou a 1.648%. (Veja os dados do infográfico)

SEIS ANOS DE SALDO POSITIVO – No período de 2019 até setembro de 2024, todos os anos foram de saldos positivos na geração de emprego no Estado, inclusive no ano mais crítico da pandemia, que foi o de 2020 (+ 2.333 postos). Entretanto, o destaque deste período ficou para o ano 2021, quando o Estado teve o maior saldo de emprego (35.211), marcado pela retomada da economia com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Com saldo de 109.545, a média anual dos seis anos, ainda incompletos, ficou em 18.257 postos/ano.

Já no período de 2013 a 2018, três dos seis anos foram de saldos negativos de empregos, como foram os casos de 2015, 2016, 2017, que somados acumularam uma queda de 30.496 postos. Apenas 2013, 2014 e 2018 foram positivos, que somados geraram 36.761, o que resultou no saldo de apenas 6.265 postos, o que representa uma média de pouco mais de mil postos por ano (1.044 postos/ano).

CENÁRIO OTIMISTA PARA PARAÍBA – Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, as projeções positivas do PIB, feitas pelo Banco do Brasil para a Paraíba em 2024, de 6,8%, a maior do País, bem como os desempenhos e resultados até setembro da Paraíba nos indicadores como crescimento das vendas do varejo, com taxas expressivas e em destaque no cenário nacional mês a mês, além do aumento do potencial de consumo das famílias paraibanas, que ultrapassará mais de R$ 102 bilhões este ano, manutenção de investimentos do Estado com recursos próprios em áreas estruturantes, gestão fiscal equilibrada e a geração de empregos em alta reforçam para esse cenário de otimismo que estamos vivenciando na economia nos últimos seis anos, tendo como grande parceiro na criação de postos de trabalho a iniciativa privada”, resumiu.

PROJEÇÃO POSITIVA DE 2024 – Como os dados disponíveis do Caged deste ano são até o mês de setembro, ou seja, faltam ainda três meses (outubro, novembro e dezembro), a tendência é de que a diferença do saldo de empregos neste último período aumente ainda mais em relação ao anterior (2013-2018). As projeções apontam que o ano de 2024 pode ser o melhor saldo de emprego formal dos últimos seis anos ou da história do Caged da Paraíba.

EXPANSÃO DO SALDO EM 2024 – Para se ter uma ideia, de janeiro a setembro deste ano, a Paraíba acumula um saldo de 23.961 mil postos com carteira assinada, o que representou uma expansão de 79,63% sobre o saldo dos nove meses acumulados do ano passado (13.339). Como faltam ainda os saldos de três meses, a tendência é o saldo superar o do ano de 2022 (35.211).

MAIS DE UM MILHÃO DE EMPREGOS CRIADOS – Desde o mês de agosto deste ano, a Paraíba havia ultrapassado a marca de mais 1 milhão de vagas criadas com carteira assinada entre 2019 e 2024. Essa marca subiu no mês de setembro para 1,021 milhão de empregos criados, gerando saldo de 109,546 mil postos, que é a diferença entre admissões (1.021.624) e desligamentos (912.078) entre 2019 até setembro de 2024.

Confira imagem:

Continue Lendo