Nos acompanhe

Paraíba

Projeto acaba com retenção de macas e superlotação na UPA e no Hospital de Guarabira

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e as Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Guarabira vão realizar, em março, o dia “D” para intensificar a divulgação do projeto “Saúde no lugar certo”, junto aos usuários do Sistema Único de Saúde.

O projeto-piloto foi criado para reorganizar a rede de saúde, acabar com a superlotação no Hospital Regional e na Unidade de Prontoatendimento (UPA) de Guarabira e com a retenção de macas do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesses dois serviços.

Na última terça-feira (6), a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Guarabira promoveu a segunda audiência para avaliar a implantação do projeto-piloto. Participaram o secretário de Saúde do Município de Guarabira, Wellington Antônio de Oliveira; o representante do 3° Batalhão dos Bombeiros Militares, Luiz Fernando Neves Junior; o diretor e da gerente de Enfermagem do Hospital Regional de Guarabira, Cleonaldo Freire e Vanessa Silva, respectivamente; a coordenadora-geral do Samu de Guarabira, Cássia Melo e a coordenadora de Enfermagem da UPA de Guarabira, Lucyanna Nascimento.

Segundo os gestores, em apenas dois meses, o projeto “Saúde no lugar certo” já foi capaz de organizar a rede de Guarabira, de acabar com a retenção de macas no hospital e na UPA da cidade e de reduzir em mais de 30% os atendimentos no Hospital Regional, através da contrarreferência dos casos mais simples às Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano, a UPA contrarreferenciou com sucesso 749 atendimentos com classificação “Azul” e “Verde” (casos mais simples) às UBSs e com isso, o serviço foi “desafogado” em 8% no total de atendimentos realizados. Já no Hospital Regional, 456 atendimentos de classificação “Azul” também foram encaminhados com êxito às unidades básicas, o que resultou na diminuição em 33% dos atendimentos, melhorando a situação de superlotação que existia antes da implementação do “Saúde no lugar certo”. “O projeto está no caminho certo e já vem demonstrando ser um sucesso”, comemorou a promotora de Justiça Andrea Bezerra, uma das idealizadoras da iniciativa.

Dia “D”

O dia “D” de divulgação do projeto “Saúde no Lugar Certo” será em 14 de março, na Praça Ferreira Melo, das 7h às 12h. A ideia é explicar aos pacientes os serviços de saúde que devem ser procurados para cada caso e problema.

Para a realização do evento, a Prefeitura de Guarabira se comprometeu a disponibilizar duas tendas com cadeiras e mesas, além de cinco profissionais de enfermagem, de uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e de dez agentes comunitários de saúde.

O Corpo de Bombeiros e o Samu também se comprometeram a disponibilizar uma viatura cada e profissionais de suas equipes, desde que não haja nenhum atendimento de urgência na ocasião. A UPA vai disponibilizar quatro profissionais de enfermagem e o Hospital Regional, um médico clínico geral e um enfermeiro.

A promotoria também vai convidar as rádios e os portais de Guarabira para participar do dia “D” de divulgação do projeto e solicitar o apoio deles na divulgação do vídeo e do spot sobre o projeto “Saúde no lugar certo”, que foram produzidos pela Assessoria de Imprensa do Ministério Público da Paraíba e pela produtora “Castanhola” – empresa vencedora do processo de licitação para produção do programa “MPTV”.

Continue Lendo

Paraíba

CMJP aprova modificações nas LDOs de 2024 e 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária da quinta-feira (31/10), duas matérias do Executivo Municipal que alteram textos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referentes aos anos de 2024 e 2025.

Os Projetos de Lei Ordinárias (PLO) 2291/2024 e 2292/2024 versam sobre os critérios necessários para a destinação das Emendas Cidadãs, também conhecidas como emendas impositivas. Durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ), Thiago Lucena (DC) explicou o conteúdo dos projetos.

“Essas matérias modificam os textos da LOA deste e do próximo ano para determinar que nossas Emendas Impositivas sejam destinadas a entidades que tenham título de utilidade pública efetivo. Temos uma responsabilidade imensa na aprovação de utilidade pública das entidades que atuam em nossa cidade. Através dessa certificação, essas entidades poderão receber recursos dos cofres públicos, sendo assim precisam estar em conformidade com essa prerrogativa”, esclareceu o presidente da CCJ.

Continue Lendo

Paraíba

“100% normalizado até o final do dia”, afirma gerente da Cagepa sobre fornecimento de água em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 760 mil pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa foram prejudicadas com a interrupção do abastecimento de água após a Estação Elevatória de Gramame da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) ter sido alvo de ação de bandidos nesta quinta-feira (31/10) que roubaram cabos de cobre.

Após ações da empresa para reparo na estrutura que foi danificada, o serviço foi reestabelecido nas cidades de Cabedelo, Conde e em 90% da Capital.

De acordo com o gerente de serviços da Cagepa, Wallace Oliveira, até o fim desta sexta-feira (01/11), todas as casas terão o abastecimento de água normalmente.

“Já alcançou mais ou menos esse índice de 90%. Na verdade, a gente tem uma única unidade que ela iniciou a operação dela agora no final da manhã. E obviamente, por estar iniciando no final da manhã a recuperação nessa região que é a região ali de De Mangabeira oito, ali do Cidade Verde, a gente imagina que ela já vai estar 100% normalizada até o final do dia. No mais, todas as regiões da região metropolitana, todas as áreas da região metropolitana já estão em plena operação”, detalhou em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública”, diz Lucas sobre reunião em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), que representou o governador João Azevêdo (PSB) durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, na quinta-feira (31/10), comentou sobe os principais pontos discutidos com o presidente Lula (PT) acerca da proposta de mudanças nas políticas de segurança pública no país.

De acordo com Lucas, a intenção do Governo Federal é integrar as polícias, reforçar o Sistema Público de Segurança Pública (SUSP) e aumentar as responsabilidades da União no combate a criminalidade.

Lula quer implantar o Sistema Único de Segurança Pública“, diz Lucas

O comentário do vice-governador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (01/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo