Nos acompanhe

Paraíba

PMCG divulga plano de trânsito e transporte para Carnaval 2018

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, divulgou na manhã desta quarta-feira, 07, o plano operacional de mobilidade urbana com interdição de vias e serviço de transportes públicos durante o Carnaval da Paz.

O planejamento operacional para o Carnaval 2018 consiste basicamente em interdições estratégicas para determinados eventos, a exemplo do Carnaval Folia de Todos que se concentra na Av. Dr. Severino Cruz, assim como trabalhos de canalização de via, garantindo um menor desenvolvimento de velocidade por parte dos veículos, a exemplo da Rua Sebastião Donato, no Encontro da Consciência Cristã, sem deixar o apoio aos eventos que antecedem o feriado de carnaval a exemplo do Bloco Ferro Folia, ocorrido no último sábado, e no Bloco da Saudade, na noite desta terça-feira, 06, desfilando pelas ruas centrais da cidade.

Com a saída do bloco Zé Pereira, nesta quarta-feira, 07, a STTP também preparou uma ação de monitoramento e fiscalização de trânsito, de acordo com a programação discutida com a coordenação da agremiação, que terá concentração na Av. Manoel Tavares, a partir das 17hs, e saída prevista para as 19hs. O trabalho da STTP será realizado até meia noite, com o apoio operacional de 05 viaturas e seis motos, além de um efetivo considerado de agentes de trânsito. Também no domingo, 18 de fevereiro, encerrando o plano operacional de carnaval, haverá monitoramento e fiscalização durante o desfile do Bloco Imprensados.

Trânsito no Carnaval – Para a execução da operação carnaval a STTP colocará toda a sua estrutura de fiscalização, com apoio da gerencia de trânsito, no suporte aos eventos realizados na cidade, a exemplo do Encontro da Nova Consciência; CRESCER; A Palavra Revelada, Movimento de Integração Espírita Paraibano; Encontro para a Consciência Cristã; o MIEP; Encontro Católico Renascer – Comunidade Shalom, e o Encontro Católico Alegrai-vos – da Comunidade Obra Nova do Coração de Maria, dentre outros.

A atuação dos agentes de trânsito se dará nos principais pontos da cidade de acordo com a programação dos eventos, disciplinando e canalizando fluxos de veículos onde se fizer necessário, garantindo trânsito seguro. As equipes de agentes terão a missão de controlar as vias de acesso para os eventos, garantindo uma travessia segura para os pedestres.

Carnaval folia de todos: A operação e monitoramento de trânsito ocorrerá, a exemplo dos anos anteriores, na Avenida Dr. Severino Cruz. Para tanto, a grande preocupação da STTP se concentra na segurança viária dos foliões, e é com este intuito, que será realizado o isolamento da Av. Dr. Severino Cruz, compreendendo o intervalo entre as Ruas Vila Nova da Rainha e Dep. Álvaro Gaudêncio, bem como obstrução dos acessos através das ruas Elias Asfora e Desembargador Trindade, sempre a partir das 15hs, conforme calendário de atividades.

Após interdição, haverá a devida varredura de área para garantir que os desfiles carnavalescos ocorram com tranquilidade e os pedestres que ali se encontram fiquem em segurança com ausência do fluxo veicular.

Com a saída do Bloco Jacaré do Açude Velho, dia 13 de fevereiro, a partir das 16hs, no entorno do açude velho, será desenvolvida a ação de interdição de área de concentração; Desvio de fluxo veicular, além do acompanhamento com batedores e interdições temporárias de vias.

A operação Carnaval 2018 contará com um efetivo de 100 Agentes de Trânsito distribuídos nos três turnos,  de acordo com a demanda exigida pela programação carnavalesca da cidade. Serão feitas interdições, disciplinamento de trânsito, rondas com 06 Viaturas de fiscalização de trânsito, uma para fiscalização de transportes públicos e 10 Motocicletas, atendendo a todos os eventos da cidade e ocorrências que venham acontecer.

Serão realizadas interdições diurnas e noturnas que contemplarão eventos realizados no Parque do Povo e Açude Velho, apoio logístico com pontos base no SESC Centro, Spazzio, Colégio da Prata, Garden Hotel, além de equipes de rondas para apoio aos demais eventos e mapeamento do trânsito no restante da cidade, monitorando o respeito às regras de circulação, parada, estacionamento e Interdição de vias, objetivando proporcionar aos foliões uma maior segurança, acesso as calçadas e raios de visão de cruzamentos.

Mesmo sendo um período atípico, onde o fluxo de veículos na cidade é menor, a STTP esclarece que existem pontos onde a concentração de pedestres e veículos são aumentados, principalmente nos locais e horários dos eventos, especialmente no setor do Parque do Povo, Açude Velho, no Spazzio, com o Crescer, e no Colégio Estadual da Prata, onde será realizado o MIEP, sendo pontos críticos com necessidade de ações mais contundente.

Transporte Público –  A divisão de transportes, tem a função principal de fiscalizar o cumprimento da oferta do serviço de taxis, moto taxis e ônibus coletivo à população. Além dos Fiscais de Transportes, o GOFT conta também com apoio de agentes de trânsito à disposição daquela gerência, para auxiliar nessa fiscalização.

Além do Terminal de Integração de ônibus urbano, a STTP prepara locais para pontos de taxi e moto taxi nas proximidades dos eventos, a fim de facilitar o acesso dos cidadãos ao transporte público.

Transporte Coletivo – Durante o carnaval as linhas de transporte coletivo funcionarão em caráter especial, atendendo até aproximadamente ás 23:45 horas, quando partirão do terminal de integração para as principais linhas da cidade, com horários extras, já a partir do dia 08 (quinta-feira) até o dia 13 de fevereiro (terça-feira), recebendo o apoio da Policia Militar, que garantirá segurança para os passageiros.

Com relação aos sistemas de táxi e mototáxi a população contará com pontos extras na Rua Sebastião Donato atendendo até ao final dos eventos. Para o Evento Crescer, que será realizado no Spazzio, haverá ônibus extras, principalmente nos horários que antecedem a entrada e o encerramento do evento, sempre com partida ou chegada no terminal de integração, assim também para o 45º MIEP – Movimento de Integração Espírita na Paraíba, que serviço especial de trabsporte coletivo direto para o Garden Hotel.

Durante todos os dias do período de carnaval será disponibilizada uma estrutura interna na STTP, com central de rádio, central de monitoramento, e telefone para informações adicionais ao público, através do 3341-1517, ou no site www.sttpcg.com.br.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego em 12 municípios a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) inicia o mês com a oferta de 714 vagas de emprego, em 12 municípios do estado. A partir desta segunda-feira (4), em João Pessoa, as oportunidades chegam a 228, enquanto as demais vagas estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Guarabira, Patos, Pombal, Cajazeiras, Cabedelo, Conde, Bayeux e São Bento.

O maior número de vagas, em João Pessoa, será para auxiliar de limpeza. Os interessados devem ter ensino fundamental completo (30). Além dessas, há vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de linha de produção (10 cada), garçom (10), cumim (8), motorista de caminhão (6) pedreiro e vendedor interno (5 vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 111 vagas, com destaque para estoquista – fundamental completo (10), empacotador e carpinteiro (8 cada) ferreiro armador na construção civil, repositor de mercadorias e consultor de vendas (6), açougueiro – fundamental completo (4), também tem oportunidades para instalador fotovoltaico, recepcionista atendente e supervisor de vendas no varejo (3 cada) e outras áreas.

No município de Santa Rita, serão disponibilizadas 211 vagas de emprego, ajudante de carga e descarga de mercadoria e eletricista de veículos automotores (30), servente de obras (25), auxiliar de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15) – operador de caixa (18), repositor (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 21 vagas distribuídas em várias funções: auxiliar de linha de produção e conferente de carga e descarga (2 cada), soldador, desenhista industrial gráfico, auxiliar de seguros, motorista de carro de passeio, motorista de caminhão, atendente de lanchonete e auxiliar de cozinha (1 cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as 17 vagas estão distribuídas em várias funções como: encanador, balconista, carpinteiro, atendente de balconista, repositor – em supermercados, armador de ferro na construção civil, ajudante de carga e descarga de mercadoria e ferreiro armador na construção civil (2 cada), e uma vaga para assistente de vendas – médio completo.

Para Guarabira, serão 99 vagas, para diversas funções tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 cada), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque – fundamental incompleto – dez vagas, fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3). Em Sapé, três vagas: para balconista de açougue – médio completo (2) e fiscal de loja (1).

Em Bayeux, 17 vagas – quatro para auxiliar de logística (fundamental completo), para vendedor interno – superior completo (3), mecânico de veículos automotores e atendente de balcão (2 cada), motorista carreteiro, operador de caixa, gerente comercial, balconista, encarregado de estoque, assistente de vendas (1 cada). No Conde, serão oferecidas duas vagas para operador de empilhadeira elétrica – médio completo.

No município de Pombal, uma oportunidade para recepcionista atendente – médio completo. No Sine estadual de São Bento, duas vagas, uma para promotor de vendas e vendedor – no comércio de mercadorias (1). Em Cajazeiras – duas vagas, para auxiliar de mecânico diesel e técnico mecânico (máquinas), uma vaga cada função.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).

“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.

Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.

Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.

Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.

Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.

Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.

A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo