A Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e o Vice-presidente e Corregedor Desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira participarão da posse do Ministro Luiz Fux e da Ministra Rosa Weber na presidência e vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. A comitiva do TRE-PB que prestigiará a posse dos ministros também contará com a Juíza Membro e Ouvidora Michelini de Oliveira Dantas Jatobá e do Diretor-geral do órgão André Soares Cavalcanti.
O ministro foi eleito em dezembro do ano passado pelo plenário da Corte Eleitoral em sessão administrativa. O ministro agradeceu a corte por escolhê-lo. “Para mim este é um momento de muita emoção, porque eu sou juiz de carreira e Deus me permitiu cumprir todas as etapas da minha carreira, inclusive essa no Tribunal Superior Eleitoral”, disse Fux.
A posse acontecerá na terça-feira (06), às 19 horas, no plenário do tribunal com a presença de autoridades de diversos segmentos.
Perfil Luiz Fux
Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro. É filho de Mendel Wolf Fux e Lucy Fux.
Formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1976). Em 1982, ingressou na carreira da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professor titular de Processo Civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
Em 2001, foi nomeado Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Em fevereiro de 2011, Luiz Fux foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, pela Presidente Dilma Rousseff, na vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Eros Grau, tomando posse em 3 de março do mesmo ano.
Perfil Rosa Weber
Rosa Maria Weber Candiota da Rosa nasceu em Porto Alegre. É filha de José Júlio Martins Weber e Zilah Bastos Pires.
Formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971. Foi Professora da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS, no Curso de Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais, de 1989 a 1990. Além disso, foi juíza no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), atuando com o presidente do TRT da 4ª região entre 2001 e 2003. Em 2006, assumiu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho.
Em novembro de 2011, Rosa Weber foi indicada para compor o STF pela então presidente Dilma Rousseff, na vaga deixada pela ministra Ellen Gracie, e tomou posse um mês depois. Em 2016, tornou-se ministra efetiva do TSE.