Na presidência da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, cargo que assumiu na manhã desta terça-feira, dia 6, em cerimônia ocorrida na sede do Tribunal de Contas da União, o Conselheiro Fábio Nogueira, disse que a entidade foi invadida por um sentimento de entusiasmo, em razão dos muitos avanços já alcançados pelo Sistema Tribunais de Contas.
O Conselheiro Fábio Nogueira citou o título de um livro do Conselheiro Valdecir Pascoal, a quem sucede, “Uma nova primavera para os Tribunais de Contas”, para ilustrar o momento experimentado.
O Conselheiro Fábio Nogueira admitiu, no entanto, que essa primavera destoa dos tempos acres que o país tem vivido. Reconheceu, ainda, que essa é uma realidade que eleva a necessidade de manutenção desse entusiasmo, “é ele o que alimentará e reforçará o nosso compromisso diário com a cidadania”.
Os avanços e aprimoramentos que o Sistema experimenta são, inegavelmente, fruto do denodo e abnegação dos seus membros, sobretudo dos que se dedicam à direção da Atricon. Para realçar essa constatação, o Conselheiro Fábio Nogueira, citou o Conselheiro Valdecir Pascoal, a quem agradeceu pelo estímulo e confiança.
Despedida – Em sua fala de despedida, o Conselheiro Valdecir Pascoal também saudou ao Conselheiro Fábio Nogueira. “Possui atributos de personalidade que o credenciam para o novo mister, a exemplo do seu compromisso inarredável com a causa do fortalecimento dos Tribunais de Contas, da sua inteligência e idoneidade moral, da sua imensa capacidade de diálogo, de conciliação, lastreada por serenidade e firmeza de caráter”
Saudação – A saudação oficial ao presidente da Atricon coube à procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz. A integrante do Ministério Público de Contas, junto ao TCE-PB, disse que a designação de um membro do MPC é simbólica e sensível e deve abrir caminho para uma aproximação institucional. “O Conselheiro Fábio Nogueira há de orquestrar e afinar idéias que pareçam justas e adequadas à confirmação do imprescindível papel das Cortes de Contas para a preservação do erário”.
PEC 22 – em seu pronunciamento o Conselheiro Fábio Nogueira destacou a expectativa que a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 22/2017, apresentada pelo Senador Cássio Cunha Lima, vem gerando no seio do Sistema Tribunais de Contas. Ele salientou que a PEC prossegue na linha do aprimoramento, com a previsão de criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas e o estabelecimento de novos e mais rígidos critérios para a composição dos colegiados, além de uma Lei Nacional Processual de Contas.
Seguindo o exemplo do Conselheiro Fábio Nogueira, o Conselheiro Valdecir Pascoal também reforçou a importância da PEC 22/2017. Ambos agradeceram ao autor da proposta, senador Cássio Cunha Lima, “pelo imprescindível apoio”.