Nos acompanhe

Paraíba

Banco de leite humano reforça pedidos de doação para evitar queda no estoque

Publicado

em

As doações de leite materno tendem a diminuir nesta época, especialmente entre o fim de ano e carnaval, contribuindo consequentemente para a redução do estoque de leite nos serviços de saúde. Com o objetivo de manter o estoque e captar novas doadoras, o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, reforça o pedido de doações.

 

A diretora do Anita Cabral, Thaise Ribeiro explica que, “até o momento não houve queda significativa na coleta realizada pelo banco, entre dezembro e janeiro, o que geralmente ocorre neste período, sendo assim, os bebês internos na unidade neonatal da Maternidade Frei Damião estão assistidos com leite humano, dentro dos critérios de prioridade. No entanto, existe uma rede de serviços, tanto na capital quanto no interior do estado, que precisa também de abastecimento e suporte do leite materno”, explicou.

 

Thaise Ribeiro detalhou ainda que, por se tratar de um centro referência, o Banco de Leite Humano Anita Cabral dá suporte a outras unidades hospitalares quanto à distribuição de leite pasteurizado, especialmente sendo laboratório de referência para os postos de coleta de leite materno da capital e Grande João Pessoa.

 

A diretora destacou a importância de manter a rede de serviços integrada, por esse motivo orienta que cada posto de coleta faça sua parte e mantenha seus estoques abastecidos, para ofertar um leite de qualidade e acessível a todos os usuários. “Nesse sentido, as campanhas de doação devem abranger todas as unidades do litoral ao sertão e neste trabalho, a população ocupa papel fundamental, colaborando com os serviços da região onde reside”, defendeu Thaise.

  

De acordo com a diretora, em casos de viagens, as doações podem acontecer normalmente. As mães devem entrar em contato com um dos serviços mais próximo de onde estiver para solicitar a visita da equipe e realizar a doação. 

 

 O leite coletado é distribuído aos recém-nascidos, especialmente os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica.

 

“É importante destacar que o banco de leite funciona em regime ambulatorial seguindo os decretos estaduais de feriado e ponto facultativo, porém, os postos que funcionam em unidades hospitalares, trabalham em regime de plantão e podem atender às mulheres que necessitam de assistência em amamentação no período de feriados prolongados.

 

Para ser doadora, a mulher deve estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do bebê. A doadora deve entrar em contato com uma das unidades distribuídas em todo o Estado ou com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, pelo telefone (083) 3215-6047. Uma equipe vai até a casa da doadora, para entregar o material para a coleta e as orientações necessárias para doar o leite.

 

Banco de Leite – O serviço foi implantado em1987. É um centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do excedente de leite da nutriz, pelo processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso. Os Bancos de Leite funcionam em horário ambulatorial das 8h às 17h e os Postos de Coleta funcionam todos os dias, inclusive nos feriados em regime de plantão das 7h às 19h.

 

Confira abaixo os endereços de toda a rede paraibana de bancos de leite.

 

Bancos de leite

 

1 – Banco de Leite Humano Anita Cabral – Centro de Referência – Cruz das Armas, João Pessoa. Tel.: 83-3215-6047

2 – Instituto Cândida Vargas – Banco de Leite Humano Dra. Zilda Arns– Jaguaribe, João Pessoa. Tel.: 83-3015-1555

3 – Hospital Regional de Cajazeiras – Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim- Centro, Cajazeiras. Tel.: 83-3531-3563

4 – Hospital Regional de Guarabira Antonio Paulino Filho- Banco de Leite Humano Meirijane Claudino da Silva– Centro, Guarabira. Tel.: 83-3271-2083

5 – Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea)- Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro -Centro, Campina Grande. Tel.: 83-3310-6356

6 – Maternidade Dr. Peregrino Filho- Banco de Leite Humano Dra. Vilani Kehrle – Jardim Guanabara, Patos. Tel.: 83-3423-2157

 

Postos de coleta

1 – Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião

2 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital da Unimed

3 –Posto de Coleta de Leite Humano do Instituto Hospitalar General Edson Ramalho

4 – Posto de Coleta de Leite Humano – Texpar Têxtil da Paraíba S/A – Demillus

5 –Posto de Coleta de Leite Humano Irmã Cacilda – Hospital Mater. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho

6 –Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Lauro Wanderley

7 –Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Regional de Itabaiana

8 –Posto de Coleta da Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, em Santa Luzia

9 – Posto de Coleta Hospital Clim

10 – Posto de Coleta Hospital Clipsi-Geminiano Crispim de Farias, em Campina Grande

11 –Posto de Coleta da FAP, em Campina Grande

12 –Posto de Coleta de Galante, em Campina Grande

13–Posto de Coleta da Maternidade Peregrino Filho, em Patos

14–Posto de Coleta Berenice Alencar de Sousa, em Pombal

15–Posto de Coleta do Instituto Cândida Vargas

16 –Posto de Coleta de Leite Humano Noemi de Holanda Mariz, em Sousa

17 – Posto de Coleta de Leite Humano Felipe Jesus Saraiva de Sousa, Bonito de Santa Fé

18 –Posto de Coleta do Hospital Regional de Guarabira

19 – Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Distrital Dr. Francisco Assis de Freitas, Solânea

20 – Posto de Coleta Hospital Geral de Mamanguape

21 – Posto de Coleta Hospital Geral de Taperoá

Continue Lendo

Paraíba

Novos procuradores de Justiça serão empossados em sessão solene do CPJ, no dia 30

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (19/09), com os oito promotores de Justiça promovidos aos cargos de procurador de Justiça da instituição para tratar da sessão de posse, que será feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). Ficou definido que a solenidade será realizada no próximo dia 30, às 16h, no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira Soares, localizado no andar térreo do edifício-sede do MPPB, em João Pessoa.

Participaram da reunião a 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes; o corregedor-geral do MPPB, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; o ouvidor do MPPB, José Guilherme Soares Lemos; o secretário-geral, Rodrigo Marques da Nóbrega; o presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, e os oito futuros procuradores de Justiça, Alexandre César Fernandes Teixeira, Maria Ferreira Lopes Roseno, José Farias de Souza Filho, Ana Lúcia Torres de Oliveira, Luís Nicomedes de Figueiredo Neto, Nilo de Siqueira Costa Filho, Francisco Glauberto Bezerra e Sócrates da Costa Agra.

Também estiveram presentes os servidores da instituição, Jonatha Vieira (diretor administrativo), Aldo Schueller (assessor do Cerimonial) e Célia Maria Bezerra, assessora do Colégio de Procuradores.

O procurador-geral de Justiça iniciou a reunião agradecendo a presença de todos e parabenizando os promovidos aos cargos de procurador de Justiça. Também agradeceu à APMP pelo apoio e ao corregedor-geral pela presteza da Corregedoria na elaboração dos relatórios dos candidatos que disputaram as oito vagas de procuradores de Justiça, viabilizando a realização da sessão histórica do Conselho Superior do Ministério Público ocorrida na terça-feira (17/09) para a escolha dos novos ocupantes dos 20º, 21º, 22º, 23º, 24º, 25, 8º e 9º cargos procuradores de Justiça. “Fico muito feliz em poder participar de todo esse processo. Parabenizo a todos por terem chegado ao cargo máximo da carreira, cargo almejado por todos e alcançado por poucos. Nossa intenção é fazer uma posse coletiva, histórica, e resolver em conjunto situações referentes à solenidade”, disse.

Dentre as deliberações, ficou definido que quatro empossandos discursarão na sessão solene (sendo dois promovidos pelo critério da antiguidade e dois, pelo critério de merecimento), representando os demais promovidos. Também foram discutidas questões como o rito e a organização do evento.

Na sequência, o procurador-geral de Justiça e todos os presentes foram conhecer os novos gabinetes, construídos no segundo andar do prédio anexo da Procuradoria-Geral de Justiça.

Continue Lendo

Paraíba

Sistema Sagres mostra aumento progressivo de contratação de não concursados no Município de Lucena

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os registros da administração pública municipal de Lucena, cidade localizada no Litoral Norte paraibano, tem chamado atenção dos populares, principalmente neste ano de eleição pelo aumento dos valores gastos pela Prefeitura com contratos de servidores comissionados e contratados por excepcional interesse público.

De acordo com o sistema Sagres Online, do Tribunal de Cotas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Prefeitura Municipal de Lucena, comandada pelo prefeito Leomax da Costa Bandeira (MDB), mais conhecido como Leo Bandeira, teria aumentado significativamente os gastos com contratação de pessoal não concursado.

O Sagres mostra que no primeiro ano da gestão do atual prefeito, a quantidade de contratos comissionados somada a de contratação por excepcional interesse público, era de 473 pessoas; no segundo ano (2022), de  539; no terceiro ano (2023), de 578; e até o dia 20 de setembro do quarto ano (2024), de 541.

Já em se tratando de gastos em reais, o Sagres mostra que o valor gasto pela Prefeitura com pessoal (comissionados, contratação por excepcional interesse público, efetivos, pensionistas e com benefícios previdenciários temporários) no primeiro ano (2021) foi de R$ 20.202.813,36; no segundo ano (2022), de R$ 24.194.730,70; no terceiro ano (2023), de R$ 24.545.841,88; e até o dia 20 de setembro do quarto ano (2024), já é de R$ 15.292.974,43.

Especialistas afirmam que o valor gasto com contratados daria para adquirir mais de 150 (cento e cinquenta) unidades de ambulâncias do Samu, que custam cerca de R$ 324 mil cada e, segundo populares, não existem disponíveis na cidade.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Wellington Dias lança Programa Acredita no Primeiro Passo na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Programa Acredita no Primeiro Passo nos ajuda a garantir que as pessoas possam empreender e conquistar sua autonomia financeira”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, durante evento de lançamento do programa na Paraíba, nesta quinta-feira (19.09), em João Pessoa.

Segundo o ministro, por meio do programa, o Governo Federal vai oferecer linhas de crédito com juros reduzidos, assistência técnica e um crédito de até R$  21 mil. “Queremos acreditar no Brasil. O país segue crescendo, o número de pessoas com carteira assinada segue crescendo, já temos mais de 70% do saldo positivo do CAGED com público do Bolsa Família. Acreditamos no Brasil e queremos seguir crescendo, com emprego e empreendedorismo”, completou o ministro.

O crédito oferecido pelo Acredita no Primeiro Passo é destinado ao público inscrito no Cadastro Único. As linhas de crédito com juros reduzidos são oferecidas em parceria com instituições financeiras como o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e incentivando o empreendedorismo.

Dados do Sebrae mostram que, dos 15,5 milhões de MEIs no Brasil, 4,6 milhões estão inscritos no CadÚnico. “Ter um crédito com juros baixos e assistência técnica é ter condição de crescer na vida”, salientou Wellington Dias.

Ter um crédito com juros baixos e assistência técnica é ter condição de crescer na vida”

Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)

Para o governador da Paraíba, João Azevedo, o Programa Acredita é um passo crucial na oferta de oportunidades para que as pessoas conquistem uma vida melhor. “O conceito fundamental é o de juros baixos para os micro e pequenos empreendedores. A Paraíba tem um programa que vai na mesma direção. Que bom que, juntos, vamos poder ampliar muito o leque de atendimento”, avaliou.

Durante a cerimônia, foram assinados atos e protocolos de intenção com o governo da Paraíba e com o Banco do Nordeste. As redes de supermercado Carrefour e Matheus também estiveram presentes promovendo um ato de contratação de mulheres do Bolsa Família para postos de trabalho nas lojas dos grupos.

Além disso, foram anunciados R$ 2,5 milhões a serem liberados pelo MDS para promover cursos de capacitação profissional. Os recursos serão investidos em 15 cursos que atenderão mais de 2 mil pessoas.

A secretária da Assistência Social do governo da Paraíba, Poliana Brita, falou sobre a criatividade e o potencial dos paraibanos para quebrar ciclos de atraso e de pobreza. “Esse programa chegará para eles. Só é possível superar a pobreza, dando acesso a possibilidades de aumentar a renda gerada pelo trabalho. Entender a vocação e facilitar o acesso ao crédito são fatores preponderantes para quebrar esse ciclo”, explicou.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, destacou que, em menos de três meses, o Programa Acredita já movimentou R$ 180 milhões de reais na região Nordeste e tem a meta de alcançar R$ 500 milhões até o final do ano.

“Temos novamente um programa de infraestrutura, um Plano Safra para a agricultura familiar e também o Acredita no Primeiro Passo. Queremos dar condições às pessoas do Cadastro Único para poderem empreender, ter mais oportunidades e  fazer com que seus sonhos se tornem realidade”, comentou.

O Secretário do Ministério do Empreendedorismo, Francisco Tadeu de Alencar, lembrou que 94% das empresas brasileiras são micro e pequenas empresas, gerando 70% dos empregos do Brasil no ano de 2023. “É muito importante cuidar dos pequenos”, enfatizou.

Leia também: “Com o Acredita, tenho a chance de ter um futuro melhor”, diz beneficiária do programa

Adesões 

Além da Paraíba, parcerias do Programa Acredita no Primeiro Passo já foram firmadas no Pará, Rondônia, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.  A expansão do programa para outras regiões do Brasil está em andamento, com negociações com instituições como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e agências de fomento.

Histórias reais

No lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo na Paraíba, foi possível conhecer um pouco da história da costureira Josiane do Nascimento. Com um empréstimo de R$ 5 mil que fez junto ao Banco do Nordeste, no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, a costureira pretende ampliar seu ateliê e investir na compra de novas máquinas e equipamentos.

“É um presente que eu ganhei do Banco do Nordeste estar aqui hoje. Se não fosse essa equipe para me orientar, eu não estaria dando o primeiro passo. Com o Acredita, nós poderemos ter um futuro melhor do que o que estamos vivendo hoje”, afirmou.

A troca simbólica do cartão do Bolsa Família também aconteceu para um grupo de mulheres que foi contratado para trabalhar no setor de supermercados. Karllyne Silva, efetivada como repositora de frios no grupo Carrefour, afirmou ser uma oportunidade importante, com possibilidade de aprendizado e crescimento. “Todos os dias, temos novas oportunidades na empresa. Agradeço de coração a todos pela chance, o grupo nos abraça e oferece meios de evoluir a cada dia”.

Continue Lendo