Nos acompanhe

Paraíba

JP tem opções de diversão e descanso para moradores e turistas nesse Carnaval

Publicado

em

Você é daquelas pessoas que gostam da folia ou quer a tranquilidade nesse Carnaval? Pois se planeje que João Pessoa é o lugar certo para as duas opções. A terceira capital mais antiga do Brasil tem opção para todos os gostos: tanto para quem quer cair na folia ou apenas aproveitar o feriadão para descansar com a família. E a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferece uma variada opção de lazer e entretenimento gratuito ou de baixo custo, tanto para turista quanto para os moradores.

“A cidade de João Pessoa tem opção para todos os gostos. A nossa orla é considerada a mais bela do Nordeste e temos as melhores praias do Brasil. Temos também o Centro Histórico que já chama a atenção do turista estrangeiro. Para quem quer se divertir, a cidade também oferece muitas opções e o melhor: pode brincar com segurança. Os turistas que nos visitam ficam encantados, tanto com a cidade quanto pelo nosso povo, tão acolhedor e hospitaleiro”, destaca o secretário de Turismo, Fernando Milanez.

Carnaval de Boa –Homenageando a Corrinha do Cafuçu, a PMJPdá início ao ‘Carnaval de Boa – João Pessoa Cidade Criativa’. A festa de momo começa nesta sexta-feira (2), no Ponto de Cem Réis, com show da paraibana Elba Ramalho e da Orquestra de frevo Splok. Ainda em parceria com a Associação Folia de Rua, o bloco ‘Banho de Cheiro’ traz a Banda Mel no sábado (3) e o bloco ‘As Virgens de Tambaú’ sai às ruas no domingo (4) com a cantora Márcia Fellipe e outras doze atrações, garantindo a animação do público.

Na quarta-feira de fogo (7), é a vez das ‘Muriçocas do Miramar’ invadirem a Avenida Epitácio Pessoa. O bloco de arrasto é considerado um dos maiores do mundo na folia pré-carnavalesca. Dentre as atrações confirmadas para este ano, estão Alceu Valença, Fuba e Os Gonzagas. Neste ano, a ‘quarta-feira de fogo’ homenageia os músicos paraibanos Antônio Barros e Cecéu.

Na sexta-feira (9), é a vez do bloco mais irreverente da Capital: o Cafuçu. Diferencia-se dos demais blocos por seus participantes se fantasiarem de forma exageradamente brega. A animação fica por conta das troças, que são orquestras que tocam frevo, marchinha de carnaval e outras músicas típicas do Nordeste. A PMJP ainda apoia diversos blocos de bairros e o investimento total no Carnaval 2018 é de quase R$ 1 milhão.

Carnaval Tradição –Já no feriadão de Carnaval, também tem opção para quem quer curtir a folia. É o Carnaval Tradição, que acontece de 10 a 12 de fevereiro, com investimento superior a R$ 460 mil. A festa, que acontece na Avenida Duarte da Silveira e reúne milhares de pessoas, está completando 104 anos e contará com apresentações de Orquestras de Frevo e Tribos Indígenas, no sábado (10); Orquestras de Frevo, Tribos Indígenas e Escolas de Samba, no domingo (11); e agremiações de Ala Ursa na segunda-feira (12).

Paz e tranquilidade – Se você é adepto de aproveitar os dias de folga para descansar, a gente começa o roteiro pelas praias. Considerada a orla mais bela de todo o Nordeste, segundo avaliação da revista Viagem de Turismo, João Pessoa ainda foi apontada como um dos roteiros ideais para quem quer passar as férias.Com uma temperatura de cerca de 28º C o ano inteiro, o município é um convite ao turismo. É na orla que se encontra a Ponta do Seixas, Ponto Extremo Oriental das Américas e onde o sol nasce primeiro no continente.

São 30 quilômetros de uma privilegiada combinação de infraestrutura com movimentadas praias urbanas. As mais visitadas são Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa,Penha e Seixas. A orla é repleta de bares e restaurantes e tem um calçadão acolhedor, com uma ciclovia onde pessoas de todas as idades compartilham da beleza natural. O público também pode aproveitar dos passeios à Picãozinho e às piscinas naturais do Seixas, dois paraísos marinhos da capital paraibana. À noite, o pessoense se reúne na famosa ‘Feirinha de Tambaú’, onde pode encontrar lanchonetes com comidas típicas nordestinas e bares para curtir uma balada.

Celeiro Espaço Criativo – O roteiro por João Pessoa também passa pelo artesanato, já que ela foi eleita pela Unesco como Cidade Criativa. Recém inaugurado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o espaço já entrou na rota do turismo nacional. Localizado na Avenida João Cirilo da Silva, no bairro do Altiplano, o Celeiro Espaço Criativo está com exposição de peças e obras de 120 artesãos e 22 artistas plásticos de João Pessoa e cidades próximas. Os trabalhos reúnem, além de artesanato, cultura popular, artes visuais e design. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 19h, e nos sábados e domingos, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.

Centro Histórico – Chegando ao Centro Histórico, há beleza também por onde se passa. Fundada em 1585, João Pessoa consegue conjugar história e natureza. A terceira capital mais antiga do Brasil tem prédios com arquitetura barroca, além de igrejas como Mosteiro de São Bento e Centro Cultural São Francisco que proporcionam uma verdadeira viagem ao passado. Outra parada obrigatória é o Hotel Globo, com uma vista do pôr-do-sol para o RioSanhauá, onde a cidade nasceu.

Um dos melhores cartões postais da cidade é o Parque da Lagoa Sólon de Lucena, totalmente reformado e revitalizado, localizado no ‘coração’ da Capital. O espaço oferece ótima estrutura de lanchonetes e banheiros para quem deseja sossego em meio ao verde ou praticar esportes como caminhadas, ciclismo e patins, na ciclovia que contorna toda a área. Para os amantes dos esportes radicais, o Parque conta com parede de escalada e tem uma das pistas de skate mais modernas do país.

Outros pontos que são destaque no passeiosão Praça da Independência, Praça Antenor Navarro, Praça Rio Branco, Casa da Pólvora, Casarão 34 e Centro Cultural Pavilhão do Chá. Em todos esses locais, a PMJP mantém uma programação artística e cultural permanente, intitulado ‘AnimaCentro’. São atrações de teatro, dança, circo, música e cinema, além de exposições e artes plásticas.

Serviço para quem quer curtir a folia:

Sexta-feira (2)
Abertura do Carnaval de Boa – João Pessoa Cidade Criativa
Atrações: Elba Ramalho e Orquestra Splok
Concentração: Ponto de Cem Réis, às 20h

Sábado (3)
Bloco Banho de Cheiro
Concentração: Avenida Epitácio Pessoa, às 20h
Atrações: Banda Mel, Joelma Psyché

Bloco Tambiá Folia
Concentração: Praça Prefeito Manoel Moreira da Nóbrega, Tambiá, às 21h
Atrações: Orquestra de frevo, Os Mulatos e Tatau (ex-vocalista da banda Araketu)

Domingo (4)
Bloco As Virgens de Tambaú
Concentração: Avenida Epitácio Pessoa, às17h
Atrações: Márcia Fellipe, Nathalia Bellar, RaiannyStefany, Jairo Madruga, Liss Albuquerque, Dodô Pressão, Gracinha Telles, Priscila Paes, Zé Filho, Banda Retrorholics, Priscilla Macedo, Gil Bala, Os Estourados, Banda Só Swing.

Quarta-feira (7)
Bloco Muriçocas do Miramar
Homenageados: Antônio Barros e Cecéu
Concentração: Praça das Muriçocas, às 21h
Atrações:Alceu Valença, Fuba com Antônio Barros e Cecéu, Os Gonzagas, Seu Pereira, Mafiota, MaduAyá, Banda Nagibe, Capilé, Balada do Patrão, Bruno Batistta, Urso Amigo Batucada, Baque Mulher, Nação Maracahyba, Combo X.

Sexta-feira (9)
Bloco Cafuçu
Concentração: Ponto de Cem Réis, Praça Rio Branco e Praça Dom Adauto, às 21h
Atrações: Orquestras de Frevo

Sábado (10), Domingo (11) e Segunda (12):
Carnaval Tradição
Concentração: Avenida Duarte da Silveira, às 18h
Atrações: Orquestras de Frevo, Tribos Indígenas, Escolas de Sambae agremiações de Ala Ursa

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB disponibiliza mais de 700 vagas de emprego em 12 municípios a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) inicia o mês com a oferta de 714 vagas de emprego, em 12 municípios do estado. A partir desta segunda-feira (4), em João Pessoa, as oportunidades chegam a 228, enquanto as demais vagas estão distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Santa Rita, Guarabira, Patos, Pombal, Cajazeiras, Cabedelo, Conde, Bayeux e São Bento.

O maior número de vagas, em João Pessoa, será para auxiliar de limpeza. Os interessados devem ter ensino fundamental completo (30). Além dessas, há vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria e auxiliar de linha de produção (10 cada), garçom (10), cumim (8), motorista de caminhão (6) pedreiro e vendedor interno (5 vagas para cada função), entre outras.

Em Campina Grande, serão disponibilizadas 111 vagas, com destaque para estoquista – fundamental completo (10), empacotador e carpinteiro (8 cada) ferreiro armador na construção civil, repositor de mercadorias e consultor de vendas (6), açougueiro – fundamental completo (4), também tem oportunidades para instalador fotovoltaico, recepcionista atendente e supervisor de vendas no varejo (3 cada) e outras áreas.

No município de Santa Rita, serão disponibilizadas 211 vagas de emprego, ajudante de carga e descarga de mercadoria e eletricista de veículos automotores (30), servente de obras (25), auxiliar de produção (20), auxiliar de linha de produção – vaga exclusiva para Pessoa com Deficiência / médio completo (15) – operador de caixa (18), repositor (12), costureira de máquinas industriais (6), entre outras oportunidades.

Em Patos, serão 21 vagas distribuídas em várias funções: auxiliar de linha de produção e conferente de carga e descarga (2 cada), soldador, desenhista industrial gráfico, auxiliar de seguros, motorista de carro de passeio, motorista de caminhão, atendente de lanchonete e auxiliar de cozinha (1 cada).

No Sine/PB de Cabedelo, as 17 vagas estão distribuídas em várias funções como: encanador, balconista, carpinteiro, atendente de balconista, repositor – em supermercados, armador de ferro na construção civil, ajudante de carga e descarga de mercadoria e ferreiro armador na construção civil (2 cada), e uma vaga para assistente de vendas – médio completo.

Para Guarabira, serão 99 vagas, para diversas funções tais como: repositor – em supermercados e operador de caixa (30 cada), atendente de padaria (15), auxiliar de estoque – fundamental incompleto – dez vagas, fiscal de loja (6), açougueiro (5) e para conferente de faturas e notas fiscais – médio completo (3). Em Sapé, três vagas: para balconista de açougue – médio completo (2) e fiscal de loja (1).

Em Bayeux, 17 vagas – quatro para auxiliar de logística (fundamental completo), para vendedor interno – superior completo (3), mecânico de veículos automotores e atendente de balcão (2 cada), motorista carreteiro, operador de caixa, gerente comercial, balconista, encarregado de estoque, assistente de vendas (1 cada). No Conde, serão oferecidas duas vagas para operador de empilhadeira elétrica – médio completo.

No município de Pombal, uma oportunidade para recepcionista atendente – médio completo. No Sine estadual de São Bento, duas vagas, uma para promotor de vendas e vendedor – no comércio de mercadorias (1). Em Cajazeiras – duas vagas, para auxiliar de mecânico diesel e técnico mecânico (máquinas), uma vaga cada função.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Prova mundial de ciclismo será realizada em João Pessoa no dia 10 de novembro

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa está em reta final de preparação para receber a quarta edição da prova de ciclismo Gran Fondo Brasil, uma das mais tradicionais do esporte mundial. O evento será realizado no dia 10 de novembro e deve contar com mais de 200 ciclistas de todo país, com largada às 6h no Busto de Tamandaré. Os participantes irão disputar a corrida em dois percursos: 119 km (longo) e 81km (curto).

“Chegamos à quarta edição da prova, uma competição que vai repetir a mesma intensidade das disputas dos anos anteriores. Uma corrida que faz parte do nosso calendário esportivo e que ganha ainda mais o apoio da gestão municipal, através do prefeito Cícero Lucena”, disse Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

Para a organização da prova, o sucesso é atrelado ao interesse da Prefeitura no evento ciclístico. “Não pouparam esforços para que pudéssemos dar continuidade ao calendário ciclístico na Paraíba. João Pessoa é destino de grandes eventos esportivos, não apenas do ciclismo olímpico e paralímpico, onde foi sede recentemente do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada”, ressaltou Romolo Lazzaretti, gestor da W27 Eventos, organizadora das provas do Circuito Gran Fondo Brasil.

Percursos – O percurso será praticamente o mesmo da edição anterior. Os atletas vão largar do Busto de Tamandaré e seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco – sempre atrás do carro de apoio e com a velocidade máxima controlada. Logo após percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam as disputas de velocidade.

Depois desse trajeto, os atletas começam as disputas de velocidade e seguem rumo ao Mangabeira Shopping, onde vão percorrer toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230. Já na rodovia, os ciclistas encaram a maior prova, se deslocando até o viaduto de Intermares, onde retornam na altura do Km 9.

Para os competidores inscritos na menor distância, a prova termina na Estação Cabo Branco. Já os demais, vão até o Centro de Convenções – ida e volta, duas vezes, assim completando a competição.

Planejamento – Todo o planejamento foi elaborado em uma ação conjunta das Secretarias da Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Esse é um evento ciclístico que atrai participantes de diferentes regiões, gerando turismo, impulsionando a economia local, hotéis, restaurantes e comércios. Com isso, todos se beneficiam com a presença dos visitantes. A marca é internacional e, por isso, também coloca a cidade no mapa das grandes competições, aumentando, assim, a visibilidade e prestígio”, explicou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação, Juliano Sucupira.

Atletas – Até o momento, aproximadamente 200 competidores, de nove estados brasileiros, já confirmaram presença. As inscrições seguem abertas até 9 de novembro, um dia antes da competição, no site ticketsports.com.br.

A prova é aberta a todos os ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. A infraestrutura é de um evento de ciclismo profissional, com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.

Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em mais cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, na quinta-feira (31/10), a situação de emergência nas cidades paraibanas de Amparo e Teixeira, afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes no link abaixo:

Portaria nº 3.648

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, a Paraíba tem 96 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo