Nos acompanhe

Paraíba

Governo do Estado divulga boletim sobre vigilância da qualidade da água

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Núcleo de Fatores Biológicos – Gerência Operacional de Vigilância Ambiental, divulgou, nesta segunda-feira (29), o Boletim Informativo sobre a Vigilância da Água. O boletim traz informações sobre a vigilância da qualidade da água para consumo humano, que tem como finalidade o mapeamento de áreas de risco para avaliação das características de potabilidade, buscando assegurar a qualidade da água, evitando doenças.

De acordo com o Sisagua, um dos principais instrumentos de gestão do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), em 2016, a Paraíba tinha 148 municípios (66,37%) com informação de cadastro, controle e vigilância da água. Em 2017, esse número passou para 172 municípios (77,13%). A meta nacional preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%. Ainda segundo o Sisagua, de janeiro a dezembro de 2017, das 10.500 amostras de água analisadas, 3.696 tinham a presença da bactéria Escherichia Coli. A detecção de bactérias do grupo coliformes totais, no qual se inclui a E. Coli, não indica necessariamente contaminação da água bruta (in natura) com matéria fecal; no entanto, guarda grande importância como indicadores da qualidade da água tratada.

O Sisagua é alimentado com informações geradas pelos responsáveis pela operação dos sistemas de abastecimento de água (dados de monitoramento microbiológico, químico e físico-químico obtidos no controle da qualidade da água) e responsáveis pela vigilância da qualidade da água, ou seja, as Secretarias Municipais de Saúde. O diagnóstico obtido a partir da vigilância possibilita aos gestores tomarem as decisões em torno dos sistemas de abastecimento coletivos e alternativos, no sentido de exigirem as intervenções adequadas, quando há ocorrência de não conformidades com a qualidade da água.

Vigilância da Água – O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS) foi instituído por meio da portaria nº 1.708, de 16 de agosto de 2013, com o objetivo de induzir o aperfeiçoamento das ações de vigilância em saúde nos âmbitos estadual, distrital e municipal. De acordo com o boletim, 45 municípios paraibanos realizaram amostras do indicador residual de agente desinfetante em água para consumo humano, para indicador do PQAVS. São eles: Alagoa Grande, Catingueira, Picuí, Alhandra, Catolé do Rocha, Pilões, Areial, Cuité, Pilõezinhos, Assunção, Vista Serrana, Quixaba, Belém, Emas, Riachão, B. Brejo do Cruz, Esperança, Santa Cruz, B. Santa Fé, Jericó, Santa Luzia, Boqueirão, João Pessoa, Santa Rita, Brejo do Cruz, Lagoa Seca, São Bento, Brejo dos Santos, Malta, São Domingos, Caaporã, Mato Grosso, S. José da Lagoa Tapada, Cachoeira dos Índios, Maturéia, São José de Espinharas, Cacimbas, Nova Olinda, São Mamede, Cajazeiras, Olivedos, Serra Grande, Campina Grande, Pedra Lavrada e Várzea.

Ações – Em 2017, o Governo do Estado realizou várias ações relacionadas à qualidade da água, como: Oficina de capacitação para a vigilância da água (Sisagua) e sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial nas GRS, 1ª, 3ª 4ª, 6ª,8ª,12ª; Curso de Vigilância do Cólera com Municípios da 1ª GRS, Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita e com técnicos  da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte; Monitoramento do banco de dados das doenças relacionadas à veiculação hídrica; Apoio aos municípios sobre as ações da vigilângia da água; Treinamento e capacitação para os digitadores dos municípios por meio das Gerências Regionais, sobre a integração entre o Gal e o Sisagua, entre outros.

Como resultado, o Estado aumentou o número de distribuição do hipoclorito de sódio para os municípios, aumentou o número de municípios com informações de cadastro, controle e vigilância, relacionadas ao ano 2016 e capacitou digitadores dos municípios por meio das Gerências Regionais, sobre a integração entre o Gal e o Sisagua.

Para 2018, a SES-PB orienta a inserção rotineira pelos profissionais do setor saúde (Vigilância) a respeito das diversas formas de abastecimento de água utilizadas pela população, a partir do sistema de informação http://sisagua.saude.gov.br/sisagua/login.jsf. É importante destacar a necessidade da geração de informações em tempo hábil para planejamento, tomada de decisão e execução de ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

Continue Lendo

Paraíba

Corajoso: em vídeo, Tárcio Teixeira provoca Carlão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Tárcio Teixeira, candidato a vereador pelo PSol, publicou nesta segunda-feira (23) em suas redes sociais, um vídeo em resposta aos ataques do vereador Carlão. Na publicação, Tárcio também provoca Eliza Virgínia, o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, e o deputado estadual Walber Virgolino. “Imagina, não sou parlamentar e esse pessoal já está extremamente aperreado. Coragem, de enfrentar? Isso é uma coisa que eu tenho!”

Usando o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Carlão do Bem declara impropérios contra Tárcio, o chamando de “cretino, canalha e seboso”, além de acusar, falsamente, o candidato de apoiar traficantes. “Não sendo parlamentar a gente já incomoda, imagina quando chegarmos na Câmara!” ironiza Tárcio.

“Por onde passamos, levamos nossa mensagem de resistência e enfrentamento. Em uma cidade que cada vez mais tenta silenciar quem luta, seguimos firmes na defesa de uma João Pessoa para todes. A extrema direita pode até gritar, mas gritos não nos intimidam, e processos não nos silenciam. Nossa coragem é construída com o povo, e juntos vamos fazer história”, diz o candidato do Psol em sua publicação.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra quase 600 denúncias eleitorais de acordo com plataforma Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta segunda-feira (23/09) um total de 592 (quinhentas e noventa e duas) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

CAMPINA GRANDE 90
JOÃO PESSOA 73
BAYEUX 35

 

SANTA RITA 29

Continue Lendo

Paraíba

Carreata de Alexandre Inocêncio mobiliza eleitores no bairro Valentina, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Alexandre Inocêncio (PL), realizou carreata neste domingo (23/09) e mobilizou eleitores do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do candidato à Prefeitura pelo partido, Marcelo Queiroga, e o deputado estadual e candidato em Cabedelo, Wallber Virgolino (PL). Alexandre atua como chefe de gabinete de Wallber na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Meu povo, vocês são incríveis. De coração agradeço o apoio de todos vocês, não tem sido nada fácil, mas com a força de Deus e a vontade do povo vamos vencer!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo