Nos acompanhe

Paraíba

Digitalização de processos e migração para o PJe é uma das prioridades da gestão

Publicado

em

Nesta segunda-feira (29), a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) apresentou ao presidente e ao vice do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e João Benedito da Silva, respectivamente, a ferramenta de digitalização dos processos físicos para migração ao Processo Judicial eletrônico (PJe). “A partir de agora, esta será uma das prioridades da gestão para 2018, pois vai dar agilidade ao cumprimento dos ritos processuais, e, portanto, uma maior celeridade na prestação jurisdicional”, observou o presidente do TJPB. O programa foi elaborado pelo analista de desenvolvimento de sistemas Samuel de Aguiar Rodrigues.

O diretor do Fórum Regional de Mangabeira e coordenador do Cartório Unificado, juiz Meales Medeiros de Melo, participou da reunião, apresentando a experiência que está sendo realizada, com êxito, na unidade. A equipe da Diretoria de Gestão Estratégica também esteve presente para verificar e estabelecer as diretrizes que possibilitem a implantação do projeto em todo o Estado.

No Poder Judiciário estadual há um acervo de 415.955 processos físicos ativos, sendo 273.517 da área cível e 142.438 da criminal, de acordo com informações da Ditec, que ressaltou, na ocasião, os benefícios da digitalização, como: ubiquidade, segurança, transparência, comodidade, disponibilidade, economicidade e sustentabilidade. A princípio, apenas os processos da esfera cível serão digitalizados.

O juiz Meales Melo revelou que já vem trabalhando no projeto desde o segundo semestre de 2017, junto com a equipe do Cartório Unificado, e que o objetivo da reunião é colocar em prática a ferramenta. “Tanto o pessoal da Ditec, que já avançou 95% no programa, como o do Cartório, estão trabalhando juntos, e, dessa forma, já temos mais de 700 processos prontos para a migração, quando ela for autorizada por Ato da Presidência”.

O magistrado acredita que a realidade do Cartório Unificado de Mangabeira, que, atualmente, possui um acervo de mais de 6.000 processos físicos, será transformada com a inclusão destes no PJe, devido aos seus benefícios. “Os servidores terão mais tempo para produzir com qualidade, uma vez que as interrupções com o atendimento do balcão serão reduzidas consideravelmente, bem como o tempo gasto com a localização dos processos e juntada de peças nos autos”, enfatizou, acrescentando que outro benefício importante é a comodidade para os advogados e partes, tendo em vista que terão disponibilidade integral e com segurança dos seus processos a qualquer hora e local, sem a necessidade de se deslocarem ao fórum.

Conforme o gerente de Desenvolvimento da Ditec, Hallison Judson, a solução para a transmissão dos metadados, ou seja, das informações da movimentação processual do Siscom para o PJe já está 70% concluída para efetuar a migração.

Continue Lendo

Paraíba

Corajoso: em vídeo, Tárcio Teixeira provoca Carlão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Tárcio Teixeira, candidato a vereador pelo PSol, publicou nesta segunda-feira (23) em suas redes sociais, um vídeo em resposta aos ataques do vereador Carlão. Na publicação, Tárcio também provoca Eliza Virgínia, o prefeito de Cabedelo, Victor Hugo, e o deputado estadual Walber Virgolino. “Imagina, não sou parlamentar e esse pessoal já está extremamente aperreado. Coragem, de enfrentar? Isso é uma coisa que eu tenho!”

Usando o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Carlão do Bem declara impropérios contra Tárcio, o chamando de “cretino, canalha e seboso”, além de acusar, falsamente, o candidato de apoiar traficantes. “Não sendo parlamentar a gente já incomoda, imagina quando chegarmos na Câmara!” ironiza Tárcio.

“Por onde passamos, levamos nossa mensagem de resistência e enfrentamento. Em uma cidade que cada vez mais tenta silenciar quem luta, seguimos firmes na defesa de uma João Pessoa para todes. A extrema direita pode até gritar, mas gritos não nos intimidam, e processos não nos silenciam. Nossa coragem é construída com o povo, e juntos vamos fazer história”, diz o candidato do Psol em sua publicação.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra quase 600 denúncias eleitorais de acordo com plataforma Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta segunda-feira (23/09) um total de 592 (quinhentas e noventa e duas) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

CAMPINA GRANDE 90
JOÃO PESSOA 73
BAYEUX 35

 

SANTA RITA 29

Continue Lendo

Paraíba

Carreata de Alexandre Inocêncio mobiliza eleitores no bairro Valentina, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Alexandre Inocêncio (PL), realizou carreata neste domingo (23/09) e mobilizou eleitores do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do candidato à Prefeitura pelo partido, Marcelo Queiroga, e o deputado estadual e candidato em Cabedelo, Wallber Virgolino (PL). Alexandre atua como chefe de gabinete de Wallber na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Meu povo, vocês são incríveis. De coração agradeço o apoio de todos vocês, não tem sido nada fácil, mas com a força de Deus e a vontade do povo vamos vencer!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo