Nos acompanhe

Paraíba

Centro Cultural Banco do Nordeste exibe curtas vencedores do Fest Aruanda em Sousa

Publicado

em

O público do sertão paraibano confere nas próximas terça (30) e quarta-feira (31), às 19h, as produções de curtas-metragens vencedoras da 12ª edição do Fest Aruanda, realizado em João Pessoa (PB). A exibição será no Centro Cultural do Banco do Nordeste Sousa.

Com edição anual, o Fest Aruanda reúne cineastas de todo o país na capital paraibana para exibir e debater a cena do audiovisual nacional. Em dezembro de 2017, o festival realizou a sua 12º edição com lançamentos de filmes dirigidos por nomes já reconhecidos nacionalmente e lançou novos diretores.

Os títulos reunidos concorreram a prêmios da Mostra Competitiva e chegam até o Alto Sertão apresentando um panorama da produção atual de curta-metragem no Brasil. A classificação dos filmes é 16 anos.

O Centro Cultural está localizado na Rua Coronel José Gomes de Sá, número 7, Sousa.

Confira a lista:

Dias 30, ter, às 19h30;

“A Rua das Casas Surdas” – de Gabriel Mayer e Flávio Costa
Ficção (Porto Alegre/RS) – 8’ Em uma vizinhança silenciosa, durante a ditadura dos anos 70, Carlos e Ernesto acompanham um jogo de futebol pelo rádio, até que resolvem aproveitar o intervalo do primeiro tempo para voltar ao trabalho. Elenco: Carlos – João França, Ernesto – Evandro Soldatelli.

“Inocentes” – de Douglas Soares
Ficção (Rio de Janeiro/RJ) – 18’30
“Os inocentes, definitivamente inocentes, tudo ignoram. Mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam nas costas, e esquecem”. O percurso voyerístico na obra homoerótica de Alair Gomes. Elenco: Marcos Caruso (voz), Bruno Krause, Ed Saldanha, Iann Pastor, Julio Fernandes, Matheus Martins, William Manfroi.

“Deus” – de Vinicius Silva
Documentário (São Paulo/SP) – 19’
Acompanhando a rotina de Roseli, o filme visa expor adversidades impregnadas no dia a dia de mulheres negras da periferia da cidade de São Paulo que batalham para garantir seu sustento e, especialmente o de seus filhos. Elenco: Roseli Isabel Da Silva, Breno Silva De Araujo, Ricardo Silva, Lucélia Svissero, Gasparina Luiz Antonio, Regina Conceição Da Silva, Ana Carolina De Morais, Vinícius Silva.

“Tentei” – de Laís Mello
Ficção (Curitiba/PR) – 14’16
A coragem foi se fazendo aos poucos conforme a angústia tomava o corpo. Em certa manhã, Glória, 34 anos, parte em busca de um lugar para voltar a ser. Elenco: Patricia Saravy, Richard Rebelo, Carlos Henrique Hique Veiga e Janine Mathias.

“Peleja no Sertão” – de Fábio Miranda
Animação (Fortaleza/CE) – 14’
Um grupo de sertanejos viajam em seu pau de arara. Um acidente os força a irem caminhando. No caminho eles se deparam com uma criatura assassina e são perseguidos por ela. Elenco: Miguel Rosenberh, Alfredo Martins, Hemetério III, Nathalia Catarina Forte.

“Sal” – de Diego de Freitas
Ficção (São Paulo/SP) – 15’
Márcio, um técnico de informática solitário com seus 30 anos encontra Sergio, um intrigante arquiteto de meia-idade em um site onde as pessoas compartilham uma fantasia estranha. Márcio acumula coragem e decide encontrar Sérgio pessoalmente para um encontro. No apartamento de Sérgio, Márcio terá que concordar com os termos estabelecidos pelo arquiteto, para que possa realizar seu sonho. Esta noite poderá culminar em uma experiência irreversível que ambos nunca tiveram. Baseado em uma história real, este suspense vai fazer você questionar os limites do prazer e da moral. Elenco: Guilherme Rodio, Eucir de Souza.

Dia 31, qua, às 19h

“Escolhas” – de Ivann Willig
Ficção (Rio de Janeiro/RJ) – 20’
Nos anos 1940, mãe e filha entram em conflito após segredo ser revelado. Elenco: Carolina Kasting (Daniela), Tuna Dwek (Heloísa), Raul LaBancca (pai)

“Abissal” – de Arthur Leite
Documentário (Quixere/CE) – 17’
Partindo do projeto de pesquisar a vida de um avô que nunca conheceu, o cineasta cearense Arthur Leite começa a investigar a história da própria família. Quanto mais mergulha nela, mais se afasta da ideia original, percebendo que a personagem, na verdade, é sua avó, Rosa – que, diante de uma câmera, dispõe-se a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.

“Atrito” – de Diego Lima
Ficção (João Pessoa/PB) – 18’
Uma força que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. Elenco: Suzy Lopes, Felipe Espíndola, Laís Lacerda

“O Brado Retumbante” – de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda
Documentário (Aracaju/SE) – 19’
A partir de uma montagem da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 2014, o filme apresenta um debate dos rumos políticos do país através de uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sobre o papel da imagem na construção desses discursos. Elenco: Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva

“Hosana nas Alturas” – de Eduardo Varandas Araruna
Ficção (João Pessoa/PB) – 17’
Hosana é uma transexual feminina que trabalha como prostituta e não compreende o motivo pelo qual é rejeitada por igrejas cristãs. Normando é um homem que não aceita o fato de ser homossexual. Eles se encontram numa boate gay e este encontro mudará seus destinos para sempre.Elenco: Daniel Porpino (Normando), Nyka Barros (Hosana), Danny Barbosa(Jezebel), Tavinho Teixeira (Pastor), Glaydson Gonçalves (Chinelo), Mirna Barbosa (repórter).

“Andante, Allegro e Vivace” – de Anderlúcia Caldas
Documentário (Itaporanga/PB) – 20’
Amigos, colegas e familiares contam um pouco da vida e da obra de Radegundis Feitosa, considerado um dos maiores trombonistas do mundo e o maior da América Latina.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra mais de 510 denúncias eleitorais, diz Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta quinta-feira (19/09) um total de 519 (quinhentas de dezenove) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

Cidade Total
CAMPINA GRANDE 72
JOÃO PESSOA 65
BAYEUX 31
SANTA RITA 28
BARRA DE SANTA ROSA 15
MAMANGUAPE 15
MOGEIRO 14
CATOLÉ DO ROCHA 13
SERRA BRANCA 13
BORBOREMA 11
CABEDELO 9
BELÉM DO BREJO DO CRUZ 8
SOLEDADE 8

Continue Lendo

Paraíba

CCJ da Assembleia aprova projeto de lei que permite implantação de ciclovias nas rodovias estaduais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (18/09) o projeto de lei que permite a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no perímetro urbano.

De autoria do deputado estadual, George Morais (União Brasil), a matéria havia sido aprovada no ano passado, no entanto foi vetada pelo governador João Azevêdo (PSB) sob o argumento que as diretrizes precisariam ser modificadas para melhor adequação do serviço.

O texto segue para apreciação do plenário.

“Para não ter mais desculpa, fiz as adaptações necessárias, melhorei e reapresentei o projeto, que ontem já superou a primeira etapa e agora será votado por todos os deputados e deputadas. Segue a luta! Mobilidade e segurança viária sempre serão prioridades no nosso mandato!”, disse George.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro defende projetos que estimulem geração do 1° emprego para jovens

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

candidato a vereador de João Pessoa, Fábio Carneiro (Solidariedade), defendeu a apresentação de projetos que desburocratizem e estimulem a geração do 1° emprego para jovens, em João Pessoa.

Defensor do empreendedorismo, Fábio Carneiro disse que esse é um tema que pretende adotar como uma das principais bandeiras de luta no mandato a partir do próximo ano na Câmara Municipal.

De acordo com Fábio, uma parcela significativa dos jovens está fora do mercado de trabalho por falta de uma oportunidade. “O que vemos é que algumas empresas não possuem uma política de apostar nos novos valores, e por isso estamos atentos a esse tema para apresentarmos projetos e iniciativas que estimulem o 1° emprego para a juventude”, afirmou.

Fábio ressaltou também que outra ação sua como vereador será viabilizar a capacitação de mão de obra para ser absorvida nos novos empreendimentos que estão surgindo na cidade. “O pólo turístico Cabo Branco vai ganhar resorts, parque aquático e importantes empreendimentos, por isso temos que viabilizar a capacitação do público que hoje está fora do mercado de trabalho para estar pronto para essa e outras oportunidades que surgirão”, destacou.

Continue Lendo